Otros Esquiar

Qual a diferença de esqui e snowboard?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 8 março 2024
Qual a diferença de esqui e snowboard?

O esqui e o snowboard são dois esportes muito apreciados pelos amantes dos esportes de neve. Praticá-los em incríveis paisagens montanhosas, enfrentar os desafios que cada um deles apresenta e sentir a adrenalina durante a prática é incomparável. Nos últimos anos, cada vez mais pessoas ousam começar a praticar esqui e snowboard ou consideram fazê-lo, por isso é importante esclarecer as diferenças entre estes dois esportes.

O material utilizado é uma das diferenças mais óbvias entre o esqui e o snowboard, mas há outros que não são tão óbvios e que você deve conhecê-los antes da prática. Dessa forma, você evitará frustrações e contratempos, como quedas ou lesões durante o aprendizado. Para descobrir qual a diferença de esqui e snowboard?, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. Material utilizado
  2. Origens
  3. Posição natural e não natural
  4. Aprendizagem
  5. Lesões

Material utilizado

A diferença mais clara entre esqui e snowboard é o material utilizado para praticá-los. O esqui é feito em dois esquis e o snowboard é feito em uma prancha. Os óculos são usados ​​em ambos os esportes, mas no snowboard existem mais elementos de proteção, como o capacete.

Além disso, no esqui são utilizadas varas ou bastões que são essenciais para executar os movimentos típicos e, desta forma, poder mover-se na neve.

Qual a diferença de esqui e snowboard? - Material utilizado

Origens

Uma diferença importante entre esses dois esportes diz respeito às suas origens. Por um lado, andar de esqui é algo que se faz há milhares de anos: estima-se que o homem o fez pela primeira vez há 8.000 anos e não como esporte, mas como meio de transporte em superfícies com neve ou geada. Obviamente, os tempos mudaram muito e os esquis também, já que não era um esporte de massa como hoje até o século XX.

Por outro lado, as origens do snowboard são muito mais recentes. Começou a ser praticado na década de 60 do século XX. Surgiu por diversão, como se fosse um brinquedo com uma corda presa e no qual as pessoas deslizavam por colinas nevadas. O engenheiro Sherman Poppen, de Michigan, foi quem inventou o snowboard para suas filhas.

Posição natural e não natural

Outra característica diferenciadora entre o esqui e o snowboard é a adaptação do corpo humano à sua prática. No esqui, embora possa ser mais ou menos difícil dependendo da pessoa, as sensações que se tem são de assumir os movimentos com certa naturalidade.

Durante o esqui é permitido um maior movimento e o corpo fica orientado para o local para onde vai, ou seja, como acontece quando você caminha ou corre. Por outro lado, no snowboard, a princípio a posição do corpo pode parecer completamente antinatural porque é necessário posicionar-se de lado.

A simples ideia de colocar um pé à frente pode criar uma sensação de insegurança em algumas pessoas, principalmente se nunca experimentaram essa mesma sensação antes. Mas não se preocupe: essa estranheza do início logo passa e rapidamente se transforma em emoção e adrenalina. Logo você verá como o snowboard é divertido.

Qual a diferença de esqui e snowboard? - Posição natural e não natural

Aprendizagem

A aprendizagem é outra diferença entre o esqui e o snowboard, pois não são o mesmo esporte nem possuem curva de aprendizado semelhante. Esquiar pode ser relativamente fácil, sempre dependendo da condição física e das habilidades de cada pessoa, e em breve você estará progredindo. Mas no snowboard você precisará de um pouco mais de tempo para se adaptar, manusear a prancha da melhor maneira possível e dar os primeiros passos com sucesso.

No esqui, a princípio você pode evitar grandes pistas e aprender a fazer a cunha para começar em percursos fáceis, podendo se divertir praticamente desde o primeiro minuto nas pistas verdes e azuis. Mas com uma prancha de snowboard leva mais tempo, pois é mais difícil atingir o equilíbrio necessário.

Depois de superar os primeiros obstáculos, você poderá descobrir o motivo pelo qual cada vez mais pessoas são atraídas pelo snowboard. Ao comparar a curva de aprendizado, ocorre um paradoxo: no esqui é mais difícil chegar a um nível avançado porque exige movimentos muito especializados de quadril e pernas. Esses movimentos específicos só podem ser aprendidos com a ajuda e supervisão de um professor qualificado. Porém, no snowboard, quando você pratica, é muito mais fácil progredir.

Qual a diferença de esqui e snowboard? - Aprendizagem

Lesões

As lesões que se pode sofrer nos dois esportes também não são as mesmas, embora em ambos os casos seja necessário um estado mínimo de aptidão física antes de iniciar a aprendizagem. No esqui, são feitos movimentos contínuos com os joelhos, sendo crítica a área do ligamento cruzado anterior. No snowboard, as lesões mais comuns ocorrem nos pulsos.

Agora que você conhece qual a diferença de esqui e snowboard, não perca estes artigos sobre Esportes estranhos e Como praticar snowboard no Brasil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença de esqui e snowboard?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Qual a diferença de esqui e snowboard?