Esportes de Aventura

Qual é a diferença entre paramotor e parapente

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual é a diferença entre paramotor e parapente

O Homem sempre teve o sonho de voar e, para tomar um gostinho disso, inventou vários esportes aéreos, que são considerados esportes radicais pelo nível de dificuldade e perigo que representam. Entre eles podemos encontrar o BASE Jump, o parapente e o paramotor (também conhecido como parafly), estes dois últimos semelhantes entre si mas com diferenças fundamentais que influenciam a sua prática. Qualquer pessoa que se interesse por paramotor e parapente deverá saber reconhecer o que distingue estes dois esportes por isso, neste artigo umComo.com.br, indicamos-lhe qual é a diferença entre paramotor e parapente. Continue lendo para descobrir!

Imagens: para2000.org e maniadefotografar.com.br

Passos a seguir:

1

Existem várias diferenças entre paramotor e parapente, quer nas condições e horários mais favoráveis de voo, quer no equipamento, postura do praticante e desempenho de voo. A mais notável é que o paramotor é praticado com um motor e o parapente não.

Qual é a diferença entre paramotor e parapente - Passo 1
Imagem: revistamundoeco.com.br
2

Assim sendo podemos considerar que o parapente é um planador e o paramotor é uma espécie de aeronave. No primeiro o voo depende muito das ascendentes térmicas e dinâmicas, enquanto que no segundo as subidas e descidas durante a viagem dependem da propulsão do motor.

Qual é a diferença entre paramotor e parapente - Passo 2
Imagem: jpbigblog.blogspot.pt
3

Outra diferença considerável tem a ver com o fato de um praticante de paramotor poder decolar em qualquer local e a partir do chão, tendo apenas de percorrer alguns metros para levantar voo. No parapente é sempre necessário saltar de um morro.

Qual é a diferença entre paramotor e parapente - Passo 3
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.pt
4

Desta forma, no paramotor você tem mais controle na viagem, conseguindo aterrar com precisão em determinado local. No parapente você viaja ao sabor do vento e tem de o contornar para conseguir uma aterragem suave no local pretendido.

Qual é a diferença entre paramotor e parapente - Passo 4
Imagem: airboysteam.com
5

A asa de parapente utilizada é comum a ambos os esportes, no entanto atualmente têm vindo a ser aconselhadas velas especiais para o paramotor, que se distinguem sobretudo pelo maior reforço.

Qual é a diferença entre paramotor e parapente - Passo 5
Imagem: rj.quebarato.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre paramotor e parapente, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos

  • Se você está pensando praticar uma desta modalidades, comece por se inscrever em uma escola ou numa formação, pois somente assim terá as condições necessárias para a praticar em segurança.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Adolfo
item 3 precisa de revisãozinha (trocou parapente por paramotor.
Sara Silva
Oi Adolfo! Muito obrigada, já está bem agora ;) Valeu!
Imagem: revistamundoeco.com.br
Imagem: jpbigblog.blogspot.pt
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.pt
Imagem: airboysteam.com
Imagem: rj.quebarato.com.br
1 de 6
Qual é a diferença entre paramotor e parapente