Outros Fazer fitness

Exercícios de equilíbrio

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 abril 2023
Exercícios de equilíbrio

Manter uma boa forma física como um todo implica combinar diferentes tipos de exercícios, desde aqueles que afetam o ganho de força e resistência, até aqueles que melhoram aspectos como agilidade e flexibilidade. De todos os exercícios que podemos realizar, aqueles que se concentram em alcançar um bom equilíbrio costumam ser os mais esquecidos e vale lembrar sua importância, pois são essenciais para alcançar uma postura correta e um passo firme que ajudam a reduzir o risco de quedas e lesões esportivas.

Independentemente da sua idade e da atividade física que pratica, no umCOMO fizemos uma seleção de exercícios de equilíbrio que, com um pouco de perseverança, lhe trarão grandes benefícios.

Também lhe pode interessar: Barre: o que, benefícios, exercícios

Índice

  1. Elevação de joelho
  2. Ponta e calcanhar
  3. Agachamento com as pernas juntas
  4. Flexão lateral do tronco com elevação da perna
  5. Um pé na frente do outro
  6. Perna esticada para trás
  7. Prancha lateral
  8. Passada larga com giro do tronco

Elevação de joelho

Este é um exercício básico para melhorar tanto o equilíbrio estático, aquele que precisamos para ficar na posição correta em pé, quanto o equilíbrio dinâmico, aquele que precisamos para dar cada passo sem cair.

  1. Para fazer isso, você deve ficar de pé com as pernas juntas e os joelhos relaxados, não travados.
  2. A partir desta posição, levante uma perna com o joelho dobrado. Levante até a coxa ficar paralela ao chão. Mantenha a posição por alguns segundos, abaixe a perna e repita com o lado oposto.
  3. Faça isso pelo menos 3 vezes e se tiver muita dificuldade em manter o equilíbrio, ajude-se esticando os braços.
  4. Como segundo passo, faça o mesmo exercício, mas levando a perna para trás, ou seja, o calcanhar em direção ao bumbum.
  5. Novamente, mantenha a posição controlando a respiração e o olhar para frente, abaixe a perna e repita com o lado oposto.

Quer aumentar a dificuldade deste exercício de equilíbrio? Experimente fazê-lo sobre uma almofada ou bola de pilates.

Exercícios de equilíbrio - Elevação de joelho

Ponta e calcanhar

É um clássico entre os exercícios mais fáceis para melhorar o equilíbrio e é perfeito, principalmente no caso de pessoas mais velhas.

  1. Com as pernas juntas, levante os calcanhares do chão, ou seja, fique na ponta dos pés e segure por alguns segundos antes de baixá-los novamente.
  2. Você deve repetir o exercício 5-6 vezes e depois tentar fazer o contrário, mantendo-se sobre os calcanhares enquanto dá alguns passos o mais reto possível.
Exercícios de equilíbrio - Ponta e calcanhar

Agachamento com as pernas juntas

O agachamento é um dos exercícios mais completos que existem e seu nível de exigência pode ser adaptado à condição física de cada pessoa. É especialmente eficaz para fortalecer as pernas e o tronco e também para melhorar o equilíbrio.

  1. Para obter bons resultados, fique em pé com as pernas juntas e o tronco ligeiramente inclinado para a frente.
  2. Dobre os joelhos e abaixe-se lentamente, levando o bumbum em direção às panturrilhas.
  3. Segure por alguns segundos antes de voltar a posição inicial.

Você pode estar interessado neste artigo sobre exercícios de agachamento.

Exercícios de equilíbrio - Agachamento com as pernas juntas

Flexão lateral do tronco com elevação da perna

Se você deseja combinar o trabalho para ganhar flexibilidade e melhorar o equilíbrio no mesmo exercício, esse exercício é perfeito para você.

  1. De pé, com as pernas juntas e os braços estendidos ao longo do corpo, incline o tronco para um lado, tentando não inclinar o corpo para a frente.
  2. Acompanhe o movimento levantando o braço correspondente ao lado oposto ao qual você se inclina (se estiver inclinado à esquerda, levante o braço direito e vice-versa). O braço deve estar esticado e passar por cima da cabeça.
  3. Agora vem o mais difícil. Eleve, também lateralmente e o máximo possível, a perna do lado oposto (igual ao braço) tentando mantê-la levantada por alguns segundos.
  4. Volte à posição inicial, descanse e repita no lado oposto.
Exercícios de equilíbrio - Flexão lateral do tronco com elevação da perna

Um pé na frente do outro

É o exercício de equilíbrio dinâmico mais popular e é realmente eficaz para obter bons resultados. Trata-se de imaginar que você está andando sobre uma corda ou fio, como um equilibrista e, para não cair, deve andar colocando um pé logo na frente do outro (calcanhar de um pé colado no polegar do outro). Dê alguns passos, mantendo os olhos para a frente e, se for bom nisso, tente fazê-lo também no sentido contrário.

Perna esticada para trás

Este exercício de equilíbrio é indicado para qualquer pessoa, adaptando-o sempre à condição de cada um.

  1. A partir da posição inicial ereta, flexione o tronco para frente até ficar paralelo ao solo, com a cabeça baixa, mantendo a linha que marca as costas e os braços estendidos, em cruz.
  2. Levante uma perna para trás e tente mantê-la totalmente reta e mantenha o equilíbrio.
  3. Descanse e repita com a outra perna.

Se o exercício for muito difícil para você, pode tentar fazê-lo com os braços esticados para a frente e segurando-se em um suporte como uma cadeira. Mas se você está em boa forma e pratica esportes regularmente, pode tentar fazê-lo segurando alguns pesos, aumentando assim a dificuldade.

Prancha lateral

Tão exigente quanto eficaz quando se trata de fortalecer os músculos do tronco é este exercício isométrico, que pode ser facilmente incluído em qualquer treino.

  1. Para isso, coloque-se lateralmente no chão, sobre um colchonete, apoiando-se em uma perna e também no antebraço que fica colado ao chão.
  2. Eleve todo o corpo ao mesmo tempo, de forma que fique apoiado apenas em um dos pés e no antebraço. O corpo deve formar uma linha oblíqua evitando deixar o quadril 'cair'.
  3. Tente segurar por pelo menos 30 segundos e repita no lado oposto.

Não perca este artigo para descobrir se prancha emagrece.

Exercícios de equilíbrio - Prancha lateral

Passada larga com giro do tronco

É outro dos melhores exercícios de equilíbrio e pode ser praticado com muita facilidade.

  1. Dê um passo comum, ficando de pé com as pernas juntas e movendo uma delas para frente enquanto dobra o joelho (a outra perna deve permanecer esticada).
  2. Essa posição de passada permite fortalecer as pernas e os glúteos, principalmente fazendo rebotes suaves, mas também ajuda a melhorar o equilíbrio simplesmente mantendo a postura.
  3. Complete a passada e enfatize seu equilíbrio fazendo um giro suave do tronco para a direita.
  4. Segure por alguns segundos e repita virando para a esquerda.

Agora que você já conhece esses exercícios de equilíbrio, convidamos você a ler este outro artigo sobre Como aliviar dores na zona lombar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios de equilíbrio, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Exercícios de equilíbrio