O aumento de peso muscular

Diferença entre creatina e proteína: qual escolher?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 4 dezembro 2025
Diferença entre creatina e proteína: qual escolher?

A creatina e a proteína são suplementos que estão relacionados com o ambiente esportivo, sobretudo no que se refere ao aumento da massa muscular e do rendimento físico. Apesar dos benefícios que proporcionam, muitas pessoas que estão começando no mundo do fitness iniciam o consumo desses suplementos pelo que veem nas redes sociais, ou seja, sem a supervisão de um especialista em nutrição e sem conhecer a diferença entre ambos.

E não é a mesma coisa consumir creatina e tomar proteína. A creatina aumenta a energia muscular, enquanto a proteína favorece o crescimento e a recuperação dos músculos. Para saber mais sobre "diferença entre creatina e proteína: qual escolher?" e os benefícios que ambos os suplementos proporcionam, recomendamos que você continue lendo este artigo no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Creatina vence?
Índice
  1. Qual é a diferença entre creatina e proteína?
  2. Quais são os benefícios de tomar creatina?
  3. Quais são os benefícios de consumir proteína?
  4. Qual é melhor, creatina ou proteína?
  5. Posso tomar creatina e proteína ao mesmo tempo?

Qual é a diferença entre creatina e proteína?

A diferença principal entre creatina e proteína é que, no âmbito esportivo e como suplemento, a creatina é consumida para incrementar a quantidade de energia disponível nos músculos, melhorando dessa forma a capacidade de fazer exercícios de alta intensidade. Em contrapartida, a proteína é consumida para aumentar o consumo proteico na dieta e favorecer a recuperação e o crescimento muscular pós-treino.

A creatina é um peptídeo (a união de diversos aminoácidos por meio de ligações químicas) composto por aminoácidos como a glicina, arginina e metionina. Apesar de o corpo poder fabricá-la a partir desses aminoácidos no pâncreas, nos rins e no fígado, ela também pode ser encontrada em alimentos como carnes vermelhas e alguns peixes.

Por sua vez, as proteínas são moléculas compostas por aminoácidos que desempenham funções enzimáticas, reguladoras e estruturais importantes no organismo. São muito necessárias para o desenvolvimento e a manutenção dos tecidos, o transporte de substâncias pelo sangue e a síntese de hormônios.

Diferença entre creatina e proteína: qual escolher? - Qual é a diferença entre creatina e proteína?

Quais são os benefícios de tomar creatina?

Estes são os principais benefícios de consumir creatina:

  • Melhorar o rendimento esportivo para realizar séries consecutivas de alta intensidade (com duração inferior a 150 segundos), tendo efeitos mais pronunciados em exercícios com menos de 30 segundos;
  • Melhorar a estabilidade nas membranas celulares, atenuando o desgaste produzido pelo exercício;
  • A hidratação e a expansão celular ajudam a atenuar o catabolismo e a estimular a síntese proteica, favorecendo os processos de regeneração e hipertrofia;
  • Facilitar a liberação de íons cálcio do retículo sarcoplasmático. Isso permite agilizar os processos de contração-relaxamento muscular e melhorar a eficácia esportiva porque a fibra é estimulada novamente em menos tempo;
  • Aumentar a velocidade de recuperação e retardar o surgimento da fadiga muscular em trabalhos de alta intensidade e repetidos, com pausas breves de 30 segundos de recuperação.
  • Aumentar a massa muscular e melhorar a potência e a força.

Recomendamos a leitura destes artigos sobre "Creatina vence?" e "Pode tomar creatina com leite?".

Quais são os benefícios de consumir proteína?

O consumo de suplementos proteicos é interessante para atletas de elite, mas também para qualquer pessoa que queira iniciar no mundo fitness. A proteína é fundamental para a ativação das vias de hipertrofia muscular, bem como para prevenir o catabolismo proteico se combinada com exercício, ajudando a aumentar a potência e a força muscular.

Consumir proteína suficiente é muito importante para o desenvolvimento muscular porque contribui para a estimulação da síntese de proteínas musculares e para a reparação do dano muscular causado pelo exercício.

Descubra "Lanches proteicos" e "O que acontece se comer muita proteína?".

Diferença entre creatina e proteína: qual escolher? - Quais são os benefícios de consumir proteína?

Qual é melhor, creatina ou proteína?

Para saber se é melhor você tomar creatina ou proteína, leve em consideração vários fatores, como: a frequência e intensidade dos seus treinos, suas necessidades nutricionais pessoais e seus objetivos.

Se seu estilo de vida é ativo e você faz treinos de alta intensidade, é possível que seu organismo precise ingerir mais proteínas e outros nutrientes que reforcem o crescimento e a recuperação muscular. Dessa forma, você deve consumir suplementos proteicos para assegurar a ingestão de proteínas suficientes para cobrir suas necessidades nutricionais e manter, ou até mesmo melhorar, o rendimento esportivo.

Em contrapartida, se o que você busca é aumentar a potência e a força muscular, a creatina pode ser muito benéfica para melhorar seu rendimento nos treinos de alta intensidade. De qualquer forma, lembramos que os suplementos nutricionais, como a creatina ou a proteína, nunca devem ser utilizados como substitutos de uma dieta equilibrada e saudável. Você deve tomá-los somente como complementos.

Posso tomar creatina e proteína ao mesmo tempo?

Efetivamente, você pode tomar creatina e proteína ao mesmo tempo. Ambos os suplementos trarão benefícios complementares. Por um lado, a creatina está relacionada a um melhor rendimento que lhe permitirá estimular bem os músculos, favorecendo o crescimento da massa muscular indiretamente.

Por outro lado, a proteína irá favorecer a geração de massa muscular e a recuperação após o exercício. Ambos os suplementos são totalmente seguros para a saúde. Se você os tomar de forma adequada e sob a supervisão de um nutricionista, eles o ajudarão a melhorar seu rendimento esportivo e a alcançar os objetivos que você traçou quanto à composição corporal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre creatina e proteína: qual escolher?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Bibliografia
  • https://www.mysportscience.com/post/creatine-and-performance
  • https://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/2557
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Diferença entre creatina e proteína: qual escolher?