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Como começar a praticar Calistenia

Por Ingrid Teles. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como começar a praticar Calistenia

Para quem deseja um corpo bonito, saudável e com músculos definidos é imprescindível a prática de esportes e exercícios físicos! Com a chegada do verão, a busca pelo corpo perfeito se torna mais intensa – principalmente pelo clima de sol e praia, que estimulam roupas curtas e deixam o corpo mais em evidência. Uma opção de exercício é a Calistenia – se você não conhece as vantagens e benefícios confira abaixo mais informações e aprenda como começar a praticar Calistenia.

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O que é Calistenia?

Provavelmente, você pode ter praticado Calistenia nas aulas de educação física no ensino médio ou fundamental. A atividade envolve a prática de diversos exercícios físicos com a ajuda de bastões, barras fixas – realizando ginástica através de abdominais, saltos e corrida! O método foi criado pelo Dr. Lewis com o objetivo de facilitar o alcance da saúde e familiaridade com exercícios físicos até mesmo para pessoas que não são atletas. A modalidade deu origem a atividades populares como a famosa ginastica localizada que é ensinada nas academias.

Se você se sentiu atraído pela descrição da atividade e está com vontade de iniciar os treinos, separamos algumas dicas que lhe ajudaram a começar a praticar Calistenia. Confira!

Como começar a praticar Calistenia?

Antes de iniciar o treino assegure-se de que você terá uma alimentação correta e suficiente – para a pratica do exercício é indicado comer antes alimentos ricos em fibras e proteínas, assim você terá força e resistência suficiente para poder realizar as atividades com saúde e disposição.

Para treinar, é necessário ir até um local com equipamentos para a prática. Pode ser a academia, um parque que possua equipamentos ou barras e locais que lhe permitam segurar e levantar o corpo. Homens e mulheres de todas as idades podem praticar, desde que tenham condições para isso! Lembre-se de iniciar com cautela até pegar familiaridade com os treinos, dessa maneira você evitará lesões e outras possíveis indisposições.

O primeiro passo para iniciar o treino é aquecer e alongar o corpo. Inicie com uma pequena caminhada ou corrida, até sentir que o corpo está aquecido. Depois, alongue todos os membros do corpo para evitar machucados que podem ser graves! Atenção para o alongamento dos braços, pescoço e pernas.

É importante que as barras sejam maiores do que a sua altura para que os exercícios sejam realizados com tranquilidade. Para saber qual tipo de exercício fazer, você pode procurar por variações de treinos em canais do youtube ou contar com a ajuda de um profissional trainer, que pode sair mais caro porém é um ótimo investimento se você está focado em começar essa nova rotina!

Quais são os benefícios e vantagens da Calistenia?

Os benefícios psicológicos e físicos são enormes para quem pratica essa atividade! Além do próprio benefício estético de um corpo mais bonito, o organismo passa a funcionar melhor e você consegue mais equilíbrio para o dia a dia, melhorando até mesmo o humor e, consequentemente, a qualidade de vida! Outra vantagem é que os benefícios físicos são alcançados em pouco tempo! Perfeito para quem busca resultados imediatos.

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