PARTILHAR

Como jogar vôlei de praia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como jogar vôlei de praia
Imagem: futebolinterior.com.br

O vôlei de praia é uma variação do vôlei, mas jogado sobre uma superfície arenosa, geralmente na praia. Em sua versão profissional, encontra-se federado à FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e é olímpico desde 1996. Durante o verão, é um esporte muito agradável de praticar em qualquer praia. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe como jogar vôlei de praia.

Vai precisar de:
  • 4 ou 6 pessoas
  • Uma bola de vôlei
  • Fitas de material macio e flexível para marcar os limites do campo
  • Rede e varetas laterais para fixar ao solo
Também lhe pode interessar: Como jogar handebol
Passos a seguir:
1

O vôlei de praia é um esporte coletivo. Nele duas equipes se enfrentam. O número de componentes da cada equipe pode ser qualquer um, mas o habitual é duas pessoas contra outras duas pessoas.

Disputa-se ao ar livre em um campo retangular cuja superfície é arenosa, geralmente uma praia. Na zona central do campo situa-se uma rede. As dimensões do campo e a altura da rede podem ser aleatórias quando o praticamos por nossa conta. Oficialmente, joga-se em um retângulo de 9 metros de largura por 18 de comprimento, a altura da rede é de 2,24 metros para mulheres e 2,43 metros para homens.

2

A forma de pontuar e os movimentos do vôlei de praia se assemelham muito com os do vôlei. Neste caso, ganha a partida a equipe que conseguir dois sets, e ganha o set a equipe que chegar a 21 pontos com, pelo menos, 2 de diferença em comparação com o rival. Se alcançados 21 pontos, a diferença for inferior a dois pontos, o set prolonga-se até que alguma das equipes atinja dois pontos de diferença em relação à outra.

3

O jogo começa com um saque na ponta do campo. Para pontuar, a bola deve cruzar a rede e tocar o solo da pista que corresponde à outra equipe. A equipe adversária deve evitar que a bola do saque toque a sua quadra. Aqui, aproveitamos para explicar os tipos de toque de bola que existem. Os toques clássicos são saque, recepção, colocação e arremate.

4

A recepção é a forma que tem a equipe rival de parar o saque. Pode ser recebido de muitas formas, mas a mais habitual é juntar as duas mãos e dar um ligeiro toque na bola para cima. Isto facilitará o toque seguinte, que é a colocação. Disso se encarrega o outro colega já que nenhum jogador pode dar dois toques seguidos.

A colocação consiste em colocar as duas mãos perto e abertas e golpear com ambas a bola por baixo e fazê-la subir acima da altura da rede para que o colega faça o seguinte golpe, o arremate.

5

O resto é prática, ir praticando a força e potência de nosso saque, o poder do arremate e a capacidade de golpear a bola de forma certeira. Por isso, convidamos você a aproveitar os dias mais quentes e desfrutar deste entretenimento que é o esporte de praia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar vôlei de praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • As fitas que limitam o campo devem de ser de uma cor que faça contraste com a cor da areia.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como jogar vôlei de praia
Imagem: futebolinterior.com.br
Como jogar vôlei de praia

Voltar ao topo da página ↑