Otros Artes Marciais

O que é MMA

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 27 fevereiro 2023
O que é MMA

As Artes Marciais Mistas, também conhecidas como MMA (sigla em inglês), são um conjunto de disciplinas que formam um único esporte. Graças às transmissões de televisão nos últimos anos, tem cada vez mais fãs. Vários deles são até incentivados a praticar esta disciplina como hobby ou para começar a competir no mundo das Artes Marciais Mistas.

Embora a popularidade do MMA tenha crescido nos últimos tempos, ainda existe algum desconhecimento sobre quais disciplinas o compõem, do que se trata e seus respectivos regulamentos. Para acompanhá-lo na televisão ou praticá-lo em qualquer nível, é importante conhecê-lo. Descubra o que é MMA lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que é taekwondo

Índice

  1. O que é MMA
  2. Origem do MMA
  3. Esportes usados ​​no MMA
  4. Regras das Artes Marciais Mistas

O que é MMA

As Artes Marciais Mistas são um conjunto de esportes de combate e contato. Nele é permitido o uso de diferentes técnicas de luta e vários estilos dentro de um mesmo combate. Tanto as técnicas de golpe quanto as técnicas de finalização (no chão ou em pé) também são autorizadas.

No início do MMA, seus combates eram formados por atletas treinados em diferentes artes marciais, como um judoca contra um boxeador ou um lutador de karatê contra um jiu-jitsoka.

Origem do MMA

Para descobrir a origem das Artes Marciais Mistas, é preciso voltar à Grécia Antiga, mais especificamente aos Jogos Olímpicos que começaram a ser realizados em 708 aC. Nessa disputa, era realizada uma competição chamada pancrácio: era uma luta corpo a corpo praticamente sem regras em que, em muitas ocasiões, um dos competidores acabava morrendo.

Tendo como referência a luta livre profissional e o pancrácio, somando a luta livre do Japão e o vale tudo brasileiro, formou-se o que hoje é conhecido como Artes Marciais Mistas.

A história do MMA teve sua virada em 1993, ano em que o americano Rorion Grace criou o primeiro torneio do Ultimate Fighting Championship, mais conhecido como UFC. Grace foi um dos grandes responsáveis ​​pela disseminação desse esporte pelo mundo.

O que é MMA - Origem do MMA

Esportes usados ​​no MMA

Sendo uma composição de diferentes esportes de combate e contato, o MMA engloba diferentes disciplinas. Os competidores podem ser especialistas em um desses esportes, mas para serem mais completos precisam treinar nas demais disciplinas.

Os esportes usados ​​nas Artes Marciais Mistas são os seguintes:

  • Jiu-jitsu: é uma variável do judô e sua origem é brasileira. Suas técnicas de luta são no chão e podem ser feitos estrangulamento, rendição, imobilização e bloqueio articular. Os especialistas neste esporte fazem todo o possível para jogar o adversário no chão.
  • Boxe: nesta disciplina apenas os punhos são usados ​​para atingir o adversário. Quem pratica Artes Marciais Mistas utiliza os conceitos do boxe quanto ao esforço aeróbico exigido e ao trabalho de média distância.
  • Judô: de origem japonesa, baseia-se no estrangulamento, arremesso, imobilização e deslocamentos, principalmente do cotovelo. Foi criado a partir do jiu-jitsu e uma das grandes vantagens dos judocas é que eles possuem um ótimo nível tanto no chão quanto em pé. O judô é considerado um dos sistemas de combate mais eficazes.
  • Muay Thai: trata-se do boxe tailandês. São usados ​​socos, cotoveladas, chutes e joelhadas. Uma de suas principais técnicas é 'cruzar' o adversário com a perna, descarregando sobre ela o peso do corpo. Explicamos alguns Benefícios do Muay Thai para as mulheres.
  • Luta livre: muitos atletas do MMA são especialistas em estilo livre ou luta greco-romana. É uma disciplina baseada na luta corpo a corpo, contemplando quedas e arremessos. É um dos esportes olímpicos mais antigos.
  • Karatê: é uma arte marcial desenvolvida no Japão e destinada a lutar contra guerreiros feudais ou samurais. Usa-se mão aberta, pés e punhos para atacar. Também combina chutes e socos, desenvolvidos sempre em pé.
  • Taekwondo: é um esporte olímpico e se destaca pela variedade de técnicas de chutes. É a disciplina de combate mais popular e a arte marcial mais praticada no planeta. Sua origem é coreana e inclui alguns golpes de karatê.
  • Kickboxing: é um esporte de combate criado por um mestre japonês de outro MMA, o karatê. Por esta razão, contém uma mistura de técnicas desta disciplina e do boxe. Inclui pés, punhos e chutes baixos nas coxas como no Muay Thai, mas não autoriza golpes com os cotovelos.
O que é MMA - Esportes usados ​​no MMA

Regras das Artes Marciais Mistas

Algumas das regras básicas das Artes Marciais Mistas são as seguintes:

  • Em cada esporte utilizado, existem categorias por peso: do peso pena (máximo 56,7 kg) ao pesado (máximo 120,2 kg).
  • Shorts curtos e luvas são obrigatórios.
  • No ringue não é permitido o uso de camisetas, moletons, bonés ou chapéus.
  • Alguns competidores usam faixas de joelho ou tornozelo.
  • É proibido dar cabeçadas, morder, furar os olhos, puxar o cabelo ou cuspir no adversário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é MMA, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é MMA