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Posso praticar exercícios com peso todos os dias?

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Posso praticar exercícios com peso todos os dias?
Imagem: boxvot.es

Iniciar um treinamento físico com o objetivo de ganhar massa muscular é algo que muitas pessoas querem quando decidem ir à academia, mas não se trata apenas de levantar pesos, pois é importante ter em conta aspectos como a quantidade de exercício realizada, a frequência e a alimentação. Você quer saber se pode praticar exercícios com peso todos os dias? Em umComo.com.br vamos responder a esta dúvida.

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Posso praticar exercícios com peso todos os dias?

Não é recomendável praticar exercícios com peso todos os dias, pois por mais que deseje ganhar massa muscular rápido, tentar acelerar o processo poderia trazer consigo várias consequências.

Os pesos, como muitos outros exercícios, causam microrrompimentos e esgotamento nos músculos, por isso é importante deixá-los descansar a cada dia e meio ou dois dias, desta forma conseguirá um treinamento mais eficaz e, ao mesmo tempo, evitará a possibilidade de lesão.

Se quiser praticar exercícios com peso dois dias seguidos

É importante ter claro que não devemos treinar todos os dias o mesmo grupo de músculos, ou só conseguiremos dores musculares frequentes e pouco rendimento esportivo.

Se planeja uma rotina de treinamento com peso em dois dias seguidos de exercício, então lembre-se de exercitar músculos diferentes, sempre com cuidado para não carregar aqueles que foram trabalhados no dia anterior. Desta forma, trabalhará por grupos musculares, obtendo um resultado integral e eficaz.

Conselhos para melhorar o treinamento com pesos

São muitos os truques para aumentar a massa muscular, mas se deseja obter resultados positivos, considere estes conselhos para praticar exercícios com peso:

  • Você já sabe que não pode praticar exercícios com peso todos os dias, por isso o melhor é organizar um calendário semanal de treinamento para exercitar seus músculos pelo menos três vezes por semana.
  • Planeje bem cada treinamento para trabalhar eficazmente cada grupo muscular.
  • Não carregue mais peso do que é capaz de suportar, pois isto, em vez de ajudar, pode originar lesões. À medida que vai aumentando a força e resistência, será capaz de carregar mais peso de forma progressiva.
  • Não se exceda em exercícios ou só conseguirá dores musculares e possíveis lesões. Exercite-se pouco a pouco.
  • Esqueça os resultados imediatos, aumentar a massa muscular é um processo que leva tempo.
  • Melhore sua dieta para aumentar a massa muscular e conseguir melhores resultados.
  • Se não tem a mínima ideia de treinamento físico e exercício, então é recomendável que durante os primeiros meses conte com a ajuda de um treinador, assim garantirá seu bem-estar e conseguirá bons resultados.

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