Rugby

Tag rugby: o que é e regras

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 16 fevereiro 2023
Tag rugby: o que é e regras

Alguns esportes populares, como o rugby, têm uma versão alternativa do jogo. Neste caso, existe o Tag rugby, cujo objetivo principal é provar que é possível que um dos jogadores coloque a bola que está no chão dentro da zona de prova da equipe adversária. Esta zona de prova é delimitada por duas linhas laterais, a linha de prova e a linha de bola morta.

Apesar das semelhanças com o rugby, cujo objetivo também é testar no campo oposto, apresentam diferenças entre si que permitem diferenciá-los tanto pela dinâmica do jogo como nas regras básicas. Portanto, é importante saber do que se trata essa variante. Para descobrir tudo sobre Tag rugby: o que é e regras, bem como sua história, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. O que é Tag rugby
  2. História do Tag rugby
  3. Regras do Tag rugby

O que é Tag rugby

Tag rugby é um novo conceito do rugby tradicional, mais focado no rugby sem contato físico. Os jogadores das duas equipes usam um cinto ou calção de Tag rugby e duas fitas presas ao cinto em ambos os lados com velcro, permanecendo penduradas. Quando a equipe defensora consegue retirar uma fita do jogador que está com a bola da equipe atacante, essa ação é chamada de tagging ou tackle. Esta é uma ação equivalente a um tackle de rugby.

No Tag rugby, qualquer forma de contato intencional é proibida e pode ser sancionada com cartão amarelo (equivalente a uma suspensão de 7 minutos) ou cartão vermelho (o jogador é forçado a deixar o campo de jogo). Qualquer forma de contato não intencional pode ser penalizada com uma troca de posse de bole e/ou uma tacada de penalidade.

O Tag rugby é um esporte de habilidade rápida que pode ser praticado de forma amigável e também em nível competitivo, ou seja, em ligas profissionais oficialmente reconhecidas.

História do Tag rugby

A origem desse esporte é recente, pois surgiu nos últimos vinte anos. É decorrente da crescente demanda da sociedade atual para a realização de atividade física, ocasionando o surgimento de modalidades esportivas derivadas dos esportes atuais. Nesse caso, o Tag rugby aparece como uma alternativa ao rugby.

Pode-se estabelecer que a origem do Tag rugby está no Reino Unido. É nesta região que a modalidade ganhou força e juntou homens e mulheres na mesma equipe. Devido ao boom que experimentou em poucos anos, organizações e federações foram criadas para regulamentar esse jogo. Portanto, na Irlanda existe a Irish Tag Rugby Association. Além disso, no Reino Unido existem outras associações que promovem este esporte como a Fordtag e, na Austrália, a Oztag.

A inclusão do rugby no ambiente escolar sempre foi um difícil desafio para os professores de Educação Física. A sociedade atual possui uma cultura esportiva que privilegia determinados esportes, deixando outros tão relevantes quanto o rugby de lado, pelo menos na mídia.

Sem ir mais longe, na Espanha o rugby não é tão popular quanto outros esportes como futebol ou basquete. Por isso, a atuação do professor de Educação Física é tão importante para que seus alunos conheçam outras formas de praticar atividade física sem colocar em risco sua integridade física, daí o surgimento de alternativas como o Tag rugby.

Tag rugby: o que é e regras - História do Tag rugby

Regras do Tag rugby

Para conhecer melhor do que se trata o Tag rugby, é preciso saber quais são as suas regras básicas. São as seguintes:

  • Cada equipe é composta por 7 jogadores de campo e um máximo de 12, incluindo os jogadores sentados no banco.
  • Todos os jogadores usam um cinto de Tag rugby na cintura ou calças com duas fitas presas em ambos os lados com velcro. Ambas as equipes usam cores de tag diferentes.
  • As substituições podem ser feitas a qualquer momento e quantas vezes cada equipe desejar. Os jogadores substitutos devem entrar no campo de jogo na altura da linha do meio-campo. O jogador substituído pode deixar o campo de jogo em qualquer lugar.
  • A duração da partida é de 40 minutos, divididos em duas partes de 20 minutos cada e com intervalo de 5 minutos entre elas.
  • As dimensões de um campo de Tag rugby são as correspondentes a metade de um campo de rugby, ou seja: 70 metros de comprimento (5 metros extras de cada lado da área de prova) e cerca de 50 metros de largura.
  • Por questões de segurança, nenhum jogador pode se jogar no chão para prova. Cada tentativa tem o valor de um ponto, embora em partidas mistas possa ser acordado que o valor da tentativa realizada por uma mulher é de 3 pontos e a realizada por um homem, 1 ponto.

Agora que você já sabe Tag rugby: o que é e regras, recomendamos estes artigos sobre outros esportes não tão conhecidos sobre O que é o corfebol e suas regras e Esportes com cavalo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tag rugby: o que é e regras, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Tag rugby: o que é e regras