Partilhar

Quais são os benefícios de fazer step

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios de fazer step

Está pensando em se iniciar no mundo do step? Trabalhar com este banco de exercícios é uma prática esportiva muito divertida que ajudará você a se manter em forma de maneira divertida e entretida. Ainda que possa parecer que se trata de um exercício mais típico da dança ou só próprio para mulheres, a verdade é que não é nada disso e são muitas os benefícios do step. É por isso que neste artigo de umComo queremos explicar a você em detalhes quais são os benefícios de fazer step.

Também lhe pode interessar: Como emagrecer fazendo step
Passos a seguir:
1

Há anos que o step faz parte das aulas da maioria das academias e são muitas as pessoas que se animam a esta prática de grupo tão dinâmica. Além disso, também é possível fazer step em casa e poupar assim um dinheiro. Em qualquer um dos casos, só precisaremos de um 'step', isto é, um degrau ou banco de exercícios que poderemos encontrar em todas as lojas esportivas e de fitness.

Quais são os benefícios de fazer step - Passo 1
2

Um dos principais benefícios de fazer step é o trabalho cardiovascular que ajuda a manter o coração saudável e, por sua vez, se trata de um exercício aeróbico que, apesar de ter uma intensidade baixa ou média, tem uma duração longa. Deste modo, praticar step é ideal para nos mantermos em forma de uma maneira dinâmica e divertida, que também ajudará a eliminar gorduras pela quantidade de calorias que queimamos.

3

Esta prática esportiva também está indicada para as pessoas que querem tonificar o seu corpo, especialmente as extremidades inferiores -pernas e glúteos- ainda que também se possam exercitar outras partes. Ao mesmo tempo, também estaremos trabalhando a flexibilidade e poderemos melhorar a nossa coordenação e inclusive a memória, graças à repetição de movimentos das coreografias. Além disso, fazer step ajuda a emagrecer.

Quais são os benefícios de fazer step - Passo 3
4

Entre os benefícios do step, encontramos também o fato de que a altura do degrau é regulável e, portanto, podemos variar a dificuldade e ir aumentando à medida que vamos avançando na prática de fazer step. Do mesmo modo, também poderemos mudar o ritmo em que praticamos esta atividade física para melhorar assim a nossa resistência.

5

Por outro lado, destaca-se que na maioria das vezes se trata de uma prática que realizamos em grupo, por isso fazer step também nos ajudará a nos relacionarmos com outras pessoas e conhecer pessoas novas. Ao iniciar este exercício aeróbico, será bom ir a aulas conduzidas por um monitor que nos guie o tempo todo e possa corrigir os erros. Desta forma, se depois quiser fazer step em casa, já terá umas noções básicas.

Quais são os benefícios de fazer step - Passo 5
6

Por sua vez, é importante destacar que fazer step será benéfico para liberar tensões e afastar o estresse diário. Também a música que acompanha as coreografias nos animará e aumentará a motivação na hora de fazer exercício e, ao mesmo tempo, nos ajudará a melhorar o nosso ritmo.

7

Deve se lembrar que fazer step, como toda a prática física, requer também um aquecimento prévio e alongamentos posteriores para evitar lesões. Além disso, também deverá usar um calçado apropriado para este tipo de exercícios aeróbicos, considerados de alto impacto; deste modo, os tênis esportivos com câmera de ar serão os mais recomendáveis.

Quais são os benefícios de fazer step - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios de fazer step, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios de fazer step

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os benefícios de fazer step
1 de 5
Quais são os benefícios de fazer step

Voltar ao topo da página