Outros Outros Esportes

Qual o esporte mais antigo do mundo

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 15 maio 2023
Qual o esporte mais antigo do mundo

O esporte é um dos elementos mais importantes para a humanidade desde o início da civilização. Suas origens datam de 4.000 anos atrás, pois há evidências arqueológicas do uso de artefatos e utensílios para fazer esporte. Natação, ginástica e corrida são alguns dos esportes mais antigos, mas há muitos mais.

Na Grécia Antiga, a organização dos Jogos Olímpicos, que foram inaugurados em 777 a.C. e ainda são realizados a cada 4 anos, deu um passo importante para o estabelecimento de uma cultura esportiva forte. Hoje, o esporte é uma grande indústria com milhões de adeptos e dinheiro investido em diferentes competições. Para descobrir qual o esporte mais antigo do mundo e as modalidades esportivas mais longevas, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Esportes mais perigosos do mundo

Índice

  1. Esporte mais antigo do mundo
  2. Corrida
  3. Lançamento de dardo
  4. Polo
  5. Boxe
  6. Ginástica
  7. Futebol
  8. Hurling
  9. Hockey
  10. Rugby
Ver mais >>

Esporte mais antigo do mundo

A luta livre é considerada o esporte mais antigo do mundo. Uma das principais razões para isto é que é uma disciplina muito simples: apenas duas pessoas são necessárias para praticá-la. O objetivo é derrubar o adversário.

Em cada cultura existe pelo menos uma variante de luta livre. A fim de derrubar o adversário, são permitidos as chaves e outras técnicas. Na Grécia Antiga, o esporte foi incluído nos Jogos Olímpicos. Uma de suas variantes é a luta greco-romana, na qual só são permitidos ataques à parte superior do corpo e são proibidos os ataques às pernas do adversário.

Corrida

Correr é mais do que apenas um esporte. É uma das habilidades humanas mais úteis. A corrida foi incluída nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos e hoje existem várias competições dependendo da duração do percurso (maratonas, sprints, obstáculos e saltos em distância).

Uma variedade muito popular é a maratona, que consiste em correr um total de 42 km. É uma competição inspirada nos relatos da Batalha de Maratona, durante o curso das Guerras Médicas em 490 a.C. Segundo a lenda, o soldado Phidippides correu mais de 40 km a fim de informar os espartanos sobre o desembarque dos persas na cidade de Maratona.

Se você quiser começar a correr, recomendamos este artigo sobre Como começar a correr.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Corrida

Lançamento de dardo

O lançamento de dardo está intimamente relacionado à caça, portanto é compreensível que seja outro dos esportes mais antigos do mundo. Nos tempos antigos, as presas caçadas pelos humanos eram grandes em tamanho, portanto os caçadores eram obrigados a demonstrar pontaria, força e habilidade para se alimentarem.

Desde o início dos Jogos Olímpicos na Grécia, ele tem sido um esporte essencial e é também muito popular atualmente.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Lançamento de dardo

Polo

Outro esporte antigo é o polo, no qual os jogadores competem a cavalo em um campo verde. É uma cópia do hóquei com a diferença de que as duas equipes tentam superar a uma a outra, jogando uma bola de madeira em direção ao gol. A primeira evidência documental da existência do polo data de 316 d.C. no Império Persa.

As modernas regras do polo foram desenvolvidas na Índia durante a existência do Império Britânico e o primeiro clube de polo foi fundado em 1833 na Índia.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Polo

Boxe

O boxe tem uma longa história recente, mas é um esporte que existe desde o segundo e terceiro anos a.C. No entanto, acredita-se que tenha existido muito antes, desde 1500 a.C. Durante o Império Romano, o boxe era considerado uma luta de vida ou morte, ou seja, era estranho chamá-lo de esporte, pois a vida dos adversários estava em jogo.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Boxe

Ginástica

Se você se pergunta sobre os esportes na Grécia Antiga, certamente vai se interessar sobre a ginástica. Com origem na Grécia Antiga, a ginástica surgiu no treinamento militar. No entanto, pouco se sabe sobre as evidências históricas desta disciplina esportiva desde a antiguidade. A ginástica moderna surgiu no final do século XVIII a partir do uso de equipamentos para o treinamento de crianças por dois professores de esportes na Alemanha.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Ginástica

Futebol

O futebol surgiu entre 200 e 300 a.C, de acordo com a FIFA. O Sheffield Football Club, fundado em 1857, é o clube de futebol mais antigo. A FIFA World Cup, ou Copa do Mundo, é o campeonato mais antigo do mundo deste esporte, que é atualmente um dos mais populares e seguidos em todo o mundo.

Se você quiser saber mais fatos interessantes sobre futebol, recomendamos os artigos Quanto mede um campo de futebol e Como nasceu o futebol.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Futebol

Hurling

Hurling, como é conhecido em inglês, é um esporte nacional da Irlanda com uma longa história, tendo surgido há mais de 3.000 anos. É um jogo em equipe no qual os jogadores usam um bastão para tentar acertar a bola no poste de gol do time adversário.

É um esporte semelhante ao hóquei, mas com tamanhos de equipamento e regras diferentes. Ele é muito popular na Irlanda e tem uma história registrada, ao contrário de outros esportes antigos desta lista.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Hurling

Hockey

Para saber mais sobre os esportes na Grécia antiga podemos falar do Hockey. Apesar de ser um esporte nacional da Índia, as origens do hóquei remontam à Grécia Antiga, onde foram encontradas esculturas arqueológicas de pessoas usando bastões, chifres curvos e bolas semelhantes ao hóquei.

Entretanto, as modernas regras do hóquei foram inventadas na Inglaterra no Middlesex Cricket Club no final do século XIX. Elas se espalharam pelas colônias britânicas na Austrália e na África. Em 1908, o hóquei no gelo foi introduzido pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Hockey

Rugby

O Rugby foi desenvolvido na Escola de Rugby de Warwickshire. É uma das muitas formas de futebol praticado durante o século XIX nas escolas públicas britânicas. Na prática, é um esporte de evasão e contato no qual duas equipes jogam uma contra a outra em um campo de grama retangular com uma bola oval.

Qual o esporte mais antigo do mundo - Rugby

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o esporte mais antigo do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Qual o esporte mais antigo do mundo