Benefícios da calistenia
Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar tempo para se exercitar devido ao estresse do dia a dia, por isso procuram aproveitar todo o tempo que têm para praticar atividades físicas que lhes agradam. E entre as disciplinas que estão em alta, destaca-se a calistenia. No treinamento calistênico, seu próprio peso corporal é usado para desenvolver um exercício abrangente. Para descobrir os benefícios da calistenia, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.
O que é calistenia
Essa modalidade se popularizou há alguns anos em bairros de algumas cidades dos Estados Unidos. No treinamento calistênico, utiliza-se o próprio peso corporal para desenvolver um exercício abrangente, evitando o uso de máquinas e pesos para exercitar os músculos.
É uma técnica de dominação corporal muito popular nas sociedades da Grécia Antiga, bem como na cultura asiática, embora tenha começado a se espalhar como tendência na França durante o século XVIII. Atualmente, os exercícios de calistenia evoluíram graças à viralização da sua prática nas redes sociais.
Desta forma, a calistenia tornou-se um dos ramos do treinamento funcional. Muitos de seus exercícios servem de base para outras modalidades. De forma que os principais objetivos em que se baseia o treinamento calistênico são aumentar a força física, ganhar flexibilidade e agilidade. O street workout é uma de suas modalidades mais conhecidas.
Benefícios da calistenia e por que está na moda
Este esporte está muito na moda. Na verdade, muitos ginásios e academias têm feito eco a esta disciplina, oferecendo diferentes sessões de treinos. Além disso, na maioria das cidades já existem parques especializados onde cada vez mais pessoas se reúnem para praticá-lo.
Um dos principais motivos pelos quais a calistenia está na moda são os grandes benefícios que traz à saúde, embora dependam muito da condição física do indivíduo. No entanto, é um treino com efeitos importantes no sistema esquelético e muscular, promovendo a postura corporal, a movimentação articular e reduzindo o risco de lesões.
Os exercícios calistênicos são excelentes para todas as pessoas que praticam esportes regularmente, pois sua ação motora pode ser transferida para qualquer modalidade. Outro dos seus benefícios é que atingir diferentes objetivos envolve trabalhar todo o corpo, insistindo na importância do equilíbrio entre a parte superior e inferior do corpo.
Essas melhorias físicas causam efeitos no campo psicológico, no qual a calistenia pode ajudar a reduzir a ansiedade ou o estresse. Por outro lado, quem se interessa por esta modalidade não precisa de condicionamento físico prévio, pois existem exercícios tanto para iniciantes como para atletas experientes. Em poucas semanas você notará os benefícios e, dependendo dos objetivos que traçou para si mesmo, notará menos acúmulo de gordura nos quadris e abdômen.
Uma das principais vantagens da calistenia é que você pode praticá-la em qualquer lugar, promovendo habilidades sociais e valores como integração ou companheirismo, principalmente na modalidade de street workout. Além disso, você não precisa ter equipamentos especializados nem pagar uma academia.
Se você acha que pode se interessar por esse tipo de treino, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre Como praticar a calistenia.
Tipos de exercícios calistênicos
Embora você possa fazer exercícios de calistenia em casa, o mobiliário urbano também o ajudará a realizá-los. Ao longo dos anos, surgiram diferentes tipos de exercícios calistênicos, entre os quais a competição com lastro (em que se trabalha a força), a modalidade tensional (manter movimentos de ginásticas pelo maior tempo possível), a competição de resistência ou estilo livre.
Porém, o street workout é a variedade mais popular devido à sua viralização nas redes sociais. A calistenia é uma modalidade muito ampla que reúne exercícios básicos, estáticos e dinâmicos.
Exercícios básicos
São exercícios que têm como objetivo fortalecer determinadas áreas do corpo e aumentar a resistência para subir de nível. Entre os exercícios básicos estão agachamentos, barras flexíveis ou flexões.
Exercícios estáticos
Esses exercícios se concentram em manter a mesma posição corporal por um determinado período de tempo. Para executá-los corretamente, é necessária muita força muscular. Técnica e coordenação são essenciais para evitar lesões. Alguns exemplos de exercícios de calistenia estática são a prancha completa, a alavanca frontal, a bandeira, a alavanca traseira ou o L sit.
Exercícios dinâmicos
São exercícios de nível avançado como giros, balanços ou saltos entre barras que servem para melhorar os reflexos e a agilidade. Essas atividades físicas podem ser vinculadas ao estilo livre, pois são muito atrativas e espetaculares.
Como fazer calistenia com exercícios para iniciantes
Se você começou a praticar esta modalidade esportiva, no umCOMO queremos ajudá-lo com os seguintes exercícios de calistenia para iniciantes:
- Agachamento: atividade com influência direta na região inferior do corpo, fortalecendo glúteos e pernas.
- Abdominais: ajudam a firmar os músculos do abdômen.
- Pontes de glúteos: o objetivo é desenvolver as fibras musculares dos glúteos.
- Burpees: é uma atividade física muito eficaz, pois envolve todo o corpo durante a execução dos movimentos e potencializa a capacidade anaeróbica.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da calistenia, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.