Exercícios com halteres

Como escolher o peso dos halteres

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher o peso dos halteres
Imagem: vitonica.com

Escolher o peso dos halteres é uma decisão chave que determinará a eficácia dos exercícios que realize com estas ferramentas que podem ajudar a conseguir os objetivos planificados em seus treinamentos. Você mesmo deve determinar se os halteres têm o peso adequado, começando a trabalhar com eles e avaliando se são insuficientes para suas necessidades, ou se supõem uma carga excessiva que inclusive impede de executar os exercícios. Em umComo oferecemos-lhe uma série de conselhos sobre como escolher o peso dos halteres.

Também lhe pode interessar: Como fazer pesos

Passos a seguir:

1

A execução dos exercícios com halteres é a que permitirá decidir se você se equivocou na hora de escolher o peso dos halteres. Especificamente, saberá se são muito pesados caso se veja obrigado a parar o treinamento pelo fato de que não possa sustentar os halteres. Neste caso, deverá optar por reduzir o peso para evitar sobrecarregar os músculos ou inclusive se lesionar.

2

Também pode se equivocar pelo motivo contrário, isto é, se não forem pesadas o suficiente para sua estrutura corporal e o estado de sua forma, de maneira que não sejam uma ajuda considerável na hora de desenvolver os músculos que você quer potencializar.

Simplesmente ao levantar os halteres já notará que são muito leves se não lhe custa nenhum esforço adotar a posição para iniciar o exercício. Em qualquer caso, sempre é preferível que fique mais leve e possa ir aumentando o peso.

3

Deve ter em conta na hora de escolher o peso dos halteres que o número ideal será diferente em função do tipo de exercício que queira realizar. Assim, precisará de mais carga no caso de que o treinamento suponha o trabalho de vários grupos musculares ao mesmo tempo, pela razão óbvia de que são mais músculos os que estão carregando o peso.

4

Além disso, suas necessidades irão aumentando com o tempo à medida que progride com seus treinamentos. Deste modo, nem sempre precisará do mesmo peso de halteres já que isto suporia uma estagnação.

5

Pode fazer um teste muito simples para escolher o peso dos halteres. Segure um com a mão esquerda se for destro ou com a direita se for canhoto. Agora, faça um exercício simples como fazer 15 elevações laterais.

Um peso adequado fará que o esforço se comece a notar a partir da execução número 10. Se os problemas apareceram antes, significa que os halteres são muito pesados e, pelo contrário, se chegaram depois ou, simplesmente, não custou esforço algum, os halteres são muito leves.

6

Não despreze a importância de escolher o peso adequado dos halteres, já que é uma característica básica desta ferramenta que tantos benefícios pode oferecer a você em seus treinamentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o peso dos halteres, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vitonica.com
Como escolher o peso dos halteres