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Como levantar pesos corretamente

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como levantar pesos corretamente

O exercício de levantar pesos é o exercício mais difundido e mais praticado em todo o mundo, é um exercício físico realizado através de movimentos de resistência com equipamento de peso, isto para ajudar a estimular o desenvolvimento e crescimento dos músculos do corpo e da tonificação do mesmo. Levantar pesos permite desenvolver e tonificar o seu corpo, modelando e aumentando os bíceps, tríceps, peito, costas, panturrilha entre outros. É importante ter em conta uma série de conselhos para levantar pesos corretamente e evitar lesões que comprometam a sua saúde.

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Passos a seguir:
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Aproxime-se ao máximo dos pesos. É importante relembrar que o centro de gravidade de uma pessoa se encontra mais ou menos à altura da púbis, e deve estar o mais próximo possível do centro de gravidade da carga. Este é o ponto mais importante que deve ter em conta para evitar futuras lesões.

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Flexione os joelhos e mantenha as costas direitas. Na hora de levantar os pesos desde o solo, faça-o flexionando os joelhos com as costas completamente retas e evitando, pelo contrário, dobrar a coluna e fazer força com os músculos da coluna para evitar lesões nesta zona do corpo.

Como levantar pesos corretamente - Passo 2
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Procure o equilíbrio. Equilibrar o corpo também é essencial para poder elevar os pesos corretamente. E para isso, o melhor é que se coloque de pé e separe um pouco as pernas colocando um pé mais à frente que o outro. Com esta posição conseguirá aumentar a base de sustentação para fazer esforços.

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Coluna vertebral reta. Preste atenção também à posição da sua coluna vertebral, pois esta deve estar reta a todo o momento evitando que fique arqueada, já que dessa forma corre o risco de lesionar a coluna.

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Aproveite o peso do seu corpo. Tente aproveitar sempre o peso do seu próprio corpo, desta forma fará força com as pernas e evitará utilizar a sua coluna.

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Quando tiver que suportar os pesos, é preferível que o faça com os braços esticados e juntos ao corpo. No caso de realizar exercícios com pesos sentado por muito tempo, o melhor é ter uma cadeira ajustável, com apoio regulável e, de preferência, com apoio nos pés. A cadeira deverá ter 5 rodas, que é melhor que as que têm 3 ou 4, já que proporciona uma maior estabilidade.

Ao caminhar, adote uma posição firme e reta, desta forma os discos invertebrais repartirão o peso do corpo. Os ombros devem ir para trás, o pescoço reto e a cabeça levantada, desta forma conseguirá relaxar a rigidez da coluna.

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Quando tiver que levantar pesos, lembre-se que primeiro deve alongar e aquecer ligeiramente o corpo e que durante o treinamento não deverá forçar demasiado porque os seus músculos poderão ressentir-se e dar lugar a uma lesão muscular. Aproveite e confira também estes artigos que podem ser do seu interesse:

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Conselhos
  • Quando você tenta adotar um posição firme enquanto esta levantado, traga os ombros para trás, pescoço direito e cabeça para cima, de maneira que tenha os discos intervertebrais da coluna a distribuir corretamente o peso.

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