Esportes de resistência: quais são e exemplos


A resistência é uma qualidade muito importante no esporte. Os atletas sabem que ela é determinante para melhorar o desempenho tanto nos treinos quanto nas competições oficiais. Além disso, os esportes de resistência servem para te preparar fisicamente para as atividades do dia a dia, especialmente para aquelas que exigem um certo esforço.
Os esportes de resistência são atividades físicas que envolvem a realização de esforço por períodos prolongados. Corrida, step, ciclismo, spinning e calistenia são alguns dos mais populares. Para saber mais sobre o tema, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO sobre esportes de resistência: quais são e exemplos.
O que são esportes de resistência?
Um esporte de resistência é uma atividade física na qual um esforço é realizado por um período prolongado. O objetivo principal é trabalhar para melhorar a capacidade e resistência dos pulmões, do coração e do sistema circulatório, para que aumentem e consigam uma melhor adaptação ao esforço.
Existem exercícios ou esportes de resistência aeróbicos, ou seja, aqueles em que o corpo obtém energia graças ao oxigênio, e exercícios ou esportes de resistência anaeróbica, que não requerem respiração aeróbica. Em um treino de resistência aeróbica, são realizados exercícios de exigência leve ou moderada e de duração média ou longa.
Por outro lado, se você quer trabalhar a resistência anaeróbica (capacidade de esforço com falta de oxigênio), deve optar por exercícios de alta intensidade em períodos curtos. Em ambos os casos, ao praticar esportes de resistência, é fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada, fazer um treino progressivo e respeitar os tempos de descanso entre um treino e outro.
Corrida
Um dos exemplos de esportes de resistência mais claros e praticados é a corrida. Na verdade, é o esporte de resistência aeróbica por excelência e um dos mais simples de fazer: você só precisa de um par de tênis de corrida adequado para começar.
Na corrida, você pode adaptar a distância, a intensidade e a duração de acordo com o seu nível físico e de resistência. Você pode praticar sozinho ou em companhia para que seja mais divertido.
Descubra aqui "Como escolher tênis de corrida".

Step
Trata-se de um clássico do treino de resistência aeróbica. Consiste em subir e descer de uma plataforma ou degrau no ritmo da música. Além disso, em muitas ocasiões, segue-se uma coreografia. Graças à ação de subir e descer, você trabalha principalmente a musculatura dos glúteos e das pernas, aumentando ao mesmo tempo a sua capacidade aeróbica.
Aqui mostramos "Quais são os benefícios de fazer step".

Ciclismo
A bicicleta é um meio de transporte cada vez mais utilizado nas cidades. Pedalar é um exercício de resistência excelente e que traz muitos benefícios à saúde. Graças ao ciclismo, você pode associar as duas coisas. Por exemplo, pode começar com o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa, para ir aumentando a intensidade e o tempo de cada treino à medida que sua resistência física aumentar.
Neste outro post, você pode ler mais sobre os "Benefícios do ciclismo".

Spinning
Também conhecido como indoor cycling, é um esporte de resistência muito praticado nas academias. Você pode ajustar a intensidade dos pedais de acordo com seu nível físico, começando de forma leve e aumentando a resistência progressivamente.
Trata-se de um treino de resistência aeróbica muito útil, que você pode adicionar à sua rotina semanal sem problemas. Além disso, geralmente há aulas guiadas com música e mudanças posturais para trabalhar mais uns músculos ou outros, enquanto se trabalha a resistência.

Calistenia
Nesta disciplina, aproveita-se a resistência do próprio peso corporal para fazer um trabalho de resistência que ajuda a fortalecer os músculos e a melhorar a capacidade em falta de respiração aeróbica. Você pode realizar os exercícios de calistenia em qualquer lugar, por isso não precisa se inscrever em uma academia para praticar este esporte.
Como acontece com os demais esportes de resistência, na calistenia também é muito importante que você tenha em mente qual é seu nível físico na hora de começar e faça exercícios adequados para a prevenção de lesões.

Quais são os benefícios dos esportes de resistência?
Além dos benefícios específicos de resistência para atletas de elite, os esportes de resistência também trazem muitos benefícios para a vida cotidiana de qualquer pessoa que os pratique. São os seguintes:
- Mais força e menos fadiga: com o tempo, a prática de esportes de resistência aumenta a capacidade pulmonar, cardíaca e do sistema circulatório. Tudo isso ajuda a aumentar sua energia e a reduzir a sensação de fadiga quando você realiza atividades intensas;
- Maior resistência a patógenos: praticar esportes de resistência é benéfico para seu sistema imunológico, pois ele se fortalece e aumenta sua capacidade de lutar contra bactérias e vírus;
- Protege o sistema cardiocirculatório: realizar exercícios de resistência com regularidade aumenta a capacidade cardíaca. Isso permite que seu sistema circulatório e coração se tornem mais eficientes e fortes;
- Melhor gestão de patologias crônicas: os exercícios de resistência, feitos corretamente, são recomendados para pessoas com patologias crônicas cardiocirculatórias e metabólicas, porque contribuem para controlar e melhorar certas funções. Por exemplo, em pessoas com hipercolesterolemia, os esportes de resistência aeróbica ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Dessa forma, reduz-se o risco de aterosclerose;
- Reduz a insônia: os esportes de resistência também são um remédio contra o estresse.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Esportes de resistência: quais são e exemplos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.