Outros Outros Esportes

Dodgeball: o que é e como se joga

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 14 janeiro 2023
Dodgeball: o que é e como se joga

O surgimento de esportes alternativos às práticas esportivas tradicionais é extensível a todo o mundo. A partir dos centros educativos são realizadas atividades físicas que ajudam a promover o trabalho em equipe do ponto de vista lúdico. Nesse sentido, o dodgeball vem ganhando muita popularidade nas aulas de educação física em escolas e outros centros de treinamento.

Mas o que é dodgeball? Provavelmente você o conhece por outros nomes como queimada ou bola da morte. Apesar de ser uma atividade física praticada em muitos centros educacionais, há quem o considere também como outro esporte. Para descobrir sobre Dodgeball: o que é e como se joga, suas regras e história, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Magnésio líquido: o que é e para que serve

Índice

  1. O que é dodgeball
  2. História do dodgeball
  3. Como jogar dodgeball

O que é dodgeball

É um esporte colaborativo e de oposição jogado em uma quadra dividida. O objetivo principal é eliminar ou "matar" os jogadores da equipe adversária lançando bolas e tocando-as antes que esses rivais alcancem o mesmo objetivo.

Nos poucos minutos que duram os jogos de dodgeball, as equipes devem tentar a eliminação do maior número possível de jogadores da equipe adversária para ter menos jogadores do time rival e preservar os integrantes de sua equipe.

Se os mesmos jogadores eliminados permanecerem em ambas as equipes durante o jogo até sua finalização, ambos somam um ponto e o resultado fica empatado. Para iniciar o jogo, os participantes de cada equipe ficam atrás da linha de fundo do seu próprio lado do campo e as bolas são colocadas ao longo de toda a extensão da linha central. No dodgeball, se joga com 6 bolas que podem ser lançadas em qualquer parte do corpo dos jogadores adversários, exceto na cabeça.

Quando o árbitro dá o sinal para iniciar o jogo, as duas equipes correm para as bolas. No caso de vários jogadores pegarem uma bola ao mesmo tempo, o início é repetido. Este esporte permite que você desenvolva uma infinidade de habilidades, como lançar, mirar, receber, pular e esquivar.

Além disso, o dodgeball requer gerenciamento de tempo, coordenação olho-mão e velocidade de reação. Também permite trabalhar a resistência cardiovascular e incentiva o uso de estratégias de cooperação e equipe.

Dodgeball: o que é e como se joga - O que é dodgeball

História do dodgeball

Dodgeball é um esporte alternativo que nasceu durante o século XX nos Estados Unidos. Oficializado em 1960, foi criado para ser praticado em escolas secundárias e se desenvolveu até se tornar um esporte oficial.

Outros esportes mais populares na Espanha derivam do dodgeball, como o Dachball, nascido em Aragão. Também é conhecido como queimada, jogo muito praticado nas escolas durante as aulas de educação física.

É um esporte da moda em países como Estados Unidos e Reino Unido. Já teve as primeiras ligas amadoras, mas devido ao seu nascimento recente ainda tem um longo caminho a percorrer para ter torneios de categoria profissional.

No entanto, graças à sua popularidade nos centros educacionais, o dodgeball é um esporte praticado por muitas pessoas e é facilmente reconhecido pelo jogo coletivo nas escolas.

Dodgeball: o que é e como se joga - História do dodgeball

Como jogar dodgeball

Para saber como jogar este esporte, você precisa conhecer as regras do jogo de dodgeball. São as seguintes:

  • O regulamento internacional indica que cada equipe deve ser composta por 6 jogadores, mas dependerá do número total de participantes para o jogo. O espaço disponível também influencia no número de jogadores que compõem cada equipe.
  • As equipes são divididas igualmente e a quadra de jogo é dividida ao meio. A pista é retangular, ou seja, mais longa do que larga, e de acordo com o regulamento oficial deve ter medidas de 18 X 9 metros.
  • Em uma parte do campo de jogo, um lugar é reservado para os jogadores "mortos" ou "queimados". Em certas adaptações de dodgeball, a duração dos jogos pode ser encurtada com a introdução de duas novas linhas: uma branca e outra vermelha. Desta forma, a demanda e a dificuldade do jogo aumentam.
  • Nos jogos escolares de dodgeball, para agilizar e tornar o jogo mais dinâmico, sua duração pode chegar entre 3 e 5 minutos. Em vez disso, uma partida dura 40 minutos de acordo com os regulamentos internacionais. Este tempo é dividido em dois tempos de 20 minutos, com um tempo limite de 30 segundos em cada tempo disponível para cada equipe.
  • Em caso de empate, uma fase de desempate de 4 minutos é realizada. Caso a igualdade seja mantida, uma rodada de lançamento de morte súbita é realizada.
  • É proibido tocar na bola com os pés, bem como pisar na linha que divide os dois lados do campo de jogo ou passar para o campo da equipe adversária.

Como você já descobriu o que é dodgeball e como jogá-lo, recomendamos que você leia estes outros artigos curiosos sobre Jogos com bola e Brincadeiras ao ar livre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dodgeball: o que é e como se joga, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dodgeball: o que é e como se joga