menu
Partilhar

O que é o core e por que é importante fortalecê-lo

Por Juliana Ribeiro. 22 janeiro 2022

Ter um corpo exercitado e em forma é um objetivo vital para cada vez mais pessoas. Está comprovado que manter uma rotina ativa e uma alimentação saudável ajuda a prolongar a expectativa de vida e evita a propensão a doenças. Talvez se você vem treinando e se comprometendo com sua saúde há muito tempo, a palavra core seja familiar para você, porém, muitas pessoas não têm noção do que é o core e por que é importante exercitá-lo. Ficar em pé, levantar peso, chutar uma bola, todos envolvem músculos diferentes. No entanto, a base que está sempre comprometida é justamente o core.

Esta parte do nosso corpo é composta por vários músculos da zona central e neste novo artigo do umCOMO explicamos detalhadamente o que é o core e por que é importante fortalecê-lo.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como alargar as costas e ombros

O que é o core

Você quer saber o que é o core? Bem, o termo "core" vem do inglês e seu significado literal é "núcleo" ou "centro". Em português, esse conceito foi adotado para definir todos os músculos da área central do corpo que são responsáveis ​​por nos manter firmes e nos permitir realizar atividades diárias de força. No core concentra-se a maior força de todo o nosso corpo e é por isso que, mesmo que você não esteja em uma rotina de treinos na academia, é interessante poder realizar exercícios rotineiros que exercitem essa área, pois evitará que, no dia a dia, haja desconforto nas costas ou nas articulações.

Os principais músculos que compõem o core são: músculos abdominais, lombares, pélvicos, glúteos e espinhais. Todos eles juntos são responsáveis ​​por dar estabilidade e força a todo o nosso corpo e também têm a função de proteger a espinha dorsal e toda a coluna.

O que é o core e por que é importante fortalecê-lo - O que é o core

Por que é importante fortalecer o core

Como dissemos antes, os exercícios que ajudam e fortalecem o core não visam apenas ganhar massa muscular ou ter um corpo definido, mas vão além. Esta parte do nosso corpo é a mais importante a nível muscular, pois deve suportar toda a estabilidade do tronco. Nossos membros são necessários para realizar algumas atividades, mas o core se encarrega de manter tudo junto e protegê-lo de possíveis lesões.

Não importa que você não esteja 100% em forma ou que não pratique esportes com frequência, se você fizer exercícios para fortalecer o core, estará ajudando seu corpo a ficar mais resistente e estável, além disso você também estará promovendo o movimento dos ossos, se você passar muitas horas sentado, ajudará a ter lesões ou problemas nas costas.

Uma das funções do core é manter a postura ereta e proteger os músculos centrais do corpo ao realizar qualquer tipo de esforço, como levantar sacolas de compras, subir escadas ou levantar ou abaixar persianas. É, portanto, muito útil e benéfico para nossa saúde e conforto estarmos atentos ao nosso core e mantê-lo em forma e ativo ao realizar qualquer tipo de movimento de força.

Exercícios de core

Os músculos do core são variados, por isso são necessários exercícios completos para poder exercitá-lo corretamente. O bom é que, com apenas um colchonete, você poderá realizar essa rotina de qualquer lugar. Alguns dos exercícios para exercitar o core são:

  • Prancha abdominal: um dos exercícios de força mais clássicos e completos que existem. Pode ser muito intenso no início, mas aos poucos você notará o progresso. Deve-se deitar de bruços e suspender o peso do corpo nos cotovelos e nas pontas dos pés com o corpo reto, deve-se manter o core firme por 30 a 60 segundos.
  • Prancha lateral: igual à prancha abdominal, mas empurrando todo o peso para um dos lados e mantendo a força em um dos cotovelos e em um dos calcanhares, ideal para exercitar os oblíquos. Quando terminar, mude de lado para exercitar os dois lados. Se você quer saber em detalhes como exercitar os oblíquos, não perca este outro artigo do umCOMO.
  • Elevação de pernas: você deve deitar de barriga para cima em um colchonete e colocar os braços retos perto do corpo, em seguida deve elevar ambas as pernas em um ângulo de 90 graus. O exercício consiste em levantar e abaixar as pernas sem descansá-las no chão, fortalecendo a parte abdominal do core.
  • Arrasto militar: como se fosse um acampamento militar, a ideia do exercício é se movimentar com os cotovelos em posição de prancha para exercitar o core e as laterais ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe o que é core e a importância de fortalecê-lo pode realizar estes exercícios de core diariamente para estar com ele sempre em dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o core e por que é importante fortalecê-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Conselhos

Escrever comentário

1 de 2

Voltar ao topo da página