Outros Outros Esportes

Esporte mais popular do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 2 fevereiro 2023
Esporte mais popular do mundo

Bilhões de pessoas em todo o planeta praticam esportes todos os dias. Grupos de todas as idades (mais velhos, jovens e crianças) fazem atividades físicas em todo o tipo de ambiente, tanto ao ar livre como em quadras fechadas. É que os benefícios que fazer atividade física traz para a saúde são enormes, já que é divertido e permite levar um estilo de vida saudável desde que combinado com uma alimentação equilibrada e outros bons hábitos.

A importância da prática de esportes para a saúde é conhecida pela maioria das pessoas, mas a popularidade de cada esporte também depende da atenção que cada atividade recebe do poder midiático. A cobertura dos meios de comunicação ajuda a aumentar seus adeptos por meio das transmissões. Para descobrir qual é o esporte mais popular do mundo e o resto dos esportes mais conhecidos, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Esportes mais perigosos do mundo

Índice

  1. Futebol, o esporte mais popular do mundo
  2. Críquete
  3. Natação
  4. Tênis
  5. Basquete
  6. Vôlei
  7. Corrida
  8. Xadrez
  9. Ciclismo
  10. Tênis de mesa
Ver mais >>

1. Futebol, o esporte mais popular do mundo

O futebol é considerado o rei dos esportes há muitos anos. É o mais popular do mundo: tem mais de 4 milhões de fãs em todo o planeta. Desse número, mais de 1 milhão de pessoas praticam futebol, tornando-o o esporte coletivo com maior número de adeptos.

Dos mais de 1 milhão de pessoas que jogam futebol, existem 265 milhões de futebolistas federados, ou seja, que competem praticamente todos os fins de semana. É um esporte que se pratica em um campo gramado de 100 metros de comprimento: duas equipes de 11 jogadores cada uma se enfrentam para acertar a bola no gol adversário com o movimento dos pés.

Você gosta deste esporte? Então recomendamos que você saiba as Contratações mais caras do futebol.

Esporte mais popular do mundo - 1. Futebol, o esporte mais popular do mundo

2. Críquete

O segundo esporte mais popular do planeta é o críquete em termos de audiência. Perde apenas para o futebol: são estimados mais de 2,5 bilhões de telespectadores que acompanham regularmente as transmissões das partidas de críquete, sendo especialmente popular na Índia, Reino Unido, África do Sul e Austrália.

No entanto, é praticado por 20 milhões de pessoas. É um esporte de taco e bola, jogado em um campo de grama oval, no qual duas equipes de 11 jogadores cada devem acertar a bola com o taco para marcar pontos.

Esporte mais popular do mundo - 2. Críquete

3. Natação

Só existe um esporte mais praticado que o futebol e é a natação. É o esporte mais praticado, já que conta com 1,5 milhões de praticantes, ou seja, praticamente 2 em cada 10 pessoas em todo o planeta.

Não é necessário nadar em ambiente profissional: por ser um esporte intimamente ligado ao aspecto social e recreativo, como ir à piscina ou à praia com a família e amigos, é também o mais praticado.

Esporte mais popular do mundo - 3. Natação

4. Tênis

A cobertura midiática do tênis e a sua enorme popularidade colocam este esporte entre os mais conhecidos a nível mundial, visto que é seguido por 1 milhão de pessoas. É disputado em quadras retangulares que podem ser de diferentes estilos: grama, material sintético ou saibro.

No tênis, o objetivo é acertar a bola com a raquete e fazê-la passar por cima de uma rede divisória, fazendo com que quique duas vezes na quadra adversária para somar os pontos em jogo.

O tênis é um dos esportes com raquete.

Esporte mais popular do mundo - 4. Tênis

5. Basquete

O basquete é seguido mundialmente por mais de 820 milhões de pessoas. Possui um dos maiores índices de acompanhamento/prática, já que quase metade de seus seguidores praticam esse esporte: estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas pratiquem basquete no mundo.

É um esporte que coloca frente a frente duas equipes formadas por cinco jogadores cada. Eles competem usando as mãos para acertar a bola na cesta do time rival. A duração das partidas é dividida em quatro quartos.

6. Vôlei

O vôlei é muito popular na Europa Ocidental e na América do Norte. Aproximadamente, tem mais de 800 milhões de pessoas que praticam este esporte. Em competição oficial, pode ser disputado tanto na praia quanto em quadras cobertas de piso sintético.

É formado por duas equipes compostas por 6 jogadores cada e que competem para rebater a bola aérea do campo rival. A quadra é dividida em duas partes por uma rede de 2,5 metros de altura.

Esporte mais popular do mundo - 6. Vôlei

7. Corrida

A corrida tem ganhado popularidade nos últimos anos. O número de pessoas que praticam este esporte regularmente cresceu enormemente. Apesar de tudo, é um esporte que, quando praticado nas calçadas das cidades, pelo impacto que pode causar nas articulações, pode trazer consequências à saúde se não for realizado de forma adequada.

Cerca de 621 milhões de pessoas no mundo praticam corrida. Quer começar no mundo deste esporte? Nós ensinamos você a Como aprender a gostar de correr.

8. Xadrez

A controvérsia sobre se o xadrez deve ser considerado um esporte está sendo esquecida, pois, apesar de não ter um grau de atividade física que promova a saúde, envolve um evidente componente de treinamento mental.

O xadrez é muito popular: em todo o planeta, mais de 605 milhões de pessoas o praticam regularmente.

Esporte mais popular do mundo - 8. Xadrez

9. Ciclismo

O ciclismo não é um esporte excessivamente midiático, mas é amplamente praticado. Possui mais de 518 milhões de adeptos no mundo, superando esportes com maior cobertura da mídia como o basquete e o tênis.

A popularidade do ciclismo está aumentando, pois não é necessário seguir o regulamento de nenhuma competição: basta pegar sua própria bicicleta e começar a pedalar.

10. Tênis de mesa

O tênis de mesa é um esporte de raquete. O objetivo é fazer com que a bola quique duas vezes no campo adversário para somar pontos. É um dos esportes mais complicados a nível profissional porque exige uma enorme velocidade de reação.

A popularidade do tênis de mesa soma 300 milhões de praticantes deste esporte no mundo. Deste valor, 40 milhões correspondem a jogadores profissionais.

Esporte mais popular do mundo - 10. Tênis de mesa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esporte mais popular do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Esporte mais popular do mundo