Partilhar

Tipos de dribles no futebol

Por Sara Viega. Atualizado: 12 dezembro 2018
Tipos de dribles no futebol

A finta/drible é um dos pormenores mais espetaculares no futebol. O drible é o movimento que permite ao jogador atacante superar o seu defensor e avançar com a bola controlada. O drible permite ao jogador que leva a bola criar uma superioridade numérica perante o rival uma vez que ao superar o seu defensor pode ficar com uma posição vantajosa para continuar a manobra de ataque. Em seguida mostramos-lhe alguns tipos de dribles e alguns jogadores que melhor o sabem fazer.

Também lhe pode interessar: Como treinar futebol sozinho

O drible clássico

O drible tradicional, consiste num movimento rápido com o pé movendo a bola para um lado de modo a poder superar o adversário. O drible baseia-se na velocidade da execução e na velocidade de arranque. Também é importante para realizar o drible clássico um movimento de engano ou finta.

Os jogadores que melhor fazem ou faziam o drible clássico são: Leo Messi, George West, Johan Cruyff, Eusébio.

Tipos de dribles no futebol - O drible clássico

O drible com auto passe

O drible com auto passe é este movimento que faz com que a bola passe por um lado do defensor e o jogador atacante passe pelo lado contrário. Basicamente é um movimento de engano sobre o defensor.

Os jogadores que melhor praticaram o drible do auto passe são: Pelé, Maradona, Gullit e Figo.

Tipos de dribles no futebol - O drible com auto passe

A roleta

A roleta é um movimento circular que se realiza em cima da bola deslizando com as solas dos pés para ultrapassar o adversário. É um drible muito popularizado por Zinedine Zidane e consiste em pisar a bola e ao mesmo tempo rodar todo o corpo por cima da bola para poder avançar.

A bicicleta

O drible da bicicleta consiste em mover as duas pernas por cima da bola sem lhe tocar para enganar o adversário e depois de um, dois ou três movimentos de engano mover a bola para um lado, arrancando rapidamente.

Os jogadores que mais popularizaram este tipo de drible são: Robinho, Ronaldinho, Ryan Giggs o Nani.

Tipos de dribles no futebol - A bicicleta

O croquete

Drible feito em corrida e consiste num movimento rápido de mudança da bola de uma perna para a outra ao mesmo tempo que ultrapassa o rival. É um grande drible para não impedir o avanço do jogador que leva a bola. O jogador que melhor realizava este drible era Michael Laudrup.

O freio ou travão

Consiste em travar rapidamente, o jogador vem a controlar a bola com velocidade e subitamente trava e muda de direção. Nos anos 60, Garrincha era um mestre do freio, parava e mudava de direção com muita facilidade.

Tipos de dribles no futebol - O freio ou travão

O elástico ou o Chicote

O drible do chicote consiste em levar a bola "colada" ao pé, fazendo uma curva para qualquer lado, indo com a bola quase até ao meio das pernas do defensor para logo a seguir com a parte interna do pé meter a bola para fora. Nos anos 1970, o brasileiro Rivelino foi o primeiro a ser reconhecido por este magnífico drible. Nos anos 1980, caracterizou o peruano Uribe.

Tipos de dribles no futebol - O elástico ou o Chicote

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de dribles no futebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Tipos de dribles no futebol

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Usuário anônimo
porque nao esta totalmente correto
Usuário anônimo
porque preciso aprender a fase esses dribles e não entendi nada, acho q seria mais fácil demonstrar com vídeos ou imagens
Usuário anônimo
acho que deveria ter videos sobre os dribles

Tipos de dribles no futebol
1 de 6
Tipos de dribles no futebol

Voltar ao topo da página