Outros Outros Esportes

Esportes mais perigosos do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 15 agosto 2023
Esportes mais perigosos do mundo

São considerados esportes radicais aqueles esportes ou atividades de lazer que carregam um componente de perigo e risco para as pessoas que os praticam. Isso se deve ao fato de existirem diferentes condições de dificuldade, tanto na execução da atividade em si quanto para a integridade física de quem os pratica, exigindo grande habilidade para evitar quedas e/ou lesões.

Apesar do alto risco envolvido, até mesmo alguns casos de morte, os esportes radicais conquistam um número maior de novos adeptos ao longo dos anos. São pessoas que buscam liberar adrenalina e que adoram testar os limites do corpo. Para descobrir quais são os esportes mais perigosos do mundo e as principais características de cada um deles, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Esporte mais popular do mundo

Índice

  1. Base Jumping
  2. Escalada
  3. Paraquedismo
  4. Tow Surfing
  5. Street Luge
  6. Mergulho em caverna
  7. Montanhismo
  8. Rafting Extremo
  9. Motocross estilo livre
  10. Heli esqui
Ver mais >>

Base Jumping

É uma forma de paraquedismo. Consiste em saltar em queda livre de um local fixo, normalmente equipado com um paraquedas e um traje especial "homem pássaro" que deve funcionar para planar durante o salto.

É considerado o esporte mais radical e perigoso de todos. Na Espanha, é tipificado na categoria de esportes aéreos. Tem uma taxa de morte de 1 em 2.300 saltos. Nos últimos 30 anos, estima-se que cerca de 170 pessoas perderam a vida praticando Base Jumping.

Esportes mais perigosos do mundo - Base Jumping

Escalada

É uma modalidade extrema de escalada. É realizado sem cordas, seguro, arnês ou qualquer elemento de segurança, o que deixa o escalador muito exposto, ficando à mercê de suas habilidades para evitar a queda. Em geral, esse tipo de escalada costuma ser feita em áreas conhecidas pelo atleta.

A mortalidade média deste esporte é de uma morte a cada 27.000 escaladas.

Esportes mais perigosos do mundo - Escalada

Paraquedismo

É um salto que se faz de paraquedas de um avião, avião pequeno, helicóptero ou qualquer outro veículo aéreo. Também pode ser executado a partir de locais fixos, como edifícios ou montanhas. A principal diferença do Base Jumping é que a distância do salto de local fixo é menor que a do paraquedismo.

Por isso, os paraquedistas levam um paraquedas sobressalente na bagagem, para dar tempo de ativá-lo e fazê-lo funcionar. A taxa de mortalidade do paraquedismo é de 1 em 75.000 saltos.

Esportes mais perigosos do mundo - Paraquedismo

Tow Surfing

É um tipo de surf perigoso porque você enfrenta ondas com mais de 8 metros de altura em condições climáticas extremas, como tempestades, nevascas ou áreas de recifes.

O perigo da prática deste esporte reside na possibilidade de ficar submerso até aos 10 metros de profundidade, ficando preso pelas correntes subaquáticas e dificultando a subida à superfície.

Esportes mais perigosos do mundo - Tow Surfing

Street Luge

Essa modalidade de descida no asfalto é realizada em uma espécie de scooter um pouco maior que o normal e feita de alumínio. O atleta sobe e deve segurá-la a 5 centímetros do solo, estando equipado com um traje especial e capacete.

Durante a descida, são atingidas velocidades de até 180 km/h. Qualquer solavanco na estrada ou algum movimento errado pode causar um trágico acidente.

Esportes mais perigosos do mundo - Street Luge

Mergulho em caverna

É uma prática derivada do mergulho e é o mergulho de exploração de cavernas subaquáticas em grandes profundidades. É considerado um esporte perigoso devido a fatores como escuridão, pressão, ataques de hipotermia ou falta de oxigênio no tanque, o que obrigaria o mergulhador a percorrer uma longa distância para encontrar a superfície.

Esportes mais perigosos do mundo - Mergulho em caverna

Montanhismo

Este esporte consiste em escalar as montanhas mais altas. É um esporte difícil que requer grande resistência, força, orientação e extrema sobrevivência. A cada 6 tentativas de escalar o Monte Everest, uma pessoa morre.

As causas mais comuns dessas mortes são hipotermia, pneumonia, queimaduras na córnea, congelamento e falta de oxigênio, entre outras.

Esportes mais perigosos do mundo - Montanhismo

Rafting Extremo

Também é chamado de rafting de águas claras. É uma modalidade extrema de rafting que consiste em atravessar rios de águas turbulentas e imprevisíveis, com redemoinhos, ondas e cachoeiras inoportunas. São rios considerados de categoria V e VI, cujas águas são quase impossíveis de navegar.

Esportes mais perigosos do mundo - Rafting Extremo

Motocross estilo livre

Freestyle ou estilo livre é uma variante perigosa do motocross. Esta técnica herdou muitos truques que poderiam ser executados em uma BMX. Consiste em fazer saltos, acrobacias e diferentes piruetas no ar montando em um motocross e pousando com sucesso no chão.

Esportes mais perigosos do mundo - Motocross estilo livre

Heli esqui

Nesta modalidade, você se lança de um helicóptero em direção a uma montanha de neve virgem e deve deslizar com esquis ou uma prancha de snowboard descendo sobre a neve em pó. O simples fato de pisar em terreno virgem, sem estar sinalizado ou sem ter conhecimento da região, torna este esporte tremendamente perigoso. Além disso, existe uma alta probabilidade de causar avalanches inesperadas.

Agora que você conhece os esportes mais perigosos do mundo, descubra Qual é o esporte mais popular do mundo e Qual é o esporte mais antigo do mundo.

Esportes mais perigosos do mundo - Heli esqui

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esportes mais perigosos do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Esportes mais perigosos do mundo