O que é o core e por que é importante fortalecê-lo

O que é o core e por que é importante fortalecê-lo

Ter um corpo exercitado e em forma é um objetivo vital para cada vez mais pessoas. Está comprovado que manter uma rotina ativa e uma alimentação saudável ajuda a prolongar a expectativa de vida e evita a propensão a doenças. Talvez se você vem treinando e se comprometendo com sua saúde há muito tempo, a palavra core seja familiar para você, porém, muitas pessoas não têm noção do que é o core e por que é importante exercitá-lo. Ficar em pé, levantar peso, chutar uma bola, todos envolvem músculos diferentes. No entanto, a base que está sempre comprometida é justamente o core.

Esta parte do nosso corpo é composta por vários músculos da zona central e neste novo artigo do umCOMO explicamos detalhadamente o que é o core e por que é importante fortalecê-lo.

Vai precisar de:
  • O que é necessário?

O que é o core

Você quer saber o que é o core? Bem, o termo "core" vem do inglês e seu significado literal é "núcleo" ou "centro". Em português, esse conceito foi adotado para definir todos os músculos da área central do corpo que são responsáveis ​​por nos manter firmes e nos permitir realizar atividades diárias de força. No core concentra-se a maior força de todo o nosso corpo e é por isso que, mesmo que você não esteja em uma rotina de treinos na academia, é interessante poder realizar exercícios rotineiros que exercitem essa área, pois evitará que, no dia a dia, haja desconforto nas costas ou nas articulações.

Os principais músculos que compõem o core são: músculos abdominais, lombares, pélvicos, glúteos e espinhais. Todos eles juntos são responsáveis ​​por dar estabilidade e força a todo o nosso corpo e também têm a função de proteger a espinha dorsal e toda a coluna.

Por que é importante fortalecer o core

Como dissemos antes, os exercícios que ajudam e fortalecem o core não visam apenas ganhar massa muscular ou ter um corpo definido, mas vão além. Esta parte do nosso corpo é a mais importante a nível muscular, pois deve suportar toda a estabilidade do tronco. Nossos membros são necessários para realizar algumas atividades, mas o core se encarrega de manter tudo junto e protegê-lo de possíveis lesões.

Não importa que você não esteja 100% em forma ou que não pratique esportes com frequência, se você fizer exercícios para fortalecer o core, estará ajudando seu corpo a ficar mais resistente e estável, além disso você também estará promovendo o movimento dos ossos, se você passar muitas horas sentado, ajudará a ter lesões ou problemas nas costas.

Uma das funções do core é manter a postura ereta e proteger os músculos centrais do corpo ao realizar qualquer tipo de esforço, como levantar sacolas de compras, subir escadas ou levantar ou abaixar persianas. É, portanto, muito útil e benéfico para nossa saúde e conforto estarmos atentos ao nosso core e mantê-lo em forma e ativo ao realizar qualquer tipo de movimento de força.

Exercícios de core

Os músculos do core são variados, por isso são necessários exercícios completos para poder exercitá-lo corretamente. O bom é que, com apenas um colchonete, você poderá realizar essa rotina de qualquer lugar. Alguns dos exercícios para exercitar o core são:

  • Prancha abdominal: um dos exercícios de força mais clássicos e completos que existem. Pode ser muito intenso no início, mas aos poucos você notará o progresso. Deve-se deitar de bruços e suspender o peso do corpo nos cotovelos e nas pontas dos pés com o corpo reto, deve-se manter o core firme por 30 a 60 segundos.
  • Prancha lateral: igual à prancha abdominal, mas empurrando todo o peso para um dos lados e mantendo a força em um dos cotovelos e em um dos calcanhares, ideal para exercitar os oblíquos. Quando terminar, mude de lado para exercitar os dois lados.
  • Elevação de pernas: você deve deitar de barriga para cima em um colchonete e colocar os braços retos perto do corpo, em seguida deve elevar ambas as pernas em um ângulo de 90 graus. O exercício consiste em levantar e abaixar as pernas sem descansá-las no chão, fortalecendo a parte abdominal do core.
  • Arrasto militar: como se fosse um acampamento militar, a ideia do exercício é se movimentar com os cotovelos em posição de prancha para exercitar o core e as laterais ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe o que é core e a importância de fortalecê-lo pode realizar estes exercícios de core diariamente para estar com ele sempre em dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o core e por que é importante fortalecê-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Conselhos