Exercícios abdominais

Exercícios hipopressivos: o que são e para que servem

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 junho 2023
Exercícios hipopressivos: o que são e para que servem

Existem muitas maneiras de fazer abdominais. São um dos exercícios mais praticados para fortalecer a parte superior do corpo humano, mas para atingir esse objetivo é fundamental cumprir duas premissas: executar corretamente o movimento dos abdominais e seguir uma alimentação saudável. Entre os diferentes tipos de abdominais, existem os hipopressivos que proporcionam importantes benefícios a nível muscular.

Os abdominais clássicos servem para começar a exercitar a parte do abdômen e iniciar no mundo fitness. Depois de progredir, você provavelmente ficará interessado em descobrir outros exercícios, como os hipopressivos. Para saber tudo sobre os exercícios hipopressivos: o que são e para que servem, além dos benefícios que proporcionam e os aspectos que os diferenciam dos abdominais tradicionais, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. O que são exercícios hipopressivos
  2. Benefícios dos exercícios hipopressivos
  3. Diferenças entre abdominais hipopressivos e abdominais clássicos

O que são exercícios hipopressivos

Os abdominais hipopressivos são uma das modalidades de treino que existem na zona central do corpo, fazendo com que estes músculos trabalhem tanto na zona externa (popularmente conhecida como tanquinho ou “tablete de chocolate”) como nas camadas mais profundas.

Os exercícios posturais dos hipopressivos não aumentam a pressão intra-abdominal durante a execução do movimento, mas a diminuem, causando uma série de efeitos positivos a curto, médio e longo prazo para a saúde a nível postural, vascular, respiratório, sexual e metabólico.

Os hipopressivos são exercícios recomendados para todos os tipos de pessoas. Na sociedade atual, com tantos empregos sedentários, inatividade física e o uso permanente de celulares, é necessário reposicionar o corpo e fortalecê-lo em sua postura natural, ou seja, com a coluna bem ereta. Desta forma, abandonam-se as posturas com a coluna curvada e a cabeça para a frente, que estão associadas a muitas lesões e patologias.

Como fazer hipopressivos

Os exercícios hipopressivos servem para prevenir essas patologias e fortalecer o corpo em sua posição natural. Para fazê-los corretamente, no umCOMO recomendamos que você siga os seguintes passos:

  1. O alongamento é para esticar o corpo o máximo possível. Nesse caso, tente alongar a coluna.
  2. Decoaptação do ombro: contrai o músculo serrátil maior, ou seja, aquele que vai da borda interna correspondente à escápula até as nove primeiras costelas. A forma como você deve contraí-lo é tentando separar as escápulas da coluna.
  3. Procure a preposição do eixo: tente avançar o centro de gravidade. Quando você está de pé, o centro de gravidade cai entre os dois pés. No caso dos abdominais hipopressivos, deve-se levar até as pontas dos pés, mas sem levantar os calcanhares do chão em nenhum momento.

Se quiser aprender com mais detalhes a como fazer hipopressivos, leia este artigo do umCOMO.

Exercícios hipopressivos: o que são e para que servem - O que são exercícios hipopressivos

Benefícios dos exercícios hipopressivos

Estes exercícios proporcionam benefícios em termos de estética e saúde. Esteticamente, os benefícios dos hipopressivos não diferem muito dos abdominais clássicos: tonificação da musculatura abdominal e redução da circunferência da cintura.

No entanto, ao exercitar os músculos abdominais a partir de sua área mais interna, você também obterá outros benefícios, como melhorar a postura corporal, algo que também pode ser alcançado por meio de abdominais isométricos, como a prancha lateral ou frontal.

Quanto aos benefícios para a saúde, o treinamento por meio de exercícios hipopressivos auxilia na prevenção de hérnias abdominais, inguinais, vaginais e femorais. Também permitem melhorar a estabilidade da coluna, a circulação e aumentar o metabolismo.

Para as mulheres, os abdominais hipopressivos são especialmente recomendados porque ajudam a prevenir a descida dos órgãos localizados na pelve e a incontinência urinária.

Diferenças entre abdominais hipopressivos e abdominais clássicos

Quando pensamos em treinar a região abdominal, imagina-se deitado no chão, dobrando os joelhos, colocando as mãos na cabeça e elevando o tronco até ficar sentado. Esses abdominais são os clássicos, os praticados pela maioria das pessoas em academias há anos e os ensinados nas escolas durante as aulas de educação física.

Fazer abdominais clássicos gera pressão na zona abdominal (os quais podem ser classificados como "hiperpressivos") e flexão excessiva da coluna que não se beneficia se os fizer com muita frequência ou sem controle.

O médico francês Marcel Caufriez realizou uma série de investigações nas quais pôde determinar que os abdominais clássicos, em situações específicas, podem agravar ou causar problemas de disfunção sexual ou incontinência urinária devido à pressão excessiva gerada ao realizá-los. Como alternativa para trabalhar a musculatura abdominal, Caufriez criou os exercícios hipopressivos.

Os abdominais hipopressivos diferem dos clássicos porque, com a sua prática, conseguem uma redução da pressão no interior do abdômen quando realizados, protegendo assim os órgãos que se encontram nesta região. Além disso, produzem uma contração reflexa dos músculos do assoalho pélvico.

No umCOMO te ensinamos como fazer abdominais hipopressivos.

Exercícios hipopressivos: o que são e para que servem - Diferenças entre abdominais hipopressivos e abdominais clássicos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios hipopressivos: o que são e para que servem, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Exercícios hipopressivos: o que são e para que servem