Outros Fazer fitness

Barre: o que, benefícios, exercícios

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 27 março 2024
Barre: o que, benefícios, exercícios

Barre é uma modalidade de treino que combina barra para balé, ioga, música, bolas de pilates, faixas de resistência e, às vezes, halteres. Ou seja, elementos de diversas modalidades são usados juntos para alcançar a harmonia física e mental. Esta modalidade era praticada em centros especializados, mas depois da experiência do confinamento passou a ser realizada em casa, pois muitos professores passaram a dar aulas online, a tal ponto que muitas pessoas hoje praticam barre sozinhas, uma vez que é uma prática que já faz parte na rotina.

A seguir, no umCOMO, contaremos sobre barre: o que, benefícios, exercícios que são simples e podem ser praticados em casa para trabalhar diversas áreas do corpo, além de proporcionar relaxamento físico e mental.

Também lhe pode interessar: O que é bootcamp

Índice

  1. O que é barre
  2. Benefícios do barre
  3. Como é uma aula de barre
  4. Exercícios de barre

O que é barre

O barre consiste na prática de exercícios de diversas modalidades como balé, dança, ioga e pilates.

Há quem integre halteres, embora este elemento não seja essencial, já que a ideia principal do barre é fazer a mente funcionar, embora muitos recorram a esta opção para queimar gordura, definir o tônus ​​​​muscular e manter a aparência, já que o os treinos incluem cardio e repetição de movimentos. Outros elementos como bolas de pilates ou faixas de resistência também podem ser integrados.

Barre: o que, benefícios, exercícios - O que é barre

Benefícios do barre

O barre tem vários benefícios, incluindo os seguintes:

  • Tonificar os músculos
  • Reduzir o estresse
  • Queimar gordura
  • Melhorar o equilíbrio
  • Ter mais elasticidade
  • Corrigir a postura
  • Melhorar a função cardíaca
  • Melhorar a postura
  • Ter mais coordenação

Além desses benefícios, o barre não é uma atividade em que as pessoas sentem dores no corpo ou cansaço extremo, como pode ocorrer ao frequentar uma academia tradicional. Graças à prática do barre, o oxigênio é consumido de forma eficiente, pois envolve o movimento das articulações de todo o corpo, e não de uma única área como outros programas de exercícios.

Por exemplo, ao fazer o agachamento plie, há movimentos leves, tanto para cima quanto para baixo, e são feitos na planta dos pés, com o apoio de uma barra na qual a pessoa se segura e mantém o equilíbrio. A ideia é que a pessoa não fique completamente ereta até que seus músculos indiquem que é o suficiente, ganhando assim força muscular e não gerando fadiga excessiva.

Durante a prática do barre, há apenas o foco nos batimentos cardíacos, movimento muscular e flexibilidade, tornando-o ideal quando situações da vida cotidiana interrompem a atividade das pessoas.

Como é uma aula de barre

As aulas de barre são feitas na barra de balé, no tapete de ioga ou no chão. Existem duas modalidades, uma chamada intervalo e outra resistência.

Barre com intervalo

A primeira opção tem duração de 1 hora e inclui coreografia na barra do balé, com o objetivo de aumentar a frequência cardíaca. Há força, resistência e cardio. É ideal para queimar gordura e tonificar os músculos.

A aula na barra pode durar até 40 minutos, mas existem exercícios que são feitos em determinados intervalos e que ajudam a trabalhar outras áreas do corpo, como glúteos, pernas, braços e abdômen.

Barre de resistência

Na modalidade resistência, o tempo gasto é de 55 minutos e são trabalhados diferentes grupos musculares, a fim de tonificá-los.

Barre: o que, benefícios, exercícios - Como é uma aula de barre

Exercícios de barre

Durante a prática dos exercícios de barre leva-se em consideração o tempo e não as calorias, já que o metabolismo de cada pessoa é diferente, mas o foco é manter a mente e o corpo em harmonia.

  • Entre os exercícios de barre, o aquecimento serve para trabalhar o abdômen com apoio as mãos na barra, mantendo as costas retas. Em seguida, o braço direito é levado até o pé esquerdo e vice-versa. Por fim, ambas as mãos tocam o chão.
  • Existem exercícios para fortalecer braços e pernas, é nesse tipo de treino que está incluído um haltere, fazendo até 30 repetições. Começa com uma posição de prancha, o braço direito é levantado e depois a prancha lateral é aberta.
  • O abdômen também pode ser trabalhado com pesos, mantendo os braços retos, segurando os halteres ou pesos e trazendo-os para trás enquanto dobra as pernas.
  • Por fim, outro exercício consiste em levar os joelhos até o peito, abaixar a cabeça e esticar os pés e os dois braços.

Depois de descobrir o quão completo é o barre, recomendamos a leitura de Exercícios para fazer em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Barre: o que, benefícios, exercícios, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Barre: o que, benefícios, exercícios