Outros Outros Esportes

Esportes na Grécia Antiga

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 14 novembro 2022
Esportes na Grécia Antiga

Berço das Olimpíadas, os Esportes na Grécia Antiga eram um evento de parar as multidões para acompanhar os bravos atletas competindo. Porém, apesar de muitos serem conhecidos até hoje, outros deles são bem diferentes dos praticados na atualidade, sendo adaptados ou até descontinuados pela humanidade.

Aqui no umCOMO, você vai conhecer os esportes na Grécia Antiga e muitas outras curiosidades que os envolvem. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Qual o esporte mais antigo do mundo

Como surgiram os esportes gregos?

Segunda a mitologia grega, Raia deixou Zeus aos cuidados de seus irmãos mais velhos em uma região conhecida como Monte Ida. Eles apostaram uma corrida e o que seria mais tarde o Rei do Olimpo foi coroado vencedor, recebendo como um ramo de oliveira para usar na cabeça. Desde esse momento, a corrida e outras modalidades começaram a ser praticadas, o que daria início as Olimpíadas Gregas.

Os esportes na Grécia tinham uma importância muito grande para as essas pessoas. É sabido que eles, inclusive, foram motivadores para interromper guerras. Essa atitude era conhecida como "trégua sagrada". Também tiveram grande influência nas modalidades de hoje, principalmente nas provas de atletismo, que muito se assemelham às que eram praticadas na época.

As Olimpíadas, inclusive, tinham uma importância até religiosa para os gregos, já que era um momento para venerar Zeus, o maior dos deuses, além de político e de harmonia entre as cidades-estado competidoras. Existia também um cronograma a ser respeitado, contando com abertura e encerramento das atividades esportivas.

Apenas homens gregos eram autorizados a competir. Mulheres, escravos e estrangeiros, chamados bárbaros, não podiam participar. Porém, há relatos de mulheres que se vestiam como homens para passar despercebidas e assistirem seus filhos competir.

As Olimpíadas gregas da antiguidade tiveram seu encerramento com Teodósio I, no ano de 393 depois de Cristo, já que o mesmo queria instaurar e propagar o cristianismo como religião local.

10 esportes na Grécia Antiga

No decorrer do tempo, muitos dos esportes na Grécia antiga foram extintos ou sofreram alterações para serem praticados nos dias atuais. Abaixo, temos alguns exemplos.

Apene

Uma espécie de corrida de carroças, onde os participantes usavam mulas como forma de puxar as carruagens. Existiam também variações, como a Tethrippon, outro modelo de corrida equestre, mas que usava quatro cavalos por participante. A parte curiosa é que quem recebia as coroas de vencedores não eram os atletas que estavam a conduzir, mas, sim, os donos dos animais. Dessa maneira, por diversas vezes foram registrados vencedores nesta modalidade que sequer um dia pilotaram uma biga ou entraram na arena.

Corrida

Chamada de Stadio na época, consista de uma das provas mais aclamadas. Existiam variações da prova, onde os competidores precisavam correr de um estádio para outro para se consagrarem. As distancias variavam de acordo com a prova, de 9 até 24 estádios.

Lançamento de Disco

Hoje uma modalidade dentro dos Jogos Olímpicos modernos, o antes conhecido como Diskos consistia em lançar um disco o mais longe possível. O vencedor era aquele que o jogasse mais longe. É um esporte grego que está entre os mais longevos e que é praticado nos dias atuais.

Lançamento de Dardo

Na época conhecido como Ákon, os competidores arremessavam um dardo, que mais parecia uma lança, com em média 1,70 de comprimento, o mais longe que pudessem para serem coroados ao final da prova. Essa prática é historicamente derivada da prática de se usar lanças em campos de batalha.

Pygmachía

Ancestral que deu origem ao boxe moderno, consistia em um esporte de combate em que só se podia usar os punhos, que eram cobertos com tiras de couro. Ao contrário do que é hoje, os participantes não eram divididos por seu peso ou tamanho, qualquer lutador, por mais diferente que fossem seus biotipos, podiam se enfrentar, além de não ter qualquer limite de tempo entre os combates. O vencedor era declarado depois do perdedor ficar inconsciente ou desistir da disputa.

Pancrácio

A mais violenta das lutas entre os esportes gregos da época, onde diversos combatentes já morreram e se podia fazer de tudo, exceto arranhar, morder, atacar as partes íntimas ou enfiar os dedos nos olhos do adversário. Era uma espécie de pugilismo junto com luta livre, ou seja, uma junção de dois outros esportes já praticados naquele momento, mas com regras diferentes.

Pentatlo

Considerado a mais nobre das provas da época, consistia em um misto de cinco provas realizadas seguidamente: corrida, lançamento de dardo e de disco, luta e salto em distância. Hoje é disputado nos Jogos Olímpicos o Pentatlo moderno, que conta com hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Inclusive, vale ressaltar que uma brasileira subiu ao pódio com o bronze na modalidade em Londres 2012, a pernambucana Yane Marques.

Hoplitródomo

Consistia em uma corrida com armas, escudo, caneleiras e um elmo, que é uma espécie de capacete usado nos combates e guerras da época. Isso tornava o esforço físico dos competidores ainda mais intenso, graças ao peso extra que precisavam carregar.

Luta Livre

Praticada na época com o nome de Palé, é o esporte mais antigo do mundo e tinha muito menos regras e proteção na época do que modalidades atuais, podendo ser chamada de Wrestling grego também. O objetivo era marcar três pontos para sair vencedor do combate ou fazer o lutador adversário desistir. Para conquistar um ponto, era necessário encostar os ombros, costas ou quadril no chão, sendo claramente imobilizado. Os torneios também era disputas eliminatórias por chaveamento, com o grande campeão sendo o vencedor de todos os combates.

Salto em distância

Pédema, como era conhecido na época, é o ancestral do esporte hoje conhecido do grande público mundial. O objetivo ainda é o mesmo da atualidade: saltar o mais longe possível e, parar isso, os competidores da antiguidade também podiam correr para ganhar propulsão e tinham uma espécie de altar disponível para ajudar no salto.

E aí, ficou com vontade de conhecer mais alguns desses esportes da Grécia? Aqui na editoria de esportes do umCOMO você pode aprende isso como também cuidados com seu corpo e muito mais!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esportes na Grécia Antiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Esportes na Grécia Antiga