Outros Outros Esportes

Melhores jogadores de xadrez do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 25 julho 2023
Melhores jogadores de xadrez do mundo

O xadrez é um jogo de estratégia no qual dois jogadores se enfrentam para ver quem consegue dar o xeque-mate em seu oponente primeiro. São muitos os enxadristas, homens e mulheres, que se destacaram ao longo da história, tornando-se lendas desse esporte e grandes referências para as novas gerações que querem começar a jogar xadrez.

Conhecer os melhores enxadristas de todos os tempos, responsáveis ​​por fazer parte da história deste esporte e criadores das técnicas mais destacadas na hora de conseguir o xeque-mate, permitirá que você aprenda muito sobre este jogo. Para descobrir quais são os melhores jogadores de xadrez do mundo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Esporte mais popular do mundo

Índice

  1. Kasparov
  2. Magnus Carlsen
  3. Capablanca
  4. Bobby Fischer
  5. Anatoly Karpov
  6. Emanuel Lasker
  7. Mijail Botvinnik
  8. Kramnik
  9. Wiswanathan Anand
  10. Tigran Petrosian
Ver mais >>

Kasparov

Gary Kasparov é quase unanimemente considerado o maior enxadrista da história. Nascido no Azerbaijão, ele conquistou o título mundial contra Karpov em 1985 com apenas 22 anos de idade, sendo o titular mais jovem e mantendo-se no pódio até 2000.

Kasparov tem o segundo melhor ELO da história com 2.856 pontos e duas partidas contra a máquina do Deep Blue, com saldo de uma vitória (1996) e uma derrota (1997), momento em que a tecnologia ultrapassou definitivamente o homem. Isso causou uma baixa em seu nome, mas ainda assim é considerado um gênio.

Magnus Carlsen

O norueguês Magnus Carlsen é o atual campeão mundial de xadrez depois de conquistar o título em 2013, com apenas 23 anos, e defendendo-o com sucesso em 4 ocasiões. Até 2020, conseguiu se manter invicto com uma sequência de 125 partidas no xadrez clássico, detendo também os títulos no relâmpago e no rápido.

Carlsen tem o recorde na tabela ELO com 2889 pontos. Ele conseguiu desenvolver torneios online e é um talento que, às vezes, fica entediado. Ele teve a colaboração de Kasparov para a preparação de algumas defesas de seu título.

Melhores jogadores de xadrez do mundo - Magnus Carlsen

Capablanca

De pais espanhóis, nasceu em Havana e morreu em Nova York aos 54 anos, em março de 1942, vítima de um derrame. Capablanca foi considerado o melhor enxadrista da história naquela época: foi campeão mundial entre 1921 (contra Lasker) e 1927 (perdendo o título para Alekhine).

José Raúl Capablanca propôs mudanças na regra das tabelas, como Fischer fez posteriormente, e propôs um novo tabuleiro, 10 X 8, no qual entravam dois peões e mais duas furas.

Bobby Fischer

Ele é o único campeão mundial de xadrez nascido nos Estados Unidos (Chicago). Morreu como islandês aos 65 anos em Reykjavik, em 2008. Com apenas 29 anos, venceu aquela que é considerada a final mais icônica da história contra Boris Spassky.

As exigências de Fischer à FIDE acabaram fazendo com que o título fosse retirado. Ele desapareceu de cena como jogador de xadrez até seu reaparecimento não oficial na Iugoslávia em 1992, enfrentando Spassky por um prêmio de $ 5 milhões. Ele era um gênio e considerado à frente de seu tempo.

Veja quais são os benefícios do xadrez neste outro artigo.

Melhores jogadores de xadrez do mundo - Bobby Fischer

Anatoly Karpov

Anatoly Karpov foi campeão mundial de 1975 a 1985. Ele recuperou o título da FIDE entre 1992 e 1999, em alguns anos de cisma do torneio. Karpov era um analisador de jogo que dominava o ataque e a defesa. Ele enfrentou Kasparov em cinco finais, com um recorde surpreendente de 19 vitórias, 21 vitórias de seu rival e 104 jogos empatados.

O enxadrista russo visita a Espanha com frequência e, aos 71 anos, ainda disputa torneios.

Emanuel Lasker

Nascido na Prússia (atual Alemanha) em 1868, Lasker é o segundo campeão mundial oficial da história do xadrez. Continua a ser o campeão com maior longevidade, de 1894 a 1921, ano em que perdeu para Capablanca em Havana.

Emanuel Lasker é um enxadrista judeu que também se destacou como filósofo e matemático. Ele morreu em 1941 em Nova York, no mesmo hospital onde Capablanca morreu um ano depois. A carreira de Emanuel Lasker durou mais de meio século.

Melhores jogadores de xadrez do mundo - Emanuel Lasker

Mijail Botvinnik

Nascido em 1911 perto de São Petersburgo, foi um extraordinário enxadrista que faleceu em 1995. Aos 10 anos de idade se afeiçoou a este esporte na escola e, aos 14, venceu uma exibição de partidas simultâneas contra Capablanca.

Aquele jogo foi o início de uma carreira brilhante e domínio mundial entre 1948 e 1963, apesar de perder e recuperar o título duas vezes até que finalmente perdeu para Petrosian. Botvinnik criou sua própria escola de xadrez, de onde saíram três grandes campeões como Kasparov, Karpov e Kramnik.

Kramnik

Kramnik é um enxadrista russo nascido em 1975. Ele conseguiu unificar o título mundial em 2006, treze anos após o cisma entre dois campeões. Kasparov o escolheu em 2000 como desafiante em Londres, não conseguindo derrotá-lo em nenhum dos 16 jogos da rodada final.

Vladimir Kramnik enfrentou o Deep Frirz em 2006 com duas derrotas e quatro empates, com a anedota de perdoar um movimento óbvio de xeque-mate. Ainda assim, é um jogador fantástico que se aposentou em 2019.

Melhores jogadores de xadrez do mundo - Kramnik

Wiswanathan Anand

Wiswanathan Anand é o primeiro jogador asiático a vencer a Copa do Mundo de Xadrez, ganhando tanto a Federação quanto a Associação de Jogadores. Ele reinou sozinho de 2007 a 2013. Em 2013, perdeu sua coroa para Magnus Carlsen.

Anand nasceu na Índia em 1969 e, atualmente, continua a ser um enxadrista de alto nível, apesar de ter desistido do objetivo de recuperar a Copa do Mundo.

Tigran Petrosian

Nascido em 1929 na Geórgia e de origem armênia, aos 15 anos ficou órfão de mãe e pai. Graças ao apoio do seu treinador, iniciou a sua carreira em Moscovo e conseguiu sagrar-se campeão do mundo entre 1963 e 1969.

Petrosian conquistou a primeira defesa do título contra Spassky, mas perdeu na segunda, deixando-o sem opção de revanche desde que perdeu a final dos candidatos de 1971 para Fischer. Posteriormente, ele jogou contra Karpov novamente pelo título em 1975. Petrosian morreu em 1984 de câncer de estômago. Ele deixou um legado de jogo baseado em sacrifícios de troca, melhoria de suposições e erosão do oponente.

Descubra Os melhores esportes estranhos.

Melhores jogadores de xadrez do mundo - Tigran Petrosian

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhores jogadores de xadrez do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Melhores jogadores de xadrez do mundo