Outros Futebol

Tipos de chuteira

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 março 2023
Tipos de chuteira

Se você é um grande fã de futebol e, inclusive, gosta de jogar partidas de nível profissional ou amador, provavelmente sabe que existem diferentes tipos de chuteiras, que se adaptam-se às necessidades do campo de jogo para proporcionar maior conforto e desempenho aos jogadores. É que, independentemente do nível em que joga, é importante conhecer a fundo o vestuário necessário para a prática deste esporte.

Entre esses itens, estão incluídas as chuteiras de futebol. Um dos erros mais comuns entre os jogadores, principalmente as crianças, é não saber escolher o tipo de chuteira que deve usar. Muitas vezes, não se dá muita atenção a esse assunto, mas é muito importante para evitar lesões graves nos pés dos atletas. Para conhecer os diferentes tipos de chuteira que existem, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Time de futebol mais antigo do mundo

Índice

  1. Chuteira para grama natural macia (Soft Ground)
  2. Chuteira para grama natural seca (Firm Ground)
  3. Chuteira para grama natural ou solo macio SG-PRO
  4. Chuteira de grama artificial
  5. Chuteira para grama artificial (Turf)
  6. Chuteira de futsal

1. Chuteira para grama natural macia (Soft Ground)

As travas dessas chuteiras são feitas de alumínio e são especialmente projetadas para jogar em solo macio. São um dos tipos de chuteiras mais utilizados para jogar futebol devido à sua versatilidade e porque permitem que qualquer jogador continue jogando mesmo na chuva.

Estas chuteiras têm um mínimo de seis pontos de apoio ou travas e permitem uma maior penetração no campo para evitar escorregar em terrenos lamacentos. Esse fator permite ao jogador correr em altas velocidades em superfícies complicadas sem risco de quedas fatais, devido ao aumento da tração e aderência.

Descubra Quais são as contratações mais caras da história do futebol.

Tipos de chuteira - 1. Chuteira para grama natural macia (Soft Ground)
Imagem: Reprodução/adidas.com

2. Chuteira para grama natural seca (Firm Ground)

São um dos tipos de chuteira mais usados ​​e populares no mundo do futebol. Contêm entre 8 e 14 travas na sola de diferentes comprimentos, permitindo que as chuteiras sejam utilizadas em grama natural e também em grama artificial de terceira geração.

Chuteiras com este tipo de travas proporcionam conforto nas curvas e dão velocidade ao jogador em campo firme. Elas são versáteis, embora possam se desgastar mais rapidamente devido à altura das travas.

Tipos de chuteira - 2. Chuteira para grama natural seca (Firm Ground)
Imagem: Reprodução/futbolemotion.com

3. Chuteira para grama natural ou solo macio SG-PRO

Estas chuteiras são um modelo intermédio entre as de campo macio e as de grama natural seca. As chuteiras SG-PRO geralmente contêm duas travas de alumínio na parte de trás e quatro na frente. Elas são intercaladas com travas de borracha.

As travas dessas chuteiras são intercambiáveis. Em outras palavras, você pode escolher a altura que deseja em função da superfície do campo existente no momento da partida.

Com um par de chuteiras deste tipo, você estará preparado para jogar confortavelmente em qualquer superfície, seja grama natural, macia ou dura. Devido à sua grande versatilidade, são as mais utilizadas no futebol profissional.

Tipos de chuteira - 3. Chuteira para grama natural ou solo macio SG-PRO
Imagem: Reprodução/futbolemotion.com

4. Chuteira de grama artificial

Entre os tipos de travas de chuteira para grama sintética, destaca-se o AG (Grama Artificial), um tipo de chuteira utilizada em categorias amadoras e infantis, ou seja, por meninos e meninas em todo o planeta. Diferem-se das de campo firme por conterem um maior número de travas na sola, mas neste caso são mais baixas em altura porque não é necessária tanta penetração em um campo de grama artificial que não afunda como o solo.

A forma cônica dessas travas ajuda a amortecer o impacto ao correr em gramados de segunda e terceira geração, reduzindo o risco de lesões. Têm entre 13 e 21 travas, sendo as chuteiras com menos travas, mais parecidas com as chuteiras para jogar em grama natural seca.

Tipos de chuteira - 4. Chuteira de grama artificial

5. Chuteira para grama artificial (Turf)

As chuteiras de grama artificial são cada vez menos utilizadas porque são desenvolvidas para uma grama específica, uma superfície que os primeiros campos de futebol de grama artificial tinham. Também são conhecidas como chuteiras multigarras porque possuem pequenas travas de borracha, ideais para terrenos onde as travas não se adaptam.

Estas chuteiras não são recomendadas para jogar futebol em campos molhados devido à sua baixa estatura, mas podem ser usadas para jogar em superfícies de cimento.

Tipos de chuteira - 5. Chuteira para grama artificial (Turf)
Imagem: Reprodução/adidas.com

6. Chuteira de futsal

É uma das chuteiras mais baratas e comuns que você pode encontrar nas lojas de esportes. Elas são muito utilizadas por jogadores amadores, seja para jogar em campos de cimento ou na rua.

São chuteiras sem tachas, com sola de borracha lisa, que permitem maior velocidade e deslizamento. Em casos de jogos em superfícies de cimento, no umCOMO recomendamos que a sola seja mais grossa para que o impacto seja menor.

Gostou de conhecer os tipos de chuteiras? Conta para a gente qual é a ideal para o tipo de campo que você joga. Quer inspiração para batizar seu time de futebol? Veja as nossas sugestões no artigo Nomes de times de futebol.

Tipos de chuteira - 6. Chuteira de futsal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de chuteira, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/adidas.com
Imagem: Reprodução/futbolemotion.com
Imagem: Reprodução/futbolemotion.com
Imagem: Reprodução/adidas.com
1 de 7
Tipos de chuteira