Cricket

Regras do críquete

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 2 julho 2024
Regras do críquete

Muitos esportes são praticados no mundo e o críquete é um deles. É um esporte formado por duas equipes de 11 jogadores que se enfrentam utilizando um taco e uma bola. Parecido com o beisebol, distingue-se como um esporte emblemático e o mais representativo nos países pertencentes à Comunidade Britânica das Nações, ou seja, em um total de 53 países independentes e semi-independentes que ainda mantêm laços com o Reino Unido.

Na Índia, um país com 1.408 milhões de habitantes, o críquete tem o mesmo impacto mediático que o futebol em outros países europeus e sul-americanos. Para descobrir as regras do críquete e todos os detalhes deste esporte, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Regras do corfebol
Índice
  1. O que é críquete e o que é necessário para jogar
  2. Como jogar críquete: regras
  3. História do críquete ou cricket

O que é críquete e o que é necessário para jogar

O críquete é um esporte praticado em um campo elíptico, semelhante a um campo de futebol, no qual se enfrentam duas equipes compostas por 11 jogadores usando um taco e uma bola. A duração de uma partida de críquete pode variar de 3 a 5 dias, dependendo da importância do jogo.

Cada dia de críquete é composto por 3 sessões de 2 horas cada. Portanto, a duração completa de cada jogo é de 6 horas. Este esporte inclui dois períodos de descanso nos quais os jogadores e assistentes podem se hidratar e se alimentar.

Para jogar críquete, você precisa ter dois times, cada um composto por 11 jogadores. Ambos os grupos deverão usar roupas totalmente brancas, podendo apresentar algumas linhas coloridas. O goleiro usa proteção especial composta por capacete de segurança e joelheiras.

Dois dos elementos mais importantes para a prática deste esporte são a bola e o taco, que permitem aos jogadores ofensivos marcar corridas. Por sua vez, os jogadores defensivos concentram-se em quebrar ou derrubar postigos e outs com o objetivo de eliminar o batedor.

O principal objetivo do críquete é marcar mais pontos que o time rival, algo muito parecido com o beisebol, mas com regras de jogo diferentes. O mais importante no críquete é eliminar os batedores do outro time, seja acertando os postigos ou no momento em que o batedor os bate antes de retornar à linha.

Regras do críquete - O que é críquete e o que é necessário para jogar

Como jogar críquete: regras

No críquete, duas equipes de 11 jogadores se enfrentam. Um deles tem o turno ofensivo para rebater e o outro, o turno defensivo. A equipe arremessadora lança a bola em direção à área onde está o batedor. Se você é um rebatedor, tente acertar a bola com o taco e jogá-la o mais longe possível do campo.

Após a rebatida, os rebatedores nas extremidades do campo começam a correr até chegar a cada extremidade. Cada vez que os batedores conseguem chegar ao outro lado do campo, é marcado como uma corrida.

Os batedores podem marcar tantas corridas quanto possível enquanto a bola estiver fora da zona de campo. Enquanto isso, os zagueiros devem lançar a bola até que ela chegue ao campo para que os corredores do time adversário não possam marcar mais.

Existem várias maneiras de marcar pontos no críquete:

  • Se um batedor mandar a bola para fora do campo de jogo por cima após acertá-la, é considerado uma espécie de home run, que permite ao seu time marcar 6 pontos.
  • Se a bola atingir o fundo do campo rasteira pelo chão, a equipe marca 4 pontos.
  • Se os batedores conseguem correr de uma ponta a outra enquanto a defesa tenta devolver a bola ao campo, cada corrida serve para marcar um ponto para a equipe atacante.

Outras regras básicas do críquete são as seguintes:

  • O campo de jogo deve estar aberto. Normalmente os campos ultrapassam os 100 metros de diâmetro: embora não seja obrigatório, é recomendado.
  • O campo deverá ter área central retangular. Este é o espaço onde são feitos os arremessos e onde os batedores se preparam para rebater a bola.
  • Este retângulo deve ter 20 x 3 metros de tamanho. É imprescindível que em cada uma das suas extremidades existam dois postigos.
Regras do críquete - Como jogar críquete: regras

História do críquete ou cricket

O críquete está presente no mundo há mais de 400 anos. Originou-se na Inglaterra no início do século XVI e evoluiu para um esporte globalizado, com adeptos espalhados por todo o planeta, especialmente no continente asiático, Inglaterra, Nova Zelândia, África do Sul, Austrália e países próximos.

As origens exatas do críquete são um tanto incertas. No início, era jogado como um jogo de pastoreio, em que os jogadores usavam tacos para bater na bola e pastores para evitar que a mesma bola chegasse a determinadas áreas.

Agora que você sabe sobre as regras do críquete, também pode ter interesse em aprender sobre esses outros esportes, como o Tag rugby e Esportes com cavalo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Regras do críquete, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Regras do críquete