Contratações mais caras do futebol
O futebol é um dos esportes que movimenta milhões. Os negócios na indústria do futebol não param de crescer e o melhor exemplo está nos valores pagos pela contratação de jogadores de futebol. Embora as crises econômicas afetem tanto o nível social quanto o empresarial em muitos setores, o futebol parece evitá-las graças a grandes investimentos de diferentes fontes.
A entrada de capital econômico de xeiques árabes, oligarcas russos e outros grandes empresários norte-americanos e orientais impulsionaram o poder econômico de vários clubes europeus, mas essa enorme competição também fez com que o preço das contratações para os melhores jogadores aumentasse. Para saber quais são as contratações mais caras do futebol, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
- Transferência mais cara do futebol - Neymar: 222 milhões de euros
- Kylian Mbappé: 180 milhões de euros
- Philippe Coutinho: 160 milhões de euros
- Ousmane Dembélé: 135 milhões de euros
- João Félix: 127,2 milhões de euros
- Antoine Griezmann: 120 milhões de euros
- Jack Grealish: 117,5 milhões de euros
- Cristiano Ronaldo: 117 milhões de euros
- Eden Hazard: 115 milhões de euros
- Romelu Lukaku: 115 milhões de euros
Transferência mais cara do futebol - Neymar: 222 milhões de euros
Qual a contratação mais cara do futebol? Neymar Jr. é o jogador por quem foi paga a contratação mais cara da história do futebol. O Paris Saint-Germain pagou 222 milhões de euros ao FC Barcelona para adquirir os serviços do jogador brasileiro, sendo assim a transferência mais valiosa desta modalidade.
O clube francês pagou a cláusula de rescisão de Neymar, ou seja, os 222 milhões de euros estipulados em seu contrato com o FC Barcelona, para fechar sua transferência. Atualmente, o PSG continua tendo o jogador brasileiro em seu elenco principal, com contrato válido até 2025.
Kylian Mbappé: 180 milhões de euros
Destinado a marcar uma era no futebol, Kylian Mbappé já é um dos melhores jogadores do planeta na atualidade e uma das maiores contratações do futebol. Ele é um dos líderes do Paris Saint-Germain, clube que pagou 180 milhões ao Mônaco para contratar o jogador francês.
Destes 180 milhões de euros, os últimos 35 foram pagos em 2022 após a renovação de Mbappé. É que, conforme estipulado em seu acordo de transferência, o PSG pagou ao Mônaco 145 milhões de euros em 2018 com a opção de aumentar o valor para 180 milhões se ele renovasse ou transferisse o jogador antes do fim de seu contrato. Já na época 2017/2018, a entidade parisiense pôde usufruir dos seus serviços graças a um empréstimo com opção de compra obrigatória de 145 + 35 milhões de euros.
Apesar das tentativas de outros clubes de contratar Mbappé, principalmente no último ano pelo Real Madrid, o PSG finalmente conseguiu fechar a renovação do futebolista francês até 2025.
Philippe Coutinho: 160 milhões de euros
Phillippe Coutinho é a contratação mais cara da história do FC Barcelona. O meio-campista brasileiro chegou ao Camp Nou como uma estrela depois de completar várias temporadas em alto nível no Liverpool. O Barça fechou sua transferência por um total de 160 milhões de euros: 120 fixos e 40 variáveis.
Com um desempenho decepcionante como jogador do Barça, Coutinho já faz história no FC Barcelona depois de ter sido transferido para o Aston Villa por 20 milhões de euros.
Ousmane Dembélé: 135 milhões de euros
Dembélé chegou ao FC Barcelona como o jogador destinado a substituir a saída de Neymar para o PSG. O clube do Barça pagou 135 milhões de euros ao Borussia Dortmund para assumir os serviços do extremo francês, sendo uma aposta arriscada a nível econômico para um futebolista de grande projeção.
A pressa em encontrar um substituto para Neymar levou o Barça a pagar um preço de transferência muito alto por Dembélé, cujo desempenho foi muito irregular em seu tempo como jogador culé, como são chamados os torcedores do Barça.
João Félix: 127,2 milhões de euros
O Atlético de Madrid também está presente na lista das contratações mais caras da história do futebol. A equipe fechou a transferência mais cara da sua história com a incorporação do dianteiro português João Félix por um total de 127,2 milhões de euros. Vindo do Benfica, foi uma das joias emergentes do mercado futebolístico no verão de 2019.
Embora a sua enorme qualidade não seja questionada, as grandes expectativas colocadas pelos adeptos do Atlético de Madrid em João Félix não foram cumpridas. Mesmo assim, sua juventude lhe permite continuar a ter espaço para melhorias.
Antoine Griezmann: 120 milhões de euros
Os rumores sobre o futuro de Antoine Griezmann têm sido contínuos nas últimas temporadas com dois clubes líderes: Atlético de Madrid e FC Barcelona. No verão de 2019, a equipe do Barça contratou o atacante francês por 120 milhões de euros da equipe rojiblanco.
Duas temporadas depois, Griezmann voltou ao Atlético de Madrid por empréstimo com opção de compra no valor de 40 milhões de euros.
Jack Grealish: 117,5 milhões de euros
O Manchester City surpreendeu toda a Europa no verão de 2021 ao fechar a contratação de Jack Grealish por 117,5 milhões de euros. O meio-campista inglês, proveniente do Aston Villa, integrou a equipa treinada por Josep Guardiola em uma das transferências mais notórias da Premier League nos últimos anos.
Cristiano Ronaldo: 117 milhões de euros
Cristiano Ronaldo fez história no mundo do futebol com seus recordes de gols e títulos conquistados, mas também em termos de transferências. O dianteiro português assinou pela Juventus no verão de 2018 graças aos 117 milhões de euros que o clube italiano pagou ao Real Madrid.
Anteriormente, em 2009, ele se tornou a contratação mais cara da história do futebol pelo desembolso de 96 milhões de euros feito pelo Real Madrid para incorporá-lo ao Manchester United.
Eden Hazard: 115 milhões de euros
Eden Hazard chegou ao Real Madrid vindo do Chelsea no verão de 2019 por 115 milhões de euros. O jogador belga desembarcou no Santiago Bernabéu, considerado um grande craque da Premier League, mas sua atuação como jogador branco tem sido decepcionante devido a lesões.
Romelu Lukaku: 115 milhões de euros
Romelu Lukaku é um dos jogadores que mais movimentou dinheiro no mercado de transferências ao longo de sua carreira. O atacante belga assinou pelo Chelsea da Inter de Milão por 115 milhões de euros, retornando assim ao clube londrino.
Lukaku voltou ao Chelsea depois de vencer a Série A com o Inter e ser nomeado MVP da liga italiana na temporada 2020-2021.
Se você gostou de aprender quais foram as contratações mais caras do futebol, recomendamos este artigo do umCOMO sobre Quais jogadores mais ganharam bola de ouro.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Contratações mais caras do futebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.