Partilhar

Quais são os esportes que ajudam no crescimento

Por Patrick Gomes. Atualizado: 18 setembro 2018
Quais são os esportes que ajudam no crescimento
Fonte: http://www.kidsphysio.co.uk

É certo que a altura e o desenvolvimento muscular estão estreitamente ligados à nossa genética. No entanto, não precisamos renunciar a nós mesmos se não estamos satisfeitos com a nossa aparência física. Na verdade, existem esportes que envolvem alongamentos, que nos podem ajudar a ganhar altura, se praticada em fase de crescimento. Neste artigo do umCOMO mostramos quais são os esportes que ajudam no crescimento.

Também lhe pode interessar: Os melhores esportes para crianças

Como funciona o crescimento

Existem atividades físicas para estimular o crescimento? A resposta é sim, mas antes é preciso entender como o processo de crescimento funciona.

Se você deseja aumentar sua estatura, o responsável é um hormônio produzido numa região do seu cérebro menor que um grão de feijão: a hipófase é quem produz o GH (o hormônio do crescimento). Segundo o endocrinologista e professor de Medicina da Universidade de São Paulo, Marcello Bronstein, em entrevista ao portal Drauzio Varella[1], esse hormônio age no organismo como um todo.

Ou seja, para crescer, é necessário que seu organismo esteja produzindo GH em quantidades suficientes. Boa notícia: existem várias formas de estimular a produção do GH, desde alimentos que estimulam a produção do hormônio do crescimento a esportes que ajudam a crescer.

Leitura complementar: Como saber se vou crescer mais

Como crescer: estimulando a produção de GH naturalmente

Existem diversas atividades físicas para estimular o crescimento. No entanto, antes de investir nessas atividades é importante estar atento a outras maneiras de estimular a produção do GH. Veja algumas dicas a seguir:

  1. Diminua sua gordura abdominal: há muitas razões para se livrar da gordura abdominal, mas quando se fala em crescimento, a principal é a seguinte: de acordo com um estudo publicado pelo Journal Of Clinical Endocrinology & Metabolism[2],um nível baixo de gordura abdominal ajuda a aumentar o nível de produção do GH. Confira algumas dicas em nosso artigo como queimar gordura abdominal rápido.
  2. Diminua o consumo de carboidratos simples: atualmente, o nível de preocupação com o consumo de açúcares cresceu muito, sobretudo devido a alta nos casos de obesidade e diabetes. Mas não é só por causa disso que o açúcar faz mal ao organismo: de acordo com pesquisadores da Universidade de Milão[3], os níveis altos de insulina no sangue (estimulados pelo consumo de carboidratos simples) diminuem a taxa de produção de GH.
  3. Tenha um sono de qualidade: sem dúvidas, um sono de qualidade tem muitas propriedades benéficas para o organismo. Uma delas é que, enquanto dormimos, a produção de GH atinge seu pico, de acordo com pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington[4].

Alimentos que estimulam o hormônio do crescimento

Pratica atividades físicas e já segue as dicas acima? Ótimo! Para crescer, basta agora consumir alimentos que estimulam o hormônio do crescimento (GH). De acordo com especialistas do portal Mass Gain Source[5], você deve dar prioridade a pratos que contenham:

  • Iogurte;
  • Leite;
  • Limão;
  • Gelatina;
  • Peixe;
  • Passas;
  • Ovos;
  • Óleo de coco;
  • Beterraba;
  • Abacaxi:
  • Frango:
  • Carne bovina;
  • Castanhas.
Quais são os esportes que ajudam no crescimento - Alimentos que estimulam o hormônio do crescimento

Esportes que ajudam no crescimento

De acordo com estudo publicado por médicos-pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia[6], a atividade física, se moderada, ajuda no crescimento e desenvolvimento dos ossos. Ou seja, a lista de exercícios físicos que ajudam no crescimento é ilimitada. Fique atento: não existem especificamente esportes que prejudicam o crescimento. Segundo os pesquisadores, o que realmente pode prejudicar a produção de GH é a atividade física intensa.

Por isso, pegue leve! Veja a seguir a lista de esportes que ajudam no crescimento:

Jogar basquete faz crescer?

O basquete é um dos esportes com mais fãs em todo o mundo, e é famoso por causa da altura exorbitante de muitos dos seus jogadores.

Recomenda-se a prática em fase de crescimento porque ajuda os ossos a alongar. A execução de saltos repetidamente e constantes favorece a esticar os ossos de modo que eles acabem por ganhar mais comprimento. É claro que prática do basquetebol não vai fazer com que passe dos 1,60 aos 1,85, no entanto se praticar com idade jovem, você poderá obter resultados incríveis - logo, o basquete faz crescer.

Para além de esticar os ossos, o basquetebol é ideal para o aumento de agilidade, resistência e e espirito de equipa.

Outra vantagem é que não é necessário grandes infraestruturas para a sua prática. Basta você colocar a sua cesta no quintal da sua casa, e na maior parte das escolas e faculdades já têm um campo para que os alunos possam jogar.

Vôlei ajuda a crescer?

Esse esporte tem um funcionamento parecido ao basquetebol: repetidas tentativas para alcançar a bola com o seu corpo de forma que acaba por se esticar e endireitar, contraindo os músculos. Desta forma, o voleibol é um dos esportes mais benéficos para ajudar no crescimento. Além disso, também é excelente para o sistema cardiovascular.

Natação faz crescer?

Enquanto aprender a nadar corretamente pode ser difícil para um adulto, não impossível. A natação é, sem dúvida, um dos esportes mais completos, exercitando os braços, pernas, costas e abdominais, tudo ao mesmo tempo. Além disso, a água ajuda a moldar o corpo, ajuda a regular a temperatura do corpo e, ao mesmo tempo, você aprende a controlar a respiração aumentando a sua capacidade pulmonar.

Mas surge a dúvida: natação faz crescer até que idade? O ideal é aproveitar o "período de estirão" para fazer nação, ou seja, dos 8 aos 14 anos.

Veja mais em: Quais são os benefícios da natação

Ciclismo

Andar de bicicleta ajuda muito no desenvolvimento das pernas, incentivando alongamento nos ossos ao mantê-los em constante movimento, de forma a evitar problemas comuns nos joelhos ou tornozelos. Além disso, para aumentar a sua capacidade de crescer, pode levantar o assento um pouco para que os movimentos sejam mais amplos.

Sugestão: Como começar a fazer ciclismo

Dança

Embora a dança pareça mais uma forma divertida útil para relacionar com outras pessoas, é também uma excelente forma de exercício para promover o crescimento. Este esporte pode ser praticado sozinho ou com um parceiro e vai ajudar a fortalecer os músculos, esticar os ossos e melhorar a sua coordenação de movimento e equilíbrio.

Se você precisa de uma inspiraçãozinha para dançar, deixamos abaixo uma das aulas de zumba do canal do umCOMO no YouTube:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os esportes que ajudam no crescimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/hormonio-do-crescimento/
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2690428/
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10484056
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC297368/
  5. https://www.massgainsource.com/foods-that-increase-hgh/
  6. http://www.scielo.br/pdf/rpp/v26n4/a13v26n4.pdf

Escrever comentário sobre Quais são os esportes que ajudam no crescimento

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Bruno
Artes marciais ajudam no crescimento?
atamar siqueira da silva
minha filha tem 14 anos ela tem 148 e bem pequena fazer natação sera que ela vai desenvolver ?
A sua avaliação:
lazaro
podemos ser jogadores de basquete com 1,45
Bruna
tenho a mesma duvida kkkkkkkkkkk
Bruno
Quais foram as referencias que comprovaram o estudo acima?
Vinicius
hm... pratiquei natação por 1 mês com 13 anos fui de 1,50 ate 1,70 em um mês(praticava isso todo dia).
alceni
gostaria de saber se ginastica ri timica ajuda no crescimento?
Nelson
Adorei a matéria e faz todo o sentido, pratiquei basquete e durante esse tempo o meu corpo se desenvolveu de forma muito mais rápida.
Larissa
Vc pode ter melhorado várias capacidades físicas. No entanto, a sua altura não foi influenciada pela prática do basquete. Na dúvida, pergunte a algum fisio, ortopedista ou educador físico que conhecer.
Nelson
Pelo contrário, a altura foi um dos elementos que mais se destacou com a prática de basquete. E é algo natural com a prática desse esporte, você tem um predisposição genética que faz você ser alto, baixo, médio no entanto a prática de basquete (por exemplo) pode influenciar na sua altura, ou seja, você não vai ficar um gigante só por praticar basquete, mas pode sim influenciar na sua altura a prática desse esporte.
Larissa
Quem é o autor dessa baboseira? Pelo amor de Deus, nunca li um absurdo tão grande na minha vida. Sou da área de Educação Física e me sinto ofendida por tamanha estupidez.
Jonas Machado
Definindo o site em um comentário

Quais são os esportes que ajudam no crescimento
Fonte: http://www.kidsphysio.co.uk
1 de 2
Quais são os esportes que ajudam no crescimento

Voltar ao topo da página