Qual é a diferença entre paramotor e parapente
O Homem sempre teve o sonho de voar e, para tomar um gostinho disso, inventou vários esportes aéreos, que são considerados esportes radicais pelo nível de dificuldade e perigo que representam. Entre eles podemos encontrar o BASE Jump, o parapente e o paramotor (também conhecido como parafly), estes dois últimos semelhantes entre si mas com diferenças fundamentais que influenciam a sua prática. Qualquer pessoa que se interesse por paramotor e parapente deverá saber reconhecer o que distingue estes dois esportes por isso, neste artigo umComo.com.br, indicamos-lhe qual é a diferença entre paramotor e parapente. Continue lendo para descobrir!
Imagens: para2000.org e maniadefotografar.com.br
Passos a seguir:
Existem várias diferenças entre paramotor e parapente, quer nas condições e horários mais favoráveis de voo, quer no equipamento, postura do praticante e desempenho de voo. A mais notável é que o paramotor é praticado com um motor e o parapente não.
Assim sendo podemos considerar que o parapente é um planador e o paramotor é uma espécie de aeronave. No primeiro o voo depende muito das ascendentes térmicas e dinâmicas, enquanto que no segundo as subidas e descidas durante a viagem dependem da propulsão do motor.
Outra diferença considerável tem a ver com o fato de um praticante de paramotor poder decolar em qualquer local e a partir do chão, tendo apenas de percorrer alguns metros para levantar voo. No parapente é sempre necessário saltar de um morro.
Desta forma, no paramotor você tem mais controle na viagem, conseguindo aterrar com precisão em determinado local. No parapente você viaja ao sabor do vento e tem de o contornar para conseguir uma aterragem suave no local pretendido.
A asa de parapente utilizada é comum a ambos os esportes, no entanto atualmente têm vindo a ser aconselhadas velas especiais para o paramotor, que se distinguem sobretudo pelo maior reforço.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre paramotor e parapente, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.
Conselhos
- Se você está pensando praticar uma desta modalidades, comece por se inscrever em uma escola ou numa formação, pois somente assim terá as condições necessárias para a praticar em segurança.