Times de futebol

Time de futebol mais antigo do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 8 fevereiro 2024
Time de futebol mais antigo do mundo

No fim do século XIX, os primeiros times de futebol organizados começaram a ser fundados na grande maioria dos países do mundo, mas alguns clubes iniciaram suas carreiras em meados do século XIX. Foram pioneiros neste esporte como estrutura formal de equipe, razão pela qual merecem o seu reconhecimento na história do futebol.

O futebol tem sido praticado de muitas maneiras e em muitos lugares diferentes durante séculos, mas considera-se que o esporte foi oficialmente inventado em 1863, na Inglaterra, através da Associação Inglesa de Futebol. Por esta razão, o clube mais antigo é o inglês, mais concretamente o Sheffield Football Club. Para descobrir tudo sobre o time de futebol mais antigo do mundo e os demais clubes com mais anos no esporte, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Melhores times de futebol do mundo

Índice

  1. Sheffield Football Club, o time de futebol mais antigo
  2. Munique 1860
  3. Hallam FC
  4. Cray Wanderers
  5. Notts County F.C.
  6. Wrexham Association Football Club
  7. Kilmarnock FC
  8. Le Havre AC
  9. Aston Villa FC
  10. Club Mercedes
Ver mais >>

Sheffield Football Club, o time de futebol mais antigo

O Sheffield Football Club foi reconhecido pela FIFA com o lema "O primeiro time de futebol do mundo" por ser o mais antigo. Foi fundado em 24 de outubro de 1857 na cidade de mesmo nome, localizada na Inglaterra. O time também é conhecido por apelidos como “The Club” ou “The Ancients” por ser o mais antigo da história deste esporte.

Ao longo da sua trajetória esportiva, o Sheffield passou por várias fases, sendo especialmente bem sucedida a passagem do treinador Dave Bassett, que levou a equipe à conquista do seu primeiro título da Liga na campanha de 92-93. Bassett também levou o time à semifinal da FA Cup.

Time de futebol mais antigo do mundo - Sheffield Football Club, o time de futebol mais antigo
Imagem: Sheffield F.C.

Munique 1860

Este clube é o mais antigo da Alemanha. Foi fundado em 7 de maio de 1860, mas somente em 1899 se tornou um clube esportivo geral. Embora sempre tenha estado na sombra de times como o Bayern de Munique, venceu a Bundesliga em 1966 e a Copa da Alemanha em 1942 e 1964.

Time de futebol mais antigo do mundo - Munique 1860

Hallam FC

Hallam FC é um time de futebol fundado na cidade de Sheffield em 4 de setembro de 1860. Esse clube foi criado inicialmente como um time de críquete em 1804, mas com o passar do tempo tornou-se um clube de futebol.

O Hallam FC joga suas partidas em casa no Sandygate Road, o estádio mais antigo do mundo considerado pelo Guinness Book of Records.

Time de futebol mais antigo do mundo - Hallam FC

Cray Wanderers

A fundação deste clube britânico ocorreu na cidade de Kent em 1860 por ferroviários que se dedicavam a jogar futebol nos intervalos do trabalho. Atualmente, é um time semiprofissional de futebol inglês.

Time de futebol mais antigo do mundo - Cray Wanderers

Notts County F.C.

Foi fundado em 28 de novembro de 1862 e é considerado por muitos torcedores o segundo clube mais antigo da Inglaterra. O Notts County foi um dos times ingleses de maior sucesso em seus primeiros anos, vencendo a FA Cup em 1894.

Time de futebol mais antigo do mundo - Notts County F.C.

Wrexham Association Football Club

Este clube de futebol foi fundado na cidade de Wrexham, País de Gales, em 1864. Joga suas partidas no Racecourse Ground Stadium. Em novembro de 2020, foi oficializada a compra da equipe por dois atores: Rob McElhenney e Ryan Reynolds.

Time de futebol mais antigo do mundo - Wrexham Association Football Club

Kilmarnock FC

É o clube de futebol mais antigo da Liga Escocesa. Foi fundado em 1869 por jogadores de críquete. Ele joga suas partidas em casa no estádio Rugby Park. O Kilmarnock FC sagrou-se campeão da Liga em 1965 pela única vez. Além disso, conquistou a Taça da Liga em 2012 e a Taça do Campeonato Escocês em 2022.

Time de futebol mais antigo do mundo - Kilmarnock FC

Le Havre AC

Embora a data exata de sua fundação seja desconhecida, a criação do Le Havre AC como clube de futebol ocorreu em 1872. Joga suas partidas em casa no estádio Nouveau Stade Oceane, inaugurado em 2012. As grandes conquistas desta equipe francesa chegaram em 1959 ao vencer a Copa da França e a Supercopa da França.

Time de futebol mais antigo do mundo - Le Havre AC

Aston Villa FC

O Aston Villa foi fundado na cidade de Birmingham em novembro de 1874. É um dos times ingleses que venceram a Copa da Europa e pertence à Premier League. Atualmente, seu treinador é o técnico espanhol Unai Emery.

Time de futebol mais antigo do mundo - Aston Villa FC

Club Mercedes

É considerado o clube de futebol mais antigo da Argentina daqueles que ainda hoje existem, ou seja, aqueles que continuam a competir no futebol. Esta equipe pertence à cidade de Mercedes, na província de Buenos Aires. O Club Mercedes foi fundado em 12 de maio de 1875 e joga nas categorias inferiores do futebol argentino.

Agora que você conheceu os times de futebol mais antigos do mundo e sabe que o mais antigo de todos é o Sheffield Football Club, pode estar interessado em descobrir Os diferentes tipos de chuteiras de futebol e Quanto mede um campo de futebol.

Time de futebol mais antigo do mundo - Club Mercedes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Time de futebol mais antigo do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Sheffield F.C.
1 de 11
Time de futebol mais antigo do mundo