Outros Outros Esportes

Esportes com cavalo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 6 fevereiro 2023
Esportes com cavalo

Os esportes com cavalo estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. Existe uma grande variedade de disciplinas esportivas nas quais o mundo do cavalo está envolvido. Apesar de muitas pessoas desconhecerem essas modalidades ou mesmo questionarem sua consideração como esporte, a realidade é outra: elas se firmaram e estão conquistando um grande número de adeptos.

De fato, a Real Federação Equestre Espanhola reconhece várias disciplinas equestres, como adestramento, salto de obstáculos, ataque, competição completa, salto, engate, horseball ou adestramento vaqueiro. Para descobrir os esportes com cavalo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Esportes estranhos

Índice

  1. Adestramento
  2. Salto de obstáculo
  3. Ataque
  4. Competição completa
  5. Salto
  6. Engate
  7. Adestramento vaqueiro
  8. Horseball

1. Adestramento

O adestramento é uma das disciplinas equestres mais praticadas e populares do mundo. Em seu desenvolvimento, uma série de movimentos são realizados com base na harmonia estabelecida entre o cavaleiro e o cavalo. A dificuldade de cada movimento está associada a cada reprise, ou seja, um texto com um programa pré-estabelecido no qual são indicados todos os movimentos a serem executados, bem como a ordem a ser seguida.

Todos esses movimentos são naturais para o cavalo, mas para poder executá-los perfeitamente no ritmo, a dupla composta pelo cavaleiro e animal deve treinar constantemente. É uma disciplina olímpica praticada em uma pista com as seguintes dimensões: 20 x 60 ou 20 x 40 metros, na qual também há os juízes encarregados de pontuar os exercícios com notas e comentários.

Alguns exercícios exigidos por esta disciplina são o step back, troca de pé, back in, transferência para a perna, apoios, galope a galope, piaffe ou passage e pirueta ou meia-pirueta, entre outros. Ritmo, descontração, flexibilidade, impulsão, recolhimento ou retidão são outros fatores a ter em conta para praticar esta disciplina em boas condições.

Esportes com cavalo - 1. Adestramento

2. Salto de obstáculo

É uma das disciplinas de equitação mais conhecidas do planeta, sendo praticada em todo o mundo. Consiste em superar os obstáculos de um percurso numerado a cavalo. Os obstáculos são formados por barras e, para superá-los com sucesso, não pode ser cometido nenhum knock down ou falta de recusa.

As escalas para pontuar este teste são: provas de tempo, testes de cronômetro, testes de potência, etc. A altura dos obstáculos varia de acordo com o tipo de prova. A prática da disciplina implica uma boa comunicação entre cavaleiro e cavalo, uma relação de confiança, respeito e segurança.

3. Ataque

Nesta disciplina, longas distâncias são percorridas em um dia a cavalo. O percurso atravessa vários terrenos e está sujeito às condições climáticas. Nas competições de ataque é necessária uma grande preparação prévia em termos de velocidade, resistência física e psicológica tanto do cavalo como do cavaleiro.

São provas muito duras em que se percorrem dezenas de quilômetros mantendo um ritmo adequado, dosando a energia do cavalo. Durante este percurso são realizados controles veterinários para avaliar os batimentos cardíacos do animal, que também são verificados no fim da prova. Se a frequência cardíaca do cavalo for maior do que o permitido, a dupla é desclassificada.

Esportes com cavalo - 3. Ataque

4. Competição completa

É uma disciplina muito completa: combina saltos, cross-country e adestramento. O cross consiste em fazer um percurso superando uma série de obstáculos no campo. As competições de hipismo duram três dias e todas as provas são realizadas com o mesmo cavalo.

No primeiro dia é realizada a prova de adestramento, no segundo a prova de cross e no terceiro dia os saltos em pista. A disciplina competição completa exige uma grande preparação entre cavaleiro e cavalo nas três disciplinas combinadas.

5. Salto

A disciplina do salto baseia-se na prática da ginástica sobre um cavalo que galopa em círculos na corda. Existem várias categorias: casais, equipes ou individuais. As competições são classificadas por idade e nível.

Neste esporte com cavalos estão envolvidos três componentes: os cavaleiros, os cavalos e os longueurs. Estes últimos se encarregam de conduzir o cavalo até a corda, pé no chão. No salto, os cavalos devem se familiarizar com as diferentes arenas de competição para não ficarem estressados ​​ou assustados durante a competição.

Esportes com cavalo - 5. Salto

6. Engate

No engate, um ou mais cavalos puxam uma carroça. O cocheiro deve demonstrar suas habilidades nas categorias da disciplina, que dependem do número de cavalos envolvidos:

  • Um cavalo nos limoeiros
  • Dois cavalos nos troncos
  • Quatro cavalos nos quartos

Os concursos de condução consistem em 3 provas: adestramento, maratona e cones ou dirigibilidade. O vencedor é aquele que obtiver o melhor resultado da combinação dos três testes.

7. Adestramento vaqueiro

O adestramento vaqueiro surge das tarefas do campo. Chama-se vaqueira pelo gado (bravo). O objetivo neste esporte com cavalos é colocar o animal em estado de obediência e controle para executar os exercícios em todas as circunstâncias e condições possíveis do percurso. É uma prática que passou do campo para a cidade. As competições são realizadas na Espanha e na França, país no qual ela vem ganhando cada vez mais importância.

8. Horseball

No Horseball, duas equipes formadas por 6 jogadores (quatro de quadra e dois reservas) se enfrentam para atingir o maior número de gols possível. A bola de competição tem seis alças de couro para que possa ser apanhada e deve passar por algumas cestas verticais.

Em cada jogada, devem ser feitos no mínimo três passes com três jogadores diferentes da equipe atacante. Começa pegando a bola no chão e sem desmontar do cavalo, graças aos estribos presos abaixo do animal com uma correia.

Agora que você conhece os tipos de esportes com cavalo, também pode se interessar por estes artigos sobre Esportes na Grécia Antiga e Esportes com raquete.

Esportes com cavalo - 8. Horseball

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esportes com cavalo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Esportes com cavalo