Outros Esportes de água

Quais são os esportes aquáticos

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 31 julho 2023
Quais são os esportes aquáticos

A chegada do verão implica no aumento das temperaturas. O bom tempo incentiva muitas pessoas não só a sair e a passear, como também a praticar esportes aquáticos que não podem ser feitos durante o resto do ano. São disciplinas ideais para fazer, quer individualmente, em família ou amigos aproveitando os dias de calor e verão ou férias.

Os esportes aquáticos não são apenas uma mera atividade de lazer, mas servem para te manter ativo e exercitado por meio de um outro tipo de treino que não costuma fazer durante o resto do ano. Para quem gosta de esportes e de atividades na água, são uma ótima opção de exercício. Para descobrir quais são os esportes aquáticos que existem, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da natação
Índice
  1. Natação
  2. Canoagem
  3. Surfe
  4. Kitesurfe
  5. Windsurfe
  6. Stand up paddle surf
  7. Esqui aquático
  8. FlyBoard
  9. Rafting
  10. Vela
Ver mais >>

Natação

A natação é provavelmente o esporte aquático mais praticado no mundo. Além de poder fazê-la no verão, também pode ser praticada durante o resto do ano em piscinas aquecidas. É uma disciplina recomendada pelos médicos para a reabilitação de várias partes do corpo, pois grande parte dele é exercitado com essa prática.

A natação tem muitos benefícios cardiovasculares e musculares. Além disso, enquanto exercita o corpo com a natação, você pode se refrescar devido as altas temperaturas do verão.

Neste outro artigo do umCOMO contamos Quais são os benefícios da natação. E se quiser aprender um pouco mais sobre esse esporte veja o nosso vídeo sobre como nadar crawl.

Canoagem

É muito semelhante à canoa ou caiaque. Pode praticá-la nos rios ou no mar e consiste em subir em um barco de plástico e alongado, com o qual se pode navegar na água com a ajuda de remos.

A canoagem pode ser praticada individualmente ou com várias pessoas. Quando é feita com várias pessoas, é importante que haja uma grande coordenação entre elas e que remem na mesma direção.

Quais são os esportes aquáticos - Canoagem

Surfe

É um dos esportes aquáticos mais atraentes. Consiste em ficar em pé sobre uma prancha enquanto você surfa as ondas em cima dela, algo que nem todo mundo consegue porque exige equilíbrio e muita prática.

Depois que você pega o jeito e ganha experiência, o surfe é uma disciplina que permite curtir muito o esporte e a água.

É um esporte ideal para praticar nas praias, neste outro artigo mostramos Como aprender a surfar.

Kitesurfe

No kitesurfe, você desliza pela água em cima de esquis ou pranchas de surfe segurando uma grande pipa. Para isso, é preciso que o vento seja forte e que não haja ondas excessivas.

Os especialistas neste esporte aproveitam as condições climáticas para fazer curvas e piruetas. Provavelmente vai demorar a pegar o jeito no começo, mas conforme você pratica, vai aperfeiçoar a técnica e adorar.

Quais são os esportes aquáticos - Kitesurfe

Windsurfe

Este esporte aquático é amplamente praticado. É necessária uma prancha e incorpora uma vela articulada, que você pode mover como quiser. Para praticar o windsurfe é preciso ter muito equilíbrio e muita destreza. Treinando com constância, você vai conseguir rapidinho.

Stand up paddle surf

É uma modalidade nova, pois surgiu há alguns anos. O stand up paddle surf é uma variedade do surfe: a principal diferença é que, para surfar de prancha, você pode se ajudar com um remo para se movimentar sobre as ondas.

Nos últimos anos, esse esporte ganhou popularidade e é ideal para quem não consegue ficar de pé em uma prancha de surfe sem ajuda.

Quais são os esportes aquáticos - Stand up paddle surf

Esqui aquático

É um esporte perfeito para os mais corajosos, já que é semelhante ao esqui, mas você fica acima da água e se agarra a uma corda presa a um barco a motor que se encarrega de levá-lo.

No esqui aquático, você sobe em dois esquis ou mesmo uma prancha, conforme a modalidade escolhida, e o barco leva-o sobre a água a toda a velocidade. É um esporte aquático em que se pode descarregar muita adrenalina.

FlyBoard

É um esporte aquático que está em pleno crescimento. Para praticá-lo, há uma prancha sob seus pés contendo jatos d'água descendentes que permitem voar sobre a água do mar. À medida que você ganha confiança e experiência, suas habilidades aumentam consideravelmente.

Na Espanha, você pode praticar FlyBoard em cidades como Barcelona, ​​​​Torrevieja, Múrcia, Alicante, Pontevedra, Ibiza e até mesmo em cidades sem praia como Madri.

Quais são os esportes aquáticos - FlyBoard

Rafting

Rafting é um esporte aquático que combina água e natureza. Esta é uma atividade que acontece nos rios e na qual você desliza em alta velocidade enquanto controla o barco inflável com os remos.

Para praticar o rafting não é necessário um condicionamento físico espetacular: basta querer se divertir, ouvir as instruções e ter disposição para trabalhar em equipe.

Vela

É um dos esportes aquáticos mais emocionantes. É uma disciplina em que você desliza sobre a água a bordo de um veleiro movido pelo vento. Apesar de não exigir muita experiência, é importante ter força.

Na vela, o barco não tem motor, então você mesmo se encarrega de manobrá-lo. Portanto, é essencial ter uma condição física ideal antes de iniciar este esporte para evitar lesões e praticar com mais facilidade.

Quais são os esportes aquáticos - Vela

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os esportes aquáticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Quais são os esportes aquáticos