Outros Outros Esportes

História da escalada

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 fevereiro 2023
História da escalada

O ato de escalar é um instinto humano inato. Desde pequenos temos o impulso de subir no que tiver pela frente e de escalar, seja qual for a dificuldade. Por esse e outros motivos, o interesse pela escalada é cada vez maior: é um esporte bastante completo que inclui fatores empolgantes como o risco e que tornam essa atividade ainda mais atrativa.

Além disso, a escalada vem conquistando seu espaço no esporte de elite, desde que estreou oficialmente nos Jogos Olímpicos na edição de 2020 realizada em Tóquio. Apesar de sua popularidade crescente nos últimos anos, muitas pessoas ainda não sabem do que se trata essa disciplina. Para descobrir tudo sobre a história da escalada, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Tipos de escalada

Índice

  1. O que é escalada
  2. História da escalada
  3. Benefícios da escalada

O que é escalada

A escalada é uma atividade esportiva que consiste em caminhar ou escalar, fazendo movimentos cuidadosos, encostas íngremes, paredes rochosas ou outros tipos de superfícies. O fator distintivo dos relevos em que se pratica escalada em relação aos demais é a verticalidade.

Para escalar, é necessária uma técnica em que a destreza se combina com a força física e a força mental. O escalador deve aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mundo vertical, embora às vezes sejam escassas ou mesmo inexistentes.

No entanto, a maioria das pessoas que pratica escalada recreativamente o faz em ambientes com meios naturais ou artificiais que facilitam a progressão. Inquestionavelmente, tanto na sua vertente competitiva como recreativa, é uma atividade que está no auge.

Esta disciplina esportiva evoluiu ao longo dos anos, sobretudo nas últimas décadas e também nos dias atuais. Mesmo assim, a escalada é uma atividade com uma história tão antiga quanto a do ser humano. É que muito antes de se tornar a atividade conhecida de hoje, os humanos já começavam a explorar o terreno vertical em busca de proteção ou alimento.

A ação de escalar para alcançar pontos altos e de difícil acesso é uma atividade instintiva que o ser humano pratica desde sua origem. Portanto, pode-se dizer que a escalada faz parte de seus genes.

História da escalada - O que é escalada

História da escalada

A primeira pessoa a escalar uma parede da forma como a escalada é feita atualmente foi Antoine de Ville enfrentando em 1942 o Mont Aiguille. É uma montanha de 300 metros de subida vertical e cujo o ponto mais alto é horizontal. Devido à sua forma peculiar, era uma montanha inacessível naquela época para a maioria dos mortais.

Sem saber, Antoine de Ville começou a lançar as bases do que se conhece como escalada. Mesmo assim, a primeira subida considerada uma escalada aconteceu em 1786. Naquela época, Benedict de Saussure queria saber a altura de Montblanc. Por isso, ofereceu uma recompensa a quem encontrasse uma forma de escalá-la.

Michel-Gabriel Paccard foi quem enfrentou a Montblanc pela primeira vez de forma eficiente e inovadora, conseguindo a ascensão com sucesso. Este marco foi um ponto alto na história e na prática da escalada. Até o século XVIII, as montanhas eram vistas como elementos naturais inacessíveis à maioria das pessoas, mas tudo mudou com o surgimento de Paccard.

Desde então, muitas pessoas quiseram seguir os passos de Paccard. No final do século XIX, o uso de materiais começou a se espalhar, aspecto fundamental para começar a escalar paredes a caminho dos picos europeus mais altos, garantindo a segurança dos escaladores.

Graças ao requinte e precisão dos materiais de segurança, inclusive a corda, o desafio de encarar a escalada vertical tornou-se realidade. Começaram a surgir as primeiras escolas e clubes na Europa e nos Estados Unidos. Devido à associação de várias delas, em 1932 foi criada a União Internacional das Associações de Montanhismo.

Os escaladores começaram a escalar paredes muito íngremes, tanto que se pode dizer que praticavam uma versão próxima da escalada atual. No entanto, a escalada difere do montanhismo na própria missão do alpinista: não é atingir o topo mais alto da montanha ou pico, mas sim o percurso das paredes verticais.

História da escalada - História da escalada

Benefícios da escalada

A escalada é uma atividade esportiva multifatorial que exige grande destreza física e mental. Com a prática desta atividade, você obterá os seguintes benefícios:

  • Ajuda a perder peso, já que muitas calorias são queimadas exigindo muita intensidade e ativando a parte superior e inferior do corpo.
  • Trabalha a coordenação, a consciência corporal e o equilíbrio.
  • Ajuda você a se sentir poderoso e ágil. Não importa o quão pouco suba ou escale, você deve assumir que pode cair a qualquer momento e isso ajuda a aumentar a força mental. A escalada gera uma adrenalina viciante.

Agora que você já conhece a história da escalada, também pode se interessar em descobrir mais esportes e ler estes outros artigos sobre Esportes com cavalo e suas regras e O que é o Dodgeball e como jogá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a História da escalada, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
História da escalada