Partilhar

Como emagrecer fazendo step

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como emagrecer fazendo step

Quer perder esses quilos a mais? O step é uma prática aeróbica que ajudará você a emagrecer, além de tonificar o seu corpo e se mostrar mais liso e em boa forma. Trata-se de uma atividade que pode fazer tanto em casa quanto na academia, e que ajudará você a exercitar o seu corpo de um modo saudável. Mas se o que você quer é conseguir resultados visíveis em pouco tempo, é recomendável acompanhar o seu exercício com uma alimentação equilibrada e práticas de vida saudáveis. Neste artigo de umComo contamos a você como emagrecer fazendo step para que aproveite ao máximo os benefícios deste esporte.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios de fazer step
Passos a seguir:
1

O step é um exercício que combina o trabalho cardiovascular e o de tonificação já que põe a trabalhar os músculos do corpo ao ritmo da música e de uma coreografia divertida. Se o que você quer é fazer step em casa, deve ter em conta que a única coisa que se precisa para realizar este exercício é uma plataforma como um pequeno degrau com uma superfície antiderrapante sobre a qual desenvolverá o exercício.

A altura do step pode variar dependendo da intensidade e de seu nível; quanto mais alta for, mais exercício fará e mais tonificará seu corpo. Se vai se iniciar no mundo do step, em umComo recomendamos a você que comece com uma altura baixa (de uns 10 centímetros) e que, pouco a pouco, vá aumentando.

Como emagrecer fazendo step - Passo 1
2

Para conseguir emagrecer com step é importante que siga uma rotina semanal com a prática desta atividade para conseguir que os resultados sejam visíveis em seu corpo. Existe uma grande quantidade de exercícios que pode fazer sobre o step e se for a uma aula dirigida por um profissional verá como vai mudando de coreografia para conseguir que a aula seja amena e divertida.

Entre os melhores exercícios de step que pode fazer para perder peso destacamos os seguintes:

  • Para começar a esquentar, pode subir e descer do step como se fosse um degrau seguindo o ritmo da música; pode começar com um ritmo lento e depois ir aumentando para conseguir queimar mais calorias.
  • Outro exercício é subir uma perna em cima do step e levantar o joelho da perna contrária; vá intercalando as pernas e repita 15 vezes este exercício durante 3 séries. Conseguirá tonificar os glúteos e as coxas.
  • Também se podem exercitar os glúteos subindo uma perna no step e, com a outra, dar um chute para trás esticando completamente a perna. Vá intercalando as pernas e repita 15 vezes o exercício durante 3 séries.
Como emagrecer fazendo step - Passo 2
3

Se quer perder peso com step é importante que, como já dissemos, realize uma rotina semanal de treinamento que conseguirá tonificar os seus músculos e manter você em forma. Em geral, é recomendável que a prática de exercício seja de 30 minutos ao dia ou, se não tiver tempo para isso, pode fazer 1 hora a cada 2 dias, deste modo se juntam os 30 minutos diários em uma sessão.

Se em vez de uma aula de step vai treinar com um aparelho de academia, deve saber que para que o exercício seja eficaz se recomenda que, ao menos, dedique 20 minutos de seu treino às atividades cardiovasculares. Tenha em conta que é a partir do minuto 20 quando a gordura do organismo começa a se queimar, por isso um treinamento ideal de 1 hora se repartiria da seguinte maneira:

  • De 20 a 40 minutos de atividades cardiovasculares (como o step, por exemplo).
  • Exercícios de tonificação (o ideal é que um treinador indique a você a melhor rotina para o seu corpo e suas necessidades particulares).
  • 10 minutos de alongamento.
Como emagrecer fazendo step - Passo 3
4

Além de ser um bom exercício para emagrecer, o step é uma atividade que contribui com grandes benefícios para o nosso corpo, como os seguintes:

  • Ajuda a tonificar os músculos, sobretudo os das extremidades inferiores (coxas, nádegas, panturrilha, etc.).
  • Ao fazer um trabalho cardiovascular, consegue-se melhorar a resistência aeróbica, a força e a flexibilidade de nosso corpo. Do mesmo modo, também aumenta a capacidade de absorção de oxigênio conseguindo, assim, melhorar a saúde do coração.
  • Consegue aliviar o estresse e liberar as tensões acumuladas em nosso dia a dia.
5

Mas se o que procuramos é emagrecer, o mais adequado é combinar a prática de exercício com uma alimentação saudável e com poucas gorduras que contribua para que comamos só o que nosso corpo precisa. Assim, em linhas gerais, para conseguir perder peso é essencial que tenha em conta estas regras referentes à alimentação:

  • Uma alimentação rica em vegetais e verduras: o grande teor nutritivo que têm estes alimentos, as poucas calorias e a alta saciedade que oferecem os convertem nos pilares fundamentais sobre os quais deve se basear sua alimentação.
  • Proteínas com poucas gorduras: é importante que, se quisermos emagrecer, deixemos de lado carnes como a de porco (já que contêm muitas calorias) e optemos pelas carnes magras e os peixes brancos. No caso dos ovos, ricos em proteínas, o recomendável é que comamos só a clara e separemos a gema.
  • Carboidratos integrais e pela manhã: este grupo de alimentos contribui com uma grande quantidade de energia e, por isso, é essencial serem ingeridos durante as primeiras horas do dia, estando totalmente desaconselhados durante o jantar. Por quê? Porque se não aproveitamos a energia que nos oferecem, acabam se convertendo em gordura saturada. Também é essencial que optemos pelos que estão elaborados com farinha integral, pois são uma fonte rica em fibra.
  • Jantares leves: o corpo usa as calorias dos alimentos para funcionar, portanto, devemos imaginar que o nosso organismo funciona como se fosse uma máquina. Na última hora do dia, a única que devemos fazer é descansar e, portanto, o nosso corpo mal precisa de calorias, por isso, é importante que optemos por jantares leves que nos saciem, mas não engordem.
  • Comer 5 vezes ao dia: para conseguir acelerar o metabolismo e evitar comer porções abundantes nas principais horas do dia, é importante dividir as suas refeições em 5 ingestões. Assim, conseguirá que o seu estômago trabalhe durante todo o dia e, ainda, não terá essa sensação de fome voraz.
Como emagrecer fazendo step - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como emagrecer fazendo step, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como emagrecer fazendo step

O que lhe pareceu o artigo?

Como emagrecer fazendo step
1 de 5
Como emagrecer fazendo step

Voltar ao topo da página