As regras do futebol

Quanto mede um campo de futebol

Quanto mede um campo de futebol

Alguma vez você se perguntou quanto mede um campo de futebol? O regulamento estipula que o terreno de jogo tem suas dimensões estabelecidas pela FIFA que devem ser respeitadas pelos clubes de futebol para serem considerados regulamentares e poderem receber competições oficiais. Em umComo.com.br vamos lhe explicar quais são as medidas dentro do regulamento.

Também lhe pode interessar: Quanto mede a trave de futebol

Índice

  1. Cada clube de futebol decide a sua medida
  2. A FIFA
  3. Recomendação da FIFA
  4. A UEFA

Cada clube de futebol decide a sua medida

A FIFA é a instituição que regula as federações neste esporte no âmbito internacional, e estipula oficialmente as faixas de medidas regulares para os campos de futebol que devem ser respeitadas. Do mesmo modo, também existe regulamentação sobre o tamanho da trave ou o peso da bola.

No entanto, cada um dos clubes pode decidir livremente, dentro dessa margem marcada, tanto o comprimento como a largura do seu próprio campo. Dependendo das dimensões estabelecidas pelo clube, este poderia ser beneficiado em relação ao rival durante o jogo. No entanto, devido a esta possível vantagem existe uma certa polêmica com este regulamento.

Quanto mede um campo de futebol - Cada clube de futebol decide a sua medida

A FIFA

Segundo a FIFA, as medidas de comprimento de um campo de futebol em jogos locais devem ter, no mínimo, 90 metros e, no máximo, 120 metros. Em relação à largura do campo as dimensões oscilam entre 45 e 90 metros. Os campos de futebol devem ser retangulares.

Dimensão do terreno de jogo segundo a FIFA:

  • Comprimento: 90-120 metros
  • Largura: 45-90 metros

Por outro lado, para um campo de futebol de salão, as dimensões são diferentes, com uma largura de entre 20 e 25 metros e um comprimento de entre 25 e 30 metros.

Dimensão do campo de futebol de salão segundo a FIFA:

  • Comprimento: 25-30 metros
  • Largura: 20-25 metros

E para os jogos internacionais a FIFA estabelece o comprimento mínimo de 100 metros, enquanto que o máximo é de 110 metros. Quanto à largura, estes campos devem ter dimensões entre 64 e 75 metros.

Dimensão do campo de jogo durante jogos internacionais segundo a FIFA:

  • Comprimento: 100-110 metros
  • Largura: 64-75 metros

Recomendação da FIFA

Apesar da escolha que o clube determinar, a FIFA recomenda que as medidas do campo para jogos a nível profissional tanto nacionais como internacionais sejam de 105 metros de comprimento e 68 metros de largura. De fato estas são as dimensões obrigatórias durante as Copas do Mundo.

Dimensão do terreno de jogo recomendada segundo a FIFA:

  • 105x68 metros

A UEFA

A UEFA, órgão regulador de futebol na Europa, também conta com seus próprios regulamentos em relação às medidas dos campos de futebol. Por isso, em campeonatos da sua competência, como o Campeonato Europeu e a Liga dos Campeões, as dimensões do campo devem oscilar entre 100 e 105 metros de comprimento, enquanto que de largura devem oscilar entre 64 e 68 metros.

Dimensão do terreno de jogo segundo a UEFA:

  • Comprimento: 100-105 metros
  • Largura: 64-68 metros
Quanto mede um campo de futebol - A UEFA

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto mede um campo de futebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
aryne
se fosse nessesario trocar toda a grama do campo quantos metros de grama seriam nessesarios
1 de 3
Quanto mede um campo de futebol