Outros Outros Esportes

Xadrez é esporte?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 julho 2024
Xadrez é esporte?

O xadrez é um jogo de tabuleiro em que dois adversários se enfrentam. É utilizado um tabuleiro com 64 quadrados pretos e brancos dispostos alternadamente e cada jogador tem 16 peças. O debate sobre se este jogo pode ser considerado um esporte é recorrente, mas há razões suficientes para afirmar que é.

O xadrez é um esporte porque existe atividade física no desenvolvimento do jogo, mas ele se manifesta de forma diferente em relação às outras modalidades. Para saber se xadrez é esporte?, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Esportes estranhos
Índice
  1. Regulamentos e estrutura
  2. Competitividade
  3. Reconhecimento internacional
  4. Esforço mental e preparação física
  5. Benefícios do xadrez para a saúde
  6. Dia Mundial do Xadrez

Regulamentos e estrutura

O xadrez possui regulamento e estrutura específicos, assim como os demais esportes. Desde 1886 é realizado o campeonato mundial de xadrez, muito antes dos de hóquei, futebol, ciclismo, rugby, vôlei, basquete ou judô. Também possui regras lógicas de jogo, bem como um sistema de penalidades para violações do código de ética. A política antidoping imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) é inclusive utilizada.

Xadrez é esporte? - Regulamentos e estrutura

Competitividade

Cada jogo de xadrez é um duelo que pode durar muitas horas ou até dias. São jogos de máxima tensão nos quais a concentração, o nervosismo, a estratégia e as diferentes capacidades dos atletas desempenham um papel fundamental.

No xadrez, os erros custam caro. Existe uma grande probabilidade de derrota para o jogador que comete um erro, portanto dificilmente há espaço para erros. Antes de cada movimento existe uma responsabilidade muito grande que gera uma carga física e psicológica importante.

Isso faz uma grande diferença em relação a outros esportes, pois na maioria dos esportes você pode ter sucesso mesmo cometendo vários erros ou seu rival sendo superior em boa parte do jogo.

Reconhecimento internacional

O COI reconheceu o xadrez como esporte em junho de 1999, embora ainda não tenha sido incluído como modalidade no programa dos Jogos Olímpicos. Até agora, apenas jogos de exibição foram disputados em alguns eventos olímpicos desde 2004.

O xadrez é apoiado pelo reconhecimento como esporte em mais de 100 países. Em 24 dos 28 países que compõem a União Europeia é admitido como tal, exceto no Reino Unido, Irlanda, Bélgica e Suécia.

Xadrez é esporte? - Reconhecimento internacional

Esforço mental e preparação física

É um jogo bastante estratégico em que a concentração e a longa duração das partidas podem causar grande desgaste. Ao contrário de outros esportes, o esforço e a exaustão manifestam-se de forma diferente.

Para se prepararem para as competições mais importantes, os jogadores profissionais realizam condicionamentos, contando com equipes profissionais que os apoiam, como treinadores, psicólogos e nutricionistas. Por outro lado, vale destacar que o treino de xadrez melhora o humor, a cognição e a qualidade de vida.

Benefícios do xadrez para a saúde

Jogar xadrez traz vários benefícios à saúde, especialmente para o cérebro. É uma modalidade que exige planejamento, memória e concentração, sendo um esporte perfeito para exercitar a mente.

Um estudo[1] publicado na China conseguiu determinar que a experiência profissional no xadrez modula tanto a homogeneidade quanto os padrões de conectividade funcional do cérebro. Além disso, a longo prazo pode melhorar o processamento episódico e semântico, a capacidade cognitiva e a eficiência da transformação viso-motora.

A prática contínua do xadrez proporciona os seguintes benefícios à saúde:

  • Incentiva a criatividade.
  • Melhora a concentração.
  • Melhora a capacidade de trabalho em situações estressantes.
  • Treine sua memória.
  • Contribui para a prevenção do Alzheimer.
Xadrez é esporte? - Benefícios do xadrez para a saúde

Dia Mundial do Xadrez

O Dia Mundial do Xadrez é comemorado em 20 de julho. Esta é uma celebração proclamada em 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para comemorar a criação em 1924 da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), na cidade de Paris.

A celebração do Dia Mundial do Xadrez serve para homenagear a contribuição deste jogo na promoção do desenvolvimento sustentável, da educação, da cooperação, da paz, da inclusão social, da solidariedade e da saúde a nível local, regional e internacional.

Além disso, neste dia destaca-se que o xadrez contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contemplados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Estes objetivos são a promoção da igualdade de gênero, o fortalecimento da educação, o empoderamento das mulheres e das jovens, a tolerância, a inclusão e o respeito.

Para comemorar o Dia Mundial do Xadrez, você pode jogar uma partida contra um familiar, seu parceiro ou qualquer amigo e ver quem consegue vencer o duelo. Você também pode assistir a uma série, documentário ou filme cujo tema principal seja o xadrez, bem como compartilhar informações interessantes nas redes sociais sobre este dia usando as hashtags #xadrez e #diadoxadrez.

Agora que você sabe se xadrez é esporte, não perca este artigo sobre Os melhores jogadores de xadrez do mundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Xadrez é esporte?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. Song L, Yang H, Yang M, Liu D, Ge Y, Long J, Dong P. A experiência profissional em xadrez modula a homogeneidade e os acoplamentos do padrão de conectividade funcional do cérebro inteiro. Comportamento de imagens cerebrais. 2022 abril;16(2):587-595. doi:10.1007/s11682-021-00537-1. Epub 2021, 28 de agosto. PMID: 34453664.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Xadrez é esporte?