Outros Outros Esportes

Tipos de ballet

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 fevereiro 2023
Tipos de ballet

O ballet é uma arte cênica através da qual se fundem dança, música orquestral, atuação, cenografia, figurinos, mímica, fantasias e histórias fantásticas. Ao longo da história, o ballet foi se adaptando a novos coreógrafos e novas técnicas de dança.

Existem vários tipos de ballet, desde o ballet clássico onde se destacam obras importantes e modalidades regionais, como o ballet russo, o ballet francês ou o ballet inglês, até o ballet neoclássico ou moderno. Esta dança acadêmica, nascida na Itália renascentista, é caracterizada por movimentos fluidos, precisos e graciosos e suas qualidades etéreas. A seguir, no umCOMO, queremos falar um pouco mais sobre os tipos de ballet. Descubra-os!

Também lhe pode interessar: Tipos de escalada

Índice

  1. Ballet clássico
  2. Ballet neoclássico
  3. Ballet romântico
  4. Ballet moderno
  5. Ballet de ação
  6. Ballet aquático

1. Ballet clássico

O ballet clássico é a forma geral de se referir ao estilo básico do ballet e dele nascem outros tipos de ballet dependendo da geografia, como o russo, o inglês, o francês ou o italiano. Este estilo de dança clássica originou-se nas cortes imperiais e demonstra, através de seus movimentos, a elegância e sofisticação da classe alta ou da cultura da corte. Entre os mais famosos coreógrafos do ballet clássico estão Lev Ivanov ou Marius Petipa, autores das obras clássicas mais populares executadas no ballet clássico, como O Lago dos Cisnes ou O Quebra-Nozes.

Mas se o ballet clássico se caracteriza por algo, é porque suas coreografias costumam ser marcadas por três fases ou etapas bem definidas: Pas de Deux ou movimento lento, variações de solo e um Pas de Deux final ou sequência final. Mas essas não são suas únicas características. O ballet clássico costuma contar um enredo através da coreografia, dos gestos e das expressões faciais dos bailarinos, por isso existe uma técnica e um vocabulário precisos para esse estilo de dança. Além disso, a interpretação do ballet também costuma ser feita por meio de música clássica tocada por uma orquestra. Os movimentos do ballet clássico são geralmente geométricos e suas posições envolvem as pernas, braços, corpo e cabeça, sempre focados na verticalidade do corpo.

Através de suas regras, seu vocabulário e seus estilos, o ballet clássico eleva a arte da dança ao palco e à performance musical.

Descubra Qual é o esporte mais popular do mundo.

2. Ballet neoclássico

O ballet neoclássico surgiu da mão de George Balanchine com a intenção de romper com os passos tradicionais e com a estrutura rígida e estritamente codificada do ballet clássico. Mostra uma coreografia focada na distância entre cada passo. É uma rotina moderna do ballet clássico e não está exatamente ligada a contar uma história através do movimento. No entanto, o ballet neoclássico continua a utilizar sentimentos e emoções que são representados por meio de movimentos corporais. Esta dança tem um estilo mais transparente, claro e austero e refina o vocabulário clássico.

Assim, o ballet neoclássico enriquece a técnica clássica com dança livre e substitui o tempo médio da música por algo mais rítmico. Da mesma forma, caracteriza-se por ter elementos coreográficos mais complexos e mudar o foco da trama para colocá-la na habilidade dos bailarinos. Da mesma forma, as apresentações do ballet neoclássico duram menos que o ballet clássico, o que também marca a diferença entre as duas modalidades.

Tipos de ballet - 2. Ballet neoclássico

3. Ballet romântico

No século XIX, surgiu a arte romântica e sua expressão no amor não correspondido e de sua mão nasceu o chamado ballet romântico. Romance, lugares imaginários e o sobrenatural são abraçados através deste tipo de bailado e o romantismo desesperado é explicado através da bailarina principal. Entre os coreógrafos mais destacados do ballet romântico estão Filippo Taglioni ou Bournonville, que nos deixaram incríveis obras de arte cênica, como La sílfide.

Entre as características fundamentais do ballet romântico, destaca-se a individualidade do artista, pois é ele o principal responsável pelo uso da arte como meio de expressão pessoal e nele sentimentos como a paixão e a subjetividade prevalecem sobre a razão ou a moral coletiva, que representavam a arte cênica no século XVIII.

4. Ballet moderno

O ballet moderno, também chamado de ballet contemporâneo, é um estilo influenciado tanto pelo ballet clássico quanto pela dança moderna. Em relação à primeira, adota-se a técnica, que permite maior amplitude de movimento. E no que diz respeito ao segundo, vêm a inovação e os conceitos atuais típicos do século XX.

De mãos dadas com coreógrafos como Mikhail Fokine ou Serge de Diaghilev, foram promovidas as obras mais exóticas, poéticas e curtas que refletem os enredos e argumentos com maior dramaticidade. O ballet moderno se caracteriza por querer criar formas novas e mais expressivas, com ações dramáticas que envolvem todo o corpo. Além disso, por meio do ballet moderno, cria-se uma fusão de estilos e arte, que permite que coreógrafos e bailarinos liberem seu poder criativo.

Tipos de ballet - 4. Ballet moderno

5. Ballet de ação

O ballet de ação, também conhecido como ballet-pantomima, começou a ser realizado no século XVIII e refere-se a um espetáculo narrativo por meio de coreografia. Sua particularidade é que a trama se desenvolve por meio de uma fusão de dança e pantomima, que se tornou um sucesso na época. O ballet de ação é projetado para representar os problemas do cotidiano em um tom de comédia.

6. Ballet aquático

A modalidade de ballet aquático, popularmente conhecida como nado sincronizado, é uma técnica inovadora que envolve trabalhar em harmonia e sincronia na água. É um estilo de ballet onde os nadadores conduzem a coreografia. Geralmente é praticado em grupos ou em duplas. Atualmente esta disciplina faz parte dos Jogos Olímpicos e de outras competições oficiais.

Agora que você conhece os diferentes tipos de ballets, conheça as danças espanholas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de ballet, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de ballet