Fitboxing: o que é e benefícios
O fitboxing se tornou popular nos últimos tempos como um método alternativo de boxe. Cada vez mais pessoas estão começando a se exercitar nessa modalidade e se apaixonando por essa disciplina, beneficiando-se de tudo que ela oferece ao corpo e levando ao seu crescimento em academias e centros esportivos de todas as cidades.
Trata-se de um treinamento de alta intensidade que combina os movimentos do boxe com outros exercícios de fitness funcional e muay thai. Para saber mais, leia este artigo do umCOMO sobre fitboxing: o que é e benefícios.
O que é fitboxing
O fitboxing é uma prática esportiva alternativa de boxe. Sua origem está nos Estados Unidos e teve uma grande aceitação na Europa, começando pela Itália. Hoje em dia, muitas academias italianas e do restante da Europa oferecem aulas deste esporte, que está em alta.
Os treinos de fitboxing são de alta intensidade e combinam movimentos característicos do boxe com exercícios de muay thai e fitness funcional. Os participantes dessas aulas colocam à prova sua precisão e força com esse boxe individual.
No fitboxing, é permitido dar golpes em um saco seguindo o ritmo da música e busca-se a diversão por meio da gamificação. É uma atividade equipada com sensores, o que oferece aos praticantes a oportunidade de competir enquanto se esforçam para ser precisos na sincronização e alcançar as pontuações mais altas.
Benefícios do fitboxing
O fitboxing traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Em termos físicos, os benefícios mais destacados são:
- Sendo um treino cardiovascular, melhora a circulação sanguínea e a capacidade respiratória, aumentando a resistência;
- Permite tonificar todos os grupos musculares, já que seus movimentos envolvem os músculos dos braços, ombros, pernas e abdômen, entre outros;
- Se seu objetivo é perder peso, o fitboxing é um esporte recomendado para isso. Em cada sessão de treinamento de 45-47 minutos, queimam-se aproximadamente uma média de 500 calorias.
E estes são os benefícios mentais que a prática do fitboxing oferece:
- Reduz o estresse acumulado e a agressividade devido ao ritmo acelerado do treino e às diferentes técnicas dos esportes de combate;
- Ajuda a melhorar a concentração, já que se trabalha em diferentes níveis em um objetivo (saco de boxe em forma) e com uma finalidade: dar golpes firmes e harmoniosos;
- A execução das técnicas de pernas e braços em sequência rápida aumenta a coordenação;
- Ao aliviar o estresse, ajuda a melhorar a qualidade do sono;
- Contribui para aumentar a autoconfiança.
Como praticar fitboxing
Os treinos de fitboxing incluem uma série de movimentos tradicionais de boxe, como ganchos, jabs e uppercuts. Além disso, são realizados exercícios funcionais, como lunges (estocadas) e agachamentos, e elementos do kickboxing para tornar o treinamento mais equilibrado, também focado no desenvolvimento da resistência e da força.
As aulas de fitboxing têm uma duração de 47 minutos e estão divididas em três partes: um aquecimento de 10 minutos, 8 rounds de socos e um treino funcional que combina exercícios de cardio, força e coordenação. Em seguida, há 5 minutos de alongamentos de todos os grupos musculares para relaxar. As rotinas mudam a cada duas semanas.
É importante ter em mente que movimentos bruscos, especialmente de pernas e braços, podem causar lesões, como contraturas musculares acentuadas, entorses e danos nas articulações, se você não treinar corretamente ou não fizer um aquecimento adequado antes da sessão de fitboxing.
Material para praticar fitboxing
Para praticar fitboxing, são necessários diversos materiais. Utilizam-se sacos de boxe e bolas medicinais para ajudar no desenvolvimento da agilidade, força e potência de cada praticante. Também são necessários luvas específicas para boxe ou fitboxing para evitar lesões durante a prática. Essas luvas são pequenas e leves, não sobrecarregando nenhum movimento. Como alternativa, você pode usar luvas de MMA ou para saco de pancada, mas elas são mais pesadas e se adaptam melhor a atletas experientes.
Em relação à roupa adequada para fitboxing, não é necessário um traje específico: apenas são necessários calças, de preferência curtas, e uma camiseta sem mangas que permita realizar movimentos amplos de pernas e braços com conforto. Além disso, um calçado tradicional de academia que tenha boa aderência ao pé é perfeito para esses treinos.
Contraindicações para a prática de fitboxing
Apesar dos múltiplos benefícios físicos e mentais que a prática do fitboxing oferece, em alguns casos é contraindicado, como, por exemplo, para:
- Pessoas que tenham alguma lesão muscular ou esquelética. Sua prática poderia agravar esse tipo de lesão Por isso, antes de começar nesse esporte, você deve se certificar de não ter nenhuma lesão;
- Pessoas com problemas nas articulações;
- Pessoas com hemofilia, ou seja, problemas de coagulação;
- Pessoas que sofram de algum tipo de doença cardiovascular.
Nesses casos, você deve sempre consultar seu médico sobre praticar fitboxing ou não. Agora que você conhece melhor o fitboxing, recomendamos que leia estes outros artigos do umCOMO: "O que é bootcamp" e "O que é MMA".
Se pretende ler mais artigos parecidos a Fitboxing: o que é e benefícios, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.