Ejercicios de bicicletas

Pedalar trabalha quais músculos?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 2 março 2023
Pedalar trabalha quais músculos?

O exercício realizado na bicicleta é um dos mais completos devido à grande variedade de músculos que são trabalhados durante a atividade física. Os benefícios deste treino são múltiplos: ajuda a reduzir o estresse acumulado, queima muitas calorias, tonifica o corpo e oxigena tanto a mente como o corpo. Por isso, é uma das atividades mais recomendadas para pessoas de todas as idades.

Apesar de saber que muitos músculos são exercitados no ciclismo, você sabe exatamente quais são? Muitas pessoas andam de bicicleta com o simples objetivo de praticar esportes, queimar calorias e perder peso, mas não estão cientes do trabalho realizado em vários grupos musculares. Para descobrir sobre pedalar trabalha quais músculos? no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como ganhar músculo sem pesos

Índice

  1. Andar de bicicleta fortalece quais músculos?
  2. Que músculos a bicicleta ergométrica trabalha
  3. Quais são os músculos que a bicicleta elíptica trabalha

Andar de bicicleta fortalece quais músculos?

Durante o exercício em uma bicicleta, o movimento é gerado constantemente. Dependendo do ponto específico da pedalada, alguns músculos ou outros são mais trabalhados. Saber exatamente os músculos exercitados ajudará você a planejar o alongamento após o treino para melhorar a eficiência muscular, reduzir o risco de lesões e promover o desempenho físico durante a atividade. Afinal, Andar de bicicleta trabalha quais músculos? Nós te contamos!

Glúteos

Apesar da sensação geral de trabalho limitado dos glúteos com a bicicleta por permanecer sentado no selim, é um dos grupos musculares mais envolvidos. Afinal, andar de bicicleta aumenta os glúteos? Sim, já que eles exercem aproximadamente 30% da força necessária durante a pedalada.

Os glúteos são compostos por três partes: a maior, a mediana e a menor. Eles dão estabilidade e mobilidade à pelve, além de intervir principalmente durante o impulso do pedal. Sendo mais tonificados, melhor eles respondem.

Quadríceps

Andar de bicicleta engrossa as pernas? Sim, já que o quadríceps é outro dos músculos que a bicicleta tonifica. É um músculo da parte inferior do corpo que é composto por quatro partes estendidas até a frente da coxa. Sua função é gerar movimento no joelho e quadril.

Ao pedalar, seu trabalho é perceptível nas descidas: ao pisar no pedal com o pé, nota-se um trabalho maior do quadríceps.

Panturrilhas

Elas se estendem do joelho ao tornozelo, ou seja, é um músculo biarticular. As panturrilhas estão envolvidas na flexão das pernas e pés, permitindo-nos sentir a sua importância durante o exercício. Elas são constantemente trabalhadas durante o ciclismo, tanto em subidas quanto em descidas.

Músculo da coxa

Os músculos da coxa têm um grande papel entre as diferentes partes do corpo trabalhadas em uma bicicleta ergométrica. Eles são encontrados na parte inferior do corpo e se estendem até a parte posterior da coxa, começando do quadril até abaixo do joelho.

Estes músculos estão envolvidos na extensão da perna: você notará atividade neles com a subida do pedal. Atuam também na flexão do joelho.

Se quer comprar uma bicicleta mas ainda não sabe que tipo, te ensinamos a Como escolher uma bicicleta de spinning.

Que músculos a bicicleta ergométrica trabalha

A bicicleta ergométrica trabalha os músculos mencionados acima. Ou seja, aqueles que formam a parte inferior do corpo como glúteos, quadríceps, panturrilhas e músculos da coxa. Além disso, também exercita alguns músculos da parte superior do corpo.

O trabalho dos músculos da parte superior do corpo na bicicleta ergométrica tende a passar mais despercebido porque, durante o exercício, não há uma sensação óbvia de trabalhar os abdominais, por exemplo. Na verdade, algumas pessoas costumam se perguntar porque ainda têm barriga depois de meses de treinamento e sessões de ciclismo.

Embora seja verdade que os músculos da parte superior do corpo são menos exercitados do que os correspondentes à parte inferior do corpo em uma bicicleta ergométrica, isso não significa que eles não sejam trabalhados. Os abdominais, costas, bíceps e tríceps também estão envolvidos na realização desta atividade física.

Explicamos-lhe se Benefícios da bicicleta ergométrica.

Pedalar trabalha quais músculos? - Que músculos a bicicleta ergométrica trabalha

Quais são os músculos que a bicicleta elíptica trabalha

Na bicicleta elíptica, os glúteos, quadríceps, panturrilhas e músculos da coxa também são trabalhados, mas de forma diferente devido à óbvia variação de postura. Nesse caso, a intervenção dos músculos da parte superior do corpo é muito mais perceptível do que na bicicleta ergométrica. As partes mais destacadas são as seguintes:

Peitorais

Eles estão entre os músculos exercitados em uma bicicleta elíptica. São eles que conectam o peito com os ossos correspondentes à parte superior do ombro e do braço. O braço realiza um movimento contínuo em paralelo durante o exercício.

Músculos das costas

Entre os mais conhecidos estão o dorsal, o quadrado lombar e o trapézio. Com a bicicleta elíptica, você trabalhará esses músculos e fortalecerá a coluna. Procure não se curvar durante a atividade, cuidando da postura para evitar lesões e contraturas.

Abdômen

Eles servem de suporte para a parte superior do tronco e sua função é vital na proteção dos órgãos internos. Quando estiver em uma bicicleta elíptica, você deve manter as costas retas e a postura correta. Quanto mais tonificação você tiver nos abdominais, menos esforço terá de fazer durante a atividade.

Bíceps e tríceps

Eles são os principais músculos que compõem o antebraço. Ao fazer a bicicleta elíptica, você trabalha os dois músculos segurando o guidão e empurrando para completar os movimentos. A velocidade de execução é um fator crucial para o trabalho de bíceps e tríceps com mais ou menos intensidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pedalar trabalha quais músculos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pedalar trabalha quais músculos?