PARTILHAR

4 formas de jogar vôlei

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
4 formas de jogar vôlei

O voleibol, também chamado de vôlei, é um esporte muito praticado, tanto em escolas, quanto em eventos esportivos. Além de ser jogado em quadras fechadas, como em ginásios, pode ser praticado na areia da praia e mesmo em roda, de maneira bastante amadora. O voleibol também pode ser praticado por pessoas com diferentes deficiências. Para saber mais sobre essas 4 formas de jogar vôlei, confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre cada uma delas.

Também lhe pode interessar: Onde jogar vôlei em São Paulo (SP)

Diferenças entre vôlei de quadra e de praia

O voleibol pode ser praticado tanto em quadras fechadas de ginásios como na praia, sendo que ambas as modalidades também contam com categorias profissionais. No entanto, não é apenas o cenário que tornam diferentes essas formas de jogar vôlei. As distinções se ampliam quanto às suas regras, medidas da quadra e, principalmente, em relação ao número de jogadores.

Na quadra fechada, o vôlei indoor, são 12 os jogadores de cada time, já na praia são apenas dois, sendo que não há reservas. A quadra do vôlei em ginásios é maior, tendo que possuir 18 x 9m, enquanto a modalidade outdoor, na praia, possui uma quadra de 16 x 8m, embora em competições mundiais essas medidas possam mudar. No caso do vôlei em ginásios, a temperatura não pode estar inferior a 10 graus, enquanto na praia vai depender do clima, sendo que deve estar ao menos em condições de permitir um jogo sem lesões aos jogadores.

Mesmo em competições é possível jogar vôlei na praia à noite, desde que haja iluminação adequada. Outra diferença é quanto à bola usada, enquanto no vôlei indoor ela só pode ser de couro ou couro sintético, na praia a bola também pode ser de outro material, desde que não absorva umidade. O mais comum é que as pessoas que jogam esse esporte de forma amadora sigam as mesmas regras das modalidades profissionais, mas isso depende dos jogadores.

Enquanto um grupo de amigos pode criar as suas próprias regras, escolas de vôlei e clubes podem exigir que as mesmas regras se apliquem. Essas duas formas de jogar voleibol são bastante comuns no Brasil, sendo que enquanto a indoor está mais frequentemente inserida no currículo escolar, a outdoor é preferida nos momentos de lazer, quando as pessoas se encontram na beira da praia.

4 formas de jogar vôlei - Diferenças entre vôlei de quadra e de praia

Roda de vôlei e vôlei paraolímpico

O vôlei jogado em roda é outra forma de praticar o esporte. Nesse caso, não existem muitas regras, sendo uma alternativa quando não existe um espaço apropriado com rede. Assim, os jogadores formam uma roda, sendo que o seu tamanho varia conforme o número de participantes. Aqui, os jogadores recebem as bolas e passam adiante, usando os mesmos movimentos das demais modalidades de voleibol.

Já com o voleibol paraolímpico, tornou-se mais comum que pessoas com deficiências aderissem ao esporte, tornando-se mais uma forma de jogar voleibol. Ele pode ser praticado tanto em pé quanto sentado, o que vai depender das deficiências dos jogadores. Hoje em dia, é possível encontrar times com indivíduos amputados, com lesões na medula espinhal ou cerebrais, bem como paralisia cerebral e quem sofreu acidente vascular cerebral, como paralisia muscular.

4 formas de jogar vôlei - Roda de vôlei e vôlei paraolímpico

Se pretende ler mais artigos parecidos a 4 formas de jogar vôlei, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 formas de jogar vôlei
1 de 3
4 formas de jogar vôlei

Voltar ao topo da página ↑