Exercício com pesos

Posso praticar exercícios com peso todos os dias?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 março 2021
Posso praticar exercícios com peso todos os dias?
Imagem: boxvot.es

Iniciar um treinamento físico com o objetivo de ganhar massa muscular é algo que muitas pessoas querem quando decidem ir à academia, mas não se trata apenas de levantar pesos, pois é importante ter em conta aspectos como a quantidade de exercício realizada, a frequência e a alimentação. Você quer saber se pode praticar exercícios com peso todos os dias? Em umComo.com.br vamos responder a esta dúvida.

Também lhe pode interessar: Faz mal fazer exercício todos os dias?

Índice

  1. Posso praticar exercícios com peso todos os dias?
  2. Se quiser praticar exercícios com peso dois dias seguidos
  3. Conselhos para melhorar o treinamento com pesos

Posso praticar exercícios com peso todos os dias?

Não é recomendável praticar exercícios com peso todos os dias, pois por mais que deseje ganhar massa muscular rápido, tentar acelerar o processo poderia trazer consigo várias consequências.

Os pesos, como muitos outros exercícios, causam microrrompimentos e esgotamento nos músculos, por isso é importante deixá-los descansar a cada dia e meio ou dois dias, desta forma conseguirá um treinamento mais eficaz e, ao mesmo tempo, evitará a possibilidade de lesão.

Se quiser praticar exercícios com peso dois dias seguidos

É importante ter claro que não devemos treinar todos os dias o mesmo grupo de músculos, ou só conseguiremos dores musculares frequentes e pouco rendimento esportivo.

Se planeja uma rotina de treinamento com peso em dois dias seguidos de exercício, então lembre-se de exercitar músculos diferentes, sempre com cuidado para não carregar aqueles que foram trabalhados no dia anterior. Desta forma, trabalhará por grupos musculares, obtendo um resultado integral e eficaz.

Conselhos para melhorar o treinamento com pesos

São muitos os truques para aumentar a massa muscular, mas se deseja obter resultados positivos, considere estes conselhos para praticar exercícios com peso:

  • Você já sabe que não pode praticar exercícios com peso todos os dias, por isso o melhor é organizar um calendário semanal de treinamento para exercitar seus músculos pelo menos três vezes por semana.
  • Planeje bem cada treinamento para trabalhar eficazmente cada grupo muscular.
  • Não carregue mais peso do que é capaz de suportar, pois isto, em vez de ajudar, pode originar lesões. À medida que vai aumentando a força e resistência, será capaz de carregar mais peso de forma progressiva.
  • Não se exceda em exercícios ou só conseguirá dores musculares e possíveis lesões. Exercite-se pouco a pouco.
  • Esqueça os resultados imediatos, aumentar a massa muscular é um processo que leva tempo.
  • Melhore sua dieta para aumentar a massa muscular e conseguir melhores resultados.
  • Se não tem a mínima ideia de treinamento físico e exercício, então é recomendável que durante os primeiros meses conte com a ajuda de um treinador, assim garantirá seu bem-estar e conseguirá bons resultados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso praticar exercícios com peso todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: boxvot.es
Posso praticar exercícios com peso todos os dias?