Jogos pré-desportivos: benefícios e exemplos


Praticar esportes é um hábito saudável que deve ser cultivado desde a infância. Os valores e o aprendizado que as crianças obtêm por meio da atividade física são muito importantes para o seu desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, os jogos pré-desportivos também desempenham um papel importante, pois ajudam a aproximá-las das atividades competitivas.
Os jogos pré-desportivos são uma série de atividades direcionadas às crianças para que se familiarizem com a prática e as regras de determinados esportes, como futebol ou basquete. Para saber mais sobre o que são os jogos pré-desportivos, conhecer seus benefícios e exemplos, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
O que são os jogos pré-desportivos
Os jogos pré-desportivos, também conhecidos como pré-esportes, são um conjunto de atividades físicas que constituem a fase anterior à aproximação das crianças às atividades competitivas ou, em outras palavras, à maioria dos esportes.
Além da realização de movimentos aeróbicos, os jogos pré-desportivos têm uma ligação muito clara com os esportes, pois ensinam as crianças a executar os movimentos habituais de cada disciplina esportiva de forma correta.
Os pré-esportes podem ser divididos em duas categorias:
- Jogos pré-desportivos gerais: servem para potencializar e fortalecer as capacidades físicas gerais de uma pessoa, sem focar em nenhum tipo de habilidade específica ou movimento;
- Jogos pré-desportivos específicos: servem para desenvolver e exercitar certas habilidades concretas, necessárias para praticar um esporte específico.
Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre "Esportes estranhos".

Benefícios dos jogos pré-desportivos
Os jogos pré-desportivos trazem uma série de benefícios físicos e sociais para as crianças. Confira:
Benefícios físicos
Qualquer atividade física praticada de forma responsável é benéfica para o corpo humano, mas, para que se acostume a uma prática frequente, é melhor que se familiarize com isso desde a infância. O esporte oferece essa vantagem: ensina a competir de forma saudável e a focar no objetivo.
Incutir nas crianças os valores do esporte com esse tipo de jogo permite que se mantenham saudáveis, fortaleçam sua musculatura e ativem a circulação sanguínea. Além disso, toda atividade física ajuda a reduzir a frustração e o estresse. Também contribui para o desenvolvimento dos processos mentais, ao oxigenar o cérebro e favorecer uma irrigação sanguínea adequada.
Com os pré-desportivos, consegue-se que as crianças se mantenham em bom estado físico, sendo um complemento perfeito para uma alimentação equilibrada, permitindo que cresçam saudáveis e fortes. Através das regras dos jogos pré-desportivos, as crianças desenvolvem interesse pela disciplina e pela responsabilidade. São dois valores essenciais para qualquer contexto da vida, para melhorar nos estudos e para amadurecer.
Benefícios sociais
A prática de jogos pré-desportivos ajuda a fortalecer o senso de pertencimento a um grupo. Incentiva-se o individualismo nas crianças e, ao mesmo tempo, seu papel importante para alcançar o sucesso coletivo. Apesar de esses jogos conterem uma competição mínima, para incentivar as equipes participantes, é fundamental destacar a diversão como principal objetivo.
Com as atividades pré-desportivas, é essencial transmitir a mensagem de que participar delas é o mais importante. Aprender a competir é de grande ajuda para as crianças buscarem soluções quando surgirem conflitos e para superarem fracassos.
As crianças ganham autoconfiança, um fator que lhes permite ter uma visão positiva da vida, apesar dos fracassos ou decepções que possam experimentar. Conviver com colegas e ser capaz de compreendê-los ajudará a quebrar preconceitos sociais e, assim, irão se tornar pessoas afáveis.

Exemplos de jogos pré-desportivos
Existem muitos jogos pré-desportivos, e cada um está associado a um esporte específico. Aqui estão alguns exemplos:
- Bobinho (associado ao futebol): os jogadores se posicionam para formar um círculo, enquanto um ou dois participantes ficam no meio. Os integrantes do círculo devem passar a bola sem que os do meio a interceptem. Se algum passe for cortado, o jogador que fez o passe troca de posição com o jogador do meio que interceptou. Recomendamos a leitura sobre qual é o "Esporte mais popular do mundo";
- Passe 10 (associado ao basquete): os jogadores se posicionam em suas posições numa quadra de basquete. Eles devem passar a bola 10 vezes seguidas, cada vez com mais rapidez, sem perder o controle;
- Vôlei cego (associado ao vôlei): os jogadores se posicionam em suas posições na quadra de vôlei, mas com a rede mais alta que o normal e colocando uma tela que impede a visão do que acontece no campo adversário;
- Bowckey (associado ao hóquei): são colocados pinos ou bolos de boliche em uma pista de hóquei, e os jogadores devem derrubá-los à distância, com lançamentos precisos do puck;
- Derruba-cones (associado ao handebol): os jogadores passam a bola no máximo três vezes seguidas até que alguém esteja em posição de lançá-la contra os cones colocados na linha adversária. Vence a equipe que derrubar primeiro os cones do rival.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Jogos pré-desportivos: benefícios e exemplos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.