Outros Futebol

Fair Play Financeiro: o que é e como funciona

 
Editor umComo.com.br
Por Editor umComo.com.br. 2 janeiro 2025
Fair Play Financeiro: o que é e como funciona

O futebol se tornou uma indústria que movimenta bilhões de euros em todo o mundo. Nos últimos anos, os clubes com maior poder econômico foram os protagonistas das transferências mais caras de jogadores de futebol. A fim de controlar e impor certos limites ao mercado do futebol, surgiu o que é conhecido como Fair Play Financeiro.

Esse termo se refere aos regulamentos estipulados para todas as equipes sobre a diferença permitida entre os gastos de um clube com transferências e sua respectiva receita. Para saber mais sobre o que é o Fair Play Financeiro no futebol e como ele funciona, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice
  1. O que é Fair Play Financeiro no futebol
  2. Como funciona o Fair Play Financeiro no futebol
  3. A quem se aplica o Fair Play Financeiro?
  4. Quais são as sanções se o Fair Play Financeiro não for cumprido?

O que é Fair Play Financeiro no futebol

O Fair Play Financeiro no futebol refere-se a um regulamento que estipula que a diferença entre as despesas de transferência de um clube e a receita que ele recebe não pode exceder 100 milhões de euros. Esse valor foi definido anteriormente em 30 milhões de euros, mas com a atualização de 2022 desse sistema de controle, ele foi alterado.

A regra foi criada pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) em 2011 para garantir a estabilidade de clubes individuais, impedindo-os de gastar dinheiro em transferências que poderiam comprometer sua continuidade futura. A regra também tem o objetivo de evitar um domínio exagerado dos clubes mais poderosos financeiramente da competição sobre outros mais modestos.

Entre outras novidades, o Fair Play Financeiro será controlado por temporada, uma condição que já foi implementada na LaLiga. De acordo com o Fair Play, os clubes poderão alocar até 90% de sua renda para pagar os salários dos jogadores em 2023, 80% em 2024 e 70% em 2025. Além disso, os times não poderão ter dívidas fiscais, dívidas com jogadores ou dívidas com outros times.

Os ativos líquidos do clube devem ser positivos em 31 de dezembro da temporada anterior ou melhorar em 10% em relação ao final do ano. Essa porcentagem é analisada usando a regra de lucro do futebol.

As despesas relacionadas a melhorias nas instalações e equipamentos não estão incluídas no Fair Play Financeiro. Tampouco estão incluídas as iniciativas cujo objetivo final é promover o futebol de base, o futebol juvenil ou o futebol feminino.

Fair Play Financeiro: o que é e como funciona - O que é Fair Play Financeiro no futebol

Como funciona o Fair Play Financeiro no futebol

Depois de esclarecer o que é o Fair Play Financeiro, é importante saber como ele funciona para entendê-lo completamente. O Comitê de Controle Financeiro de Clubes da UEFA é a equipe responsável por analisar se os diferentes clubes cumprem as regras do jogo.

É um órgão que estuda a situação financeira de cada clube com base nos últimos três anos financeiros. Após essa verificação, se alguma das medidas estipuladas não for cumprida, o clube infrator é sancionado. Essa sanção será aplicada no ano seguinte.

A quem se aplica o Fair Play Financeiro?

Esses regulamentos se aplicam aos clubes que participam das competições da UEFA, ou seja, da Conference League, Europa League o Champions League. Além disso, há regulamentos específicos para cada uma das ligas profissionais nos diversos países europeus. Em cada caso, eles têm suas próprias características de acordo com seu contexto.

Fair Play Financeiro: o que é e como funciona - A quem se aplica o Fair Play Financeiro?

Quais são as sanções se o Fair Play Financeiro não for cumprido?

Sabendo o que é o Fair Play Financeiro e como ele funciona, resta apenas descobrir as sanções a serem aplicadas caso um clube não o cumpra. Equipes como Galatasaray, Manchester City, Milan e PSG já foram punidas pelas medidas disciplinares da UEFA, incluindo sanções como as seguintes:

  • Aviso de sanção.
  • Retenção de quaisquer lucros que o clube tenha obtido em competições contestadas da UEFA.
  • Multa financeira.
  • A impossibilidade de fazer novas contratações.
  • Limitações no registro de jogadores em várias competições da UEFA, bem como nos gastos com seus salários.
  • Possibilidade de deduzir pontos do clube infrator em qualquer uma das competições. Essa medida pode afetar a classificação do clube nessa competição.
  • Desqualificação da equipe de qualquer uma das competições em que estiver participando, bem como de competições futuras.
  • Retirada de quaisquer prêmios ganhos ou títulos conquistados em qualquer competição da UEFA.

Como você pode ver, as medidas aplicadas têm níveis diferentes e, dependendo da gravidade de cada caso, a UEFA procede de uma forma ou de outra. Por exemplo, o Galatasaray foi sancionado sem jogar em competições europeias por uma temporada, a de 2016-2017, por não ter cumprido os regulamentos do Fair Play Financeiro. Por sua vez, o AC Milan foi excluído da participação em competições da UEFA na temporada 2019-2020 por não ter cumprido suas obrigações de Fair Play Financeiro entre os exercícios financeiros de 2015 e 2018.

Agora que você já sabe o que é o Fair Play Financeiro no futebol, talvez se interesse por estes artigos sobre Quais são as contratações mais caras da história do futebol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fair Play Financeiro: o que é e como funciona, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Fair Play Financeiro: o que é e como funciona