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Melhores exercícios para fortalecer os ossos

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 7 março 2017
Melhores exercícios para fortalecer os ossos

Os problemas ósseos, como a oesteoporose, são muito comuns, especialmente à medida que a idade vai avançando. Investir no fortalecimento do esqueleto é a melhor maneira de prevenir fraturas e manter uma boa postura, sendo que esse investimento deve ser iniciado o mais cedo possível. Muitas pessoas acreditam estar melhorando a saúde da estrutura óssea com a prática de atividades aquáticas, sendo que essas não são as ideais para este objetivo. O umCOMO sugere alguns exercícios adequados pata ajudar nessa tarefa: os melhores exercícios para fortalecer os ossos.

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Caminhada

A caminhada é uma atividade que, apesar de ser praticada diariamente, pode ser impulsionada para providenciar mais saúde. As pessoas que caminham, pelo menos, 8 horas por semana apresentam menos probabilidade de fraturar os ossos.

Além de proteger a estrutura óssea, a caminhada também reduz o risco do desenvolvimento de diabetes, derrames e doenças cardíacas, especialmente em mulheres.

Contudo, caminhar deve ser feito de forma correta para que os seus benefícios sejam plenamente aproveitados. Confira esses artigos com algumas dicas valiosas sobre o tema:

Melhores exercícios para fortalecer os ossos - Caminhada

Dança

A dança é uma das atividades mais recomendadas para fortalecer os ossos. Além de ter a vantagem da música, do convívio e do divertimento, esta atividade retarda o desgaste da estrutura óssea, beneficiando particularmente a coluna, o quadril e os ossos das pernas.

As modalidades mais populares entre as pessoas que procuram fortalecer a estrutura óssea são o suingue a valsa, mas outros tipos de dança de baixo impacto também são adequados.

Não se esqueça que, mesmo sendo uma atividade mais tranquila, é essencial saber como realizar exercícios de alongamento antes de depois da sessão.

Melhores exercícios para fortalecer os ossos - Dança

Tênis

O tênis é uma das modalidades mais indicadas para proteger e aumentar a densidade óssea pois é um esporte que envolve a contração da musculatura, com paradas e arrancos frequentes e uma variedade de movimentos. Sendo que, para melhor a saúde óssea, a pressão constante deve ser evitada, o tênis é um dos melhores exercícios para fortalecer os ossos.

Se está pensando em adotar essa atividade, confira como aquecer antes de jogar tênis e o que precisa para jogar tênis.

Melhores exercícios para fortalecer os ossos - Tênis

Pular corda

Uma das melhores atividades para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose é pular corda. Este exercício econômico que pode ser executado em quase qualquer local é ideal para este objetivo, embora deva ser evitado por pessoas de idade ou que sofram da doença.

Esta atividade confere ainda outras vantagens para o sistema imunitário, como o aumento do condicionamento cardiovascular. Confira quais os benefícios de pular corda nesse artigo.

Melhores exercícios para fortalecer os ossos - Pular corda

Subir escadas

Para quem sofre de osteoporose, subir escadas é uma excelente opção. Evite os elevadores e aposte nessa atividade que estimula a produção da massa óssea, especialmente na descida.

Se você não tem problemas de estrutura óssea e apenas quer fortalecer os ossos, pode fazer vários tipos de exercícios em escadas. Para saber quais são e conhecer outras vantagens de praticar esta atividade, confira esse artigo que identifica quais os benefícios de subir escadas.

Melhores exercícios para fortalecer os ossos - Subir escadas

Musculação

Por exercer tensão nos ossos e nos músculos, a musculação é um dos melhores exercícios para fortalecer os ossos. O levantamento de pesos é ideal para promover o levantamento dos ossos, mas deve ser praticado com moderação.

Confira esse artigo sobre como começar a levantar peso e descubra também como montar um treino de musculação para iniciantes.

Melhores exercícios para fortalecer os ossos - Musculação

Dieta

Além de todos esses exercícios que contribuem para a saúde óssea, é essencial apostar numa dieta adequada para ter ossos sadios e fortes.

Os alimentos ricos em cálcio, vitamina D, ômega 3, vitamina A devem fazer parte da sua dieta para que consiga ter um esqueleto saudável. Acesse esse artigos e confira quais os melhores alimentos para fortalecer os ossos.

Melhores exercícios para fortalecer os ossos - Dieta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhores exercícios para fortalecer os ossos, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • A prática de exercício físico durante a osteoporose contribui para o fortalecimento dos ossos, uma vez que permite a entrada de cálcio nos mesmos. Contudo, pessoas que sofrem dessa doença devem ser aconselhadas por um médico antes de praticar qualquer exercício, uma vez que podem fraturar os ossos (especialmente em exercícios de alto impacto).

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1 comentário
ana carvalho
boa tarde venho pedir ajuda eu tenho uma doença rara chamada charcot marie tooth grau 3 e desde dezembro coloquei duas artoses um em cada perna entao o medico mandou me andar meia hora a pe todos os dias bicicleta em casa mais meia hora e procurar alguns exercicios que possa fazer em casa para fortalecer os musculos das pernas sera que me pode indicar quais os exercicios adequados obrigada
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana!

No seu caso, o melhor é consultar o médico para saber quais os exercícios adequados. Contudo, recomendo que faça apenas exercícios de alongamento, sem pesos e sem fazer demasiado esforço. Pode conferir como realizar exercícios de alongamento aqui: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-realizar-exercicios-de-alongamento-6641.html

Rápidas melhoras!

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