Outros Outros Esportes

Como jogar peteca

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 31 julho 2021
Como jogar peteca

A peteca é um jogo bastante conhecido no Brasil, isso em razão de sua praticidade e também de suas raízes indígenas, que o tornam presente no país desde os primórdios. Atualmente, as brincadeiras feitas ou propostas para crianças giram muito em torno do tecnológico, sendo bom para o desenvolvimento dos pequenos que os façamos praticar esportes e brincadeiras ao ar livre, entrando em contato com a natureza e deixando de lado telas e conexões virtuais. Sendo, então, a peteca uma ótima forma de diversão em família ou entre crianças na escola.

Por ser um jogo antigo, que muitos não jogam há muito tempo, é normal que acabemos por esquecer suas regras, tendo apenas uma leve lembrança de seu funcionamento, e é para te ajudar nisso que estamos aqui. Se você quer saber como jogar peteca e até mesmo como produzir uma caseira com materiais simples, leia este artigo do umCOMO e aprenda tudo o que você precisa saber acerca do assunto.

Também lhe pode interessar: Como jogar handebol

Índice

  1. O que é a peteca
  2. Regras da peteca
  3. Como fazer uma peteca simples
  4. Passo a passo para fazer uma peteca

O que é a peteca

A peteca é uma brincadeira indígena cujo nome significa "bater com a mão" em tupi, tendo origem no Centro-Sul brasileiro e sendo praticada até mesmo antes da chegada dos portugueses ao território americano, o que explica sua popularidade até os dias de hoje no Brasil. Por ser uma brincadeira bastante antiga, existem formas de confeccionar a peteca em casa com materiais simples, aliás, originalmente o brinquedo era feito com pedras envoltas em palha de milho e, para a decoração final, que se coloca em cima, como você já deve saber, eram utilizadas penas de aves.[1]

Essa brincadeira, que leva o mesmo nome o objeto em si, consiste em jogar o brinquedo para o ar, usando as forças das mãos, de forma que os outros jogadores não podem deixá-lo cair no chão. A lógica é similar à do vôlei, esporte em que perde o time que deixar a bola tocar o chão.

Já que falamos sobre as culturas indígenas, você sabia que elas estão mais presentes no nosso dia a dia do que imaginamos? Um dos momentos nos quais entramos em contato com termos nativo-americanos, especialmente do tupi, é nos nomes próprios utilizados no Brasil, com os quais estamos tão acostumados que acabamos nem percebendo sua origem.

Quer saber alguns desses nomes? Confira 90 nomes indígenas femininos e veja se o seu é um deles!

Regras da peteca

Quando vamos organizar uma brincadeira, o primeiro detalhe a se ter em mente é a quantidade de jogadores necessários para que tudo flua de acordo com o planejado. Em relação à peteca, o legal é que podemos jogar até a partir de 2 jogadores, sendo que, nesses casos, o ganhador é aquele que não deixar a peteca cair. Se formos brincar com uma quantidade razoável de jogadores, é possível fazer dois times, de forma que ganha o time que não deixar a peteca cair no chão.

Já que esse é um jogo com uma única regra, a de não deixar a peteca cair, você pode aproveitar sua simplicidade para estipular regras extras ou prêmios que se encaixem no contexto. No caso de brincadeira com crianças, é possível oferecer balas e outros doces pro time ganhador, sem se esquecer de um prêmio de consolação para o time perdedor, afinal, crianças podem ser sensíveis em relação a competições e acabarem por se sentir tristes caso percam.

Ainda que essa não seja uma regra, é importante também salientarmos que esse é um jogo que exige bastante espaço livre, sendo assim, deve ser jogado em uma quadra, campo ou então em um parque, evitando locais fechados e, principalmente, aqueles com objetos quebrantes ou cortantes, como lâmpadas e outros feitos de vidro.

Para ver como confeccionar sua própria peteca, continue lendo esse artigo e, se estiver buscando outras opções de diversão fora de ambientes fechados, veja também 16 brincadeiras ao ar livre para crianças e escolha as que mais se encaixarem com o seu cronograma.

Como fazer uma peteca simples

Já que peteca é um esporte bastante antigo e, por vezes, até mesmo considerado antiquado, pode ser que você tenha dificuldades em encontrar uma para comprar em lojas de esporte perto de sua casa, o que acontece com outras atividades que caíram em "desuso".

Para evitar que você tenha chegado até aqui, aprendido a jogar e acabe se deparando com uma dificuldade em encontrar a peteca, preparamos um tutorial para que você possa produzir o brinquedo fazendo uso de materiais que se pode encontrar em casa.

Par fazer uma peteca você vai precisar de:

  • Pedras de pequeno porte;
  • Papel de jornal;
  • Fita adesiva grossa;
  • Penas decorativas.

Tudo pronto? Agora vamos à confecção, que não deve tomar mais do que 5 minutos para ser concluída.

Passo a passo para fazer uma peteca

Assim que tiver todo o material, siga o passo a passo abaixo para fazer sua peteca caseira:

  1. Pegue uma folha de papel de jornal e a deixe esticada em cima de uma superfície lisa;
  2. Pegue outra folha de papel de jornal e a amasse para fazer a base da peteca. Essa base será um amortecedor, afinal, o resto do interior do brinquedo é composto por pedras, para dar peso;
  3. Pegue as quatro pontas do papel de jornal esticado e as junte, formando uma espécie de recipiente;
  4. Jogue as pedras dentro do recipiente formado até julgar suficiente para uma peteca;
  5. Feche o papel de jornal e o embrulhe com fita adesiva, formando um objeto redondo;
  6. Cole as penas decorativas na parte superior da peteca, ou seja, aquela dura onde estão as pedras.

Você também pode pintar o exterior do jornal para dar personalidade a sua peteca.

Caso você precise de mais dicas para construir seu brinquedo, veja também como fazer uma peteca e encontre um passo a passo detalhado da manufaturação desse jogo clássico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar peteca, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. BAGATIN, F. O artefato peteca como material de apoio pedagógico para as aulas de Educação Física. 2013. Produção Didático Pedagógica (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3iJsOeB. Acesso em: 25 jul. 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como jogar peteca