A gordura abdominal

Prancha emagrece?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 16 janeiro 2023
Prancha emagrece?

Quem quer emagrecer, eliminar gordura e tonificar o corpo deve se informar sobre os exercícios necessários para atingir seu objetivo e os hábitos saudáveis ​​necessários. É muito comum cometer erros, fruto do desconhecimento dos iniciantes na vida fitness. Algo semelhante acontece com as pranchas abdominais: muitas vezes são feitas sem que se saiba exatamente quais os benefícios que trazem para o corpo humano.

A nível social, considera-se que as pranchas abdominais ajudam a queimar gordura e a tonificar o abdómen. É mesmo isso? A prancha pode ser utilizada para definir e marcar abdominais, mas é um exercício funcional com o qual se melhora o desempenho físico nas atividades mais cotidianas. Para saber se prancha emagrece, como fazê-la corretamente e os melhores exercícios para queimar gordura abdominal, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. Prancha emagrece?
  2. Como fazer prancha corretamente
  3. Os melhores exercícios para queimar gordura abdominal

Prancha emagrece?

As pranchas abdominais são um exercício necessário para definir os músculos abdominais e fortalecer o core. Nos últimos tempos, a sua prática se desprendeu de outros tipos de treino mais clássicos, pois faz parte de uma abordagem de exercício atualizada, que visa trabalhar diferentes grupos musculares ao mesmo tempo.

As pranchas abdominais também são um exercício eficaz para definir o abdômen e poder marcá-lo. Mas é importante que você tenha em mente que só fazendo estas pranchas não vai atingir esse objetivo, pois isso só ajuda a queimar gordura. Para conseguir um corpo definido, mais fatores entram em jogo, como a gordura acumulada na área, que você deve reduzir com uma dieta adequada e exercícios físicos.

Portanto, pode-se dizer que fazer prancha abdominal ajuda a queimar gordura e definir o abdômen, mas para ser eficaz deve ser combinado com outros exercícios e uma dieta adequada. Outros benefícios que as pranchas fornecem são os seguintes:

  • Melhora o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade.
  • Reduz o risco de lesões.
  • Fortalece os músculos do core e, quanto mais forte a área, mais protegidos ficam os órgãos internos.
  • Melhora a higiene postural, facilitando assim a respiração.
  • Ajuda a prevenir dores no pescoço, costas e ombros.
  • Ajuda a completar as diferentes tarefas diárias que envolvem virar o corpo ou agachar, entre outras.
  • Permite manter um peso saudável queimando calorias e gorduras.

Como fazer prancha corretamente

Para realizar pranchas abdominais eficazes, ou seja, proporcionar os benefícios esperados ao seu corpo devido à sua execução, no umCOMO recomendamos que você siga os seguintes passos:

  1. A postura inicial é apoiar ambos os cotovelos e antebraços no chão, os cotovelos alinhados com os ombros e os braços em linha reta.
  2. Coloque as pernas igualmente estendidas, fazendo o apoio nas pontas dos pés.
  3. Fortaleça e empurre o corpo, mantendo as costas retas e alinhadas com as pernas.

As pranchas abdominais devem durar entre 10 e 30 segundos, pois é preferível realizar múltiplas séries em curtos intervalos de tempo. Em todo caso, a progressão é essencial como no resto dos exercícios: à medida que você sentir menos dificuldade para executar o exercício, pode aumentar o tempo até chegar a um minuto.

Neste artigo, mostramos Como fazer o exercício de prancha.

Os melhores exercícios para queimar gordura abdominal

Existem diferentes exercícios de prancha abdominal para queimar a gordura acumulada nesta zona do corpo. Estes são os melhores:

  • Prancha curta: é recomendado para iniciantes. Você deve apoiar os joelhos no chão, também os antebraços e manter as costas retas. Tente manter seu core estável. Mantenha a posição por 30 segundos a um minuto.
  • Prancha longa: aumenta a dificuldade em relação à prancha curta. Neste exercício, você não pode descansar os joelhos: você faz a prancha apoiando os antebraços no chão. Enquanto isso, você estica as pernas e encontra apoio nas pontas dos dedos. É uma prancha de maior duração, na qual o core e os músculos abdominais precisam trabalhar mais.
  • Prancha lateral com um braço: comece o exercício de lado, colocando o antebraço direito no chão e formando uma linha reta da cabeça aos pés. Os pés devem ser empilhados um em cima do outro. Mantenha o cotovelo ou a mão alinhados abaixo do ombro. Levante os quadris o mais alto possível para um ótimo recrutamento do core. Você deve manter o pescoço em uma posição neutra, sem estender ou flexionar demais. É um movimento básico: depois faça com o lado esquerdo do corpo.
  • Prancha sem suportes: é uma prancha muito complicada, indicada apenas para especialistas. É um exercício baseado na eliminação de um ou vários pontos de apoio, forçando diferentes músculos a trabalharem mais. Comece com 10 segundos na posição de prancha e, em seguida, levante um pé ou um braço até que esteja na mesma altura das costas.
  • Prancha lateral de elevação móvel: coloque-se em uma posição de prancha lateral do lado direito e verifique se o ombro está alinhado com o cotovelo. Aperte seu core e abaixe lentamente os quadris até atingirem o chão levemente. Retorne à posição de prancha e repita o movimento, mantendo os quadris contraídos. Repita o exercício com o lado esquerdo.

Agora que você já sabe se prancha emagrece, também pode se interessar em ler este artigo sobre Como fazer prancha inclinada.

Prancha emagrece? - Os melhores exercícios para queimar gordura abdominal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Prancha emagrece?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Prancha emagrece?