Partilhar

Quanto mede a trave de futebol

Por Sara Viega. Atualizado: 27 dezembro 2018
Quanto mede a trave de futebol

As dimensões de um campo de futebol estão estabelecidas por instituições reguladoras, como a FIFA ou a UEFA, além disso, os restantes elementos característicos deste esporte têm, de maneira profissional, medidas regulares que devem ser respeitadas pelos clubes para evitar desproporções que atrapalhem o andamento do jogo. Da mesma forma que o campo de jogo ou a bola de futebol, todas as traves a nível internacional têm que ter a mesma medida para que os jogos sejam justos para todas as equipes. Se você quer saber quanto mede uma trave de futebol, veja nesse artigo do umCOMO todas as exigências.

Também lhe pode interessar: Quanto mede um campo de futebol

Quanto mede uma trave de futebol

Se você já se perguntou quantos metros tem uma trave de futebol, melhor, quanto mede uma trave de futebol de campo, saiba que em um campo de jogo tamanho da trave de futebol deve respeitar o estabelecido pela CBF[1], no entanto, estas dimensões podem variar dependendo do tipo de futebol praticado. Vale dizer que estamos aqui falando sobre o quanto mede uma trave de futebol profissional, sendo assim, as traves em campos ou quadra utilizados para jogos não-oficiais podem variar muito.

O tamanho da trave de futebol, segundo medidas regulamentadas é:

  • Comprimento: 2,44 metros;
  • Largura: 7,32 metros.

Além disso, desde a lateral a trave deve contar com dimensões de 2 metros de profundidade, ou 1,5 metros de profundidade na parte superior e 2 metros ao nível do chão, entre mastro frontal e o anterior. É importante referir que o campo de jogo também deve ter dimensões específicas, tal como explicamos no nosso artigo a respeito de quanto mede um campo de futebol.

Medidas da trave do futebol salão

Como dito anteriormente, o tamanho das traves depende do tipo de futebol praticado, afinal, é necessário que haja proporção entre o tamanho da trave e do campo. No futebol de salão uma trave deve medir 3 metros de comprimento por 2 de altura e entre 0,8 e 1 metro de profundidade, a grande discrepância encontrada entre o tamanho dos dois tipos de traves citadas se dá pelo fato de que o campo de futebol de salão é muito menor e os jogadores estão muito mais próximos, sendo assim, uma trave de mais de 7 metros impossibilitaria o jogo.

No futebol comum a trave tem de medir 2 metros de altura por 7 metros de largura. Cada variante deste esporte tem as suas próprias características e regulamentos, mas neste artigo estamos nos focando no que se refere ao futebol padrão, sendo assim, as informações abaixo são apenas válidas para o futebol de campo e trave de futebol profissional.

Quanto mede a trave de futebol - Quanto mede uma trave de futebol

Os postes regulamentados

Além das medidas de traves, proporções do tamanho do campo e material do quem ambos devem ser compostos, o regulamento estabelece também que as traves devem ter seus postes ancorados firmemente no chão do campo de jogo, estes postes devem ser necessariamente brancos para que sua cor de destaque no verde do gramado e não devem passar de 12 centímetros de largura.

Assim, as linhas que delimitam a trave têm de medir o mesmo que os mastros. O fato de uma bola ultrapassar uma destas linhas determina que esta entrou na trave, considerando-se, portanto, como um gol para a equipe que o marcou.

De que é feita uma trave?

Uma trave de futebol profissional, também denominada gol, é formada por postes paralelos e um travessão, que são formados por materiais como alumínio, aço, plástico ou liga leve, entretanto, em jogos efetivamente profissionais as traves tendem a serem feitas de materiais resistentes e metálicos, o que exclui a possibilidade de plástico e liga leve, que podem ser facilmente danificados e atrapalhar o jogo.

Além disso, em termos profissionais, o gol tem de contar com uma rede de malha quadrada para segurar a bola depois de marcado o gol, que é fabricada com fibra natural ou sintética. A largura da rede não pode passar de 12 cm, e o diâmetro do seu fio deve ser no mínimo de 2 mm. Assim, o gol conta com elementos de fixação da rede, pois esta deve estar presa no chão.

Quanto mede a trave de futebol - De que é feita uma trave?

Tamanho oficial de um campo de futebol

O tamanho do campo de futebol pode variar, entretanto, campos conhecidos como o Itaquerão do Corinthians, o Allianz Parque do Palmeiras e o Estádio do Macaranã possuem todos 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Além disso, a partir de 2016 foi decidido pela CBF que todos os campos do oficiais devem ter essas exatas medidas[1].

Quanto tratamos do padrão internacional estabelecido pela FIFA, as medidas dos campos podem variar um pouco, visto que os padrões abrangem uma enormes quantidade de campos espalhados pelo mundo, ao contrário dos padrões estabelecidos pela CBF, que englobam apenas campos nacionais.

As medidas do campo de futebol previstas pelas normas da FIFA são:

  • Comprimento: entre 90m e 120m;
  • Largura: entre 45m e 90m.

Quando às medidas da trave do campo, o comprimento de 7,32m é mantido.[2]

Quanto mede a trave de futebol - Tamanho oficial de um campo de futebol

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto mede a trave de futebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/01/tudo-igual-dentro-das-4-linhas-cbf-padroniza-gramados-das-series-e-b.html
  2. https://www.fifa.com/mm/document/affederation/generic/81/42/36/lawsofthegame_2011_12e.pdf

Escrever comentário sobre Quanto mede a trave de futebol

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
matt
quanto custa savporra
damiao de cosme de carvalho rocha
tamanho recomendado para trave de um campo de 22X36

Quanto mede a trave de futebol
1 de 4
Quanto mede a trave de futebol

Voltar ao topo da página