PARTILHAR

Como sacar por cima no vôlei

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como sacar por cima no vôlei

O saque por cima, também conhecido como saque tipo tênis, é o primeiro ataque do jogo de voleibol. É caracterizado pelo ato de enviar a bola da área de saque para a quadra do adversário com um golpe de braço. O saque é feito pelo jogador na posição 1 e deve ser feita com a bola solta, passando por cima da rede e iniciando o jogo ofensivo. É um movimento mais potente que o saque por baixo pois dá um impacto maior à bola, dificultando a recepção adversária. Existem três tipos de saque por cima: o saque por cima simples, o saque por cima com efeito e o saque por cima com viagem. Para conhecer os três tipos e saber como praticá-los, continue lendo esse artigo do umComo e saiba como sacar por cima no vôlei.

Também lhe pode interessar: Os toques no vôlei

Saque por cima

Para sacar por cima no vôlei de forma simples, siga os seguintes passos:

  1. Comece por afastar os pés à largura dos ombros, colocando um à frente e outro atrás. O corpo e os pés devem ficar virados para a direção do saque, colocando todo o peso no pé de trás.
  2. Coloque o braço do lado do pé que está à frente de forma a ficar perpendicular ao seu corpo, segurando a bola com a mão mais fraca. A mão dominante é necessária para enviar a bola com força.
  3. Use a mão mais fraca para levantar a bola acima da sua cabeça em cerca de 40 cm. Solte a bola quando o braço estiver completamente estendido. Jogue-a para cima, perpendicularmente ao chão.
  4. Traga o cotovelo dominante atrás, mantendo-o atrás da orelha até bater na bola.
  5. No momento em que a bola atingir o seu nível mais alto, mova o braço para a frente de forma a atingi-la. Mover o seu corpo e transferir o peso ajuda a aumentar a força do saque.
  6. A bola deve ser batida com a mão aberta, usando a palma.
Como sacar por cima no vôlei - Saque por cima

Saque por cima com efeito

Se quer saber como sacar por cima com efeito, confira essas etapas:

  1. Novamente, comece por posicionar os pés à largura dos ombros, deixando um à frente e outro atrás. Coloque todo o seu peso no pé de trás, inclinando um pouco o corpo para a frente.
  2. Coloque o braço de forma perpendicular à sua frente, segurando a bola.
  3. Traga o seu braço dominante à altura dos olhos, apontando o cotovelo para trás.
  4. Jogue a bola ao ar, fazendo com que se eleve pelo menos 45 cm. Não a jogue demasiado alto para evitar errar.
  5. Puxe o braço dominante para trás e lance o braço à frente para atingir a bola. Ao invés do lançamento simples, procure dar uma cortada para baixo com a mão aberta. Durante o movimento, você deve virar o corpo de forma a que o ombro do lado do braço dominante fique ao contrário da bola.
  6. A munheca deve virar completamente de maneira a que os dedos fiquem virados para o chão na hora de empurrar a bola. O peso deve estar no pé da frente no final do movimento.
Como sacar por cima no vôlei - Saque por cima com efeito

Saque por cima com viagem

O saque por cima com viagem é o saque mais avançado de todos. Confira como fazer:

  1. Posicione-se longe da linha de saque, com os pés à largura dos ombros e a pena do lado mais fraco um pouco mais à frente que a dominante. Como você terá de dar alguns passos para a frente, procure manter uma postura confortável.
  2. Segure a bola em sua mão mais fraca e dê dois passos rápidos para a frente, começando com o pé esquerdo e procurando não se desequilibrar.
  3. Ao terceiro passo, jogue a bola para a cima com a mão mais fraca a cerca de 30 cm. Ela deve subir em linha reta na sua frente e ligeiramente para a frente.
  4. Pule para o alto e para a frente, trazendo o braço dominante com o cotovelo atrás da orelha para trás. Use a força do movimento para impulsionar o seu corpo e bater na bola.
  5. Bata a bola empurrando a bola para a frente com a palma aberta ou use a técnica da cortada para colocar a bola na quadra adversária.
Como sacar por cima no vôlei - Saque por cima com viagem

Saiba mais

Agora que já sabe como sacar por cima no vôlei, dê uma olhada nesses artigos e saiba mais sobre a prática esportiva:

Os toques no vôlei

Como jogar vôlei de praia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sacar por cima no vôlei, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Giovanna
eu amei , virou um dos meus sites favoritos. agora já sei como sacar muito bem. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como sacar por cima no vôlei
1 de 4
Como sacar por cima no vôlei

Voltar ao topo da página ↑