Outros Outros Esportes

Tipos de escalada

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 14 novembro 2023
Tipos de escalada

A escalada continua ganhando popularidade. Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas gostam do mundo deste esporte e se atrevem a praticá-lo. Graças à criação de áreas mais equipadas e à abertura de novas paredes de escalada, vem sendo criada uma grande comunidade de adeptos do esporte com uma longa história e cujo apelo é inquestionável pelos desafios físicos e mentais que apresenta.

Devido à sua história e evolução ao longo dos anos, hoje existem muitos estilos e modalidades de escalada. É importante conhecer cada um deles, pois os mais recentes adeptos deste esporte precisam de se aprofundar nele para determinar qual modalidade se adapta melhor aos seus gostos e, desta forma, aproveitá-lo ao máximo. Para descobrir os diferentes tipos de escalada, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: História da escalada

Índice

  1. Escalada livre
  2. Escalada assistida
  3. Escalada livre sozinho
  4. Escalada esportiva
  5. Escalada tradicional
  6. Escalada no gelo
  7. Escalada em blocos
  8. Escalada alpina
  9. Escalada de pontos
  10. Escalada rápida
Ver mais >>

Escalada livre

Este tipo de escalada surgiu como modalidade de evolução para a escalada artificial no início do século XX. Trata-se de escalar sem a ajuda de qualquer equipamento de apoio artificial durante a subida. Consiste em subir um percurso apoiando-se apenas nas formações e perfis das pedras, utilizando somente a sua força e habilidade.

Portanto, na escalada livre você sobe sem o uso de cordas ou outros sistemas de ajuda artificial. Nesta modalidade, o equipamento é utilizado exclusivamente em situações de queda ou segurança, mas não para ajudar na subida. Atualmente, a escalada livre é uma das modalidades mais populares, já que muitos estilos são variantes ou derivações deste tipo de subida.

Escalada assistida

A escalada assistida é a precursora de todos os estilos de escalada conhecidos hoje. Trata-se de subir a parede escolhida com o apoio da utilização de equipamentos artificiais constituídos por elementos e sistemas de proteção nos quais se pode pendurar e apoiar para subir o percurso.

Alguns desses equipamentos são removíveis (ganchos, anzóis, frestas) e outra parte são materiais colocados na parede como pinos e pregos. Este tipo de escalada exige muitos equipamentos, pois são necessários sistemas de proteção contra quedas e sistemas de ajuda artificial para apoiá-lo durante a subida.

Tipos de escalada - Escalada assistida

Escalada livre sozinho

A variante de escalada livre sozinho é uma das menos praticadas no mundo pelo enorme risco que acarreta. Consiste em escalar sem qualquer tipo de suporte ou equipamento de segurança. Não são utilizadas cordas, argolas ou sistemas de segurança para possíveis quedas.

Portanto, o risco de lesões graves em uma queda é muito maior quanto mais alto você sobe. É uma modalidade fascinante, mas exige muito preparo e praticar o mesmo percurso com corda muitas vezes antes até se sentir pronto para escalar livre sozinho.

Tipos de escalada - Escalada livre sozinho

Escalada esportiva

A escalada esportiva é uma das modalidades mais populares do planeta. Deriva da escalada livre e possui um sistema de segurança sempre apoiado em peças fixas e permanentes, conhecidas como parafusos e previamente colocadas na parede.

Quando o escalador chega a cada parafuso, basta inserir o anel de segurança, ou seja, uma peça adicional que lhe permitirá colocar a corda para se proteger e continuar a subida.

Escalada tradicional

É conhecida como a forma mais natural e original de escalada livre. Sua filosofia é escalar através de suas habilidades, contando apenas com sistemas de segurança limpos para eventuais quedas.

Um sistema de segurança limpo é aquele que é removível e não deixa vestígios na parede ou pequenos impactos. A escalada tradicional depende de sistemas de segurança específicos, por isso é necessária muita experiência e conhecimento técnico para utilizá-los. Entre os equipamentos mais conhecidos na escalada tradicional estão cames, amigos, hexágonos ou bancos e porcas.

Escalada no gelo

Este tipo de escalada envolve escalar formações de gelo, como cachoeiras congeladas ou geleiras. São necessários os mesmos equipamentos de segurança das outras variantes: argolas, cordas e capacete, entre outros elementos. Além disso, você precisa de equipamentos especiais para escalada no gelo, como machados de gelo e grampos.

Os machados de gelo e os grampos são essenciais na escalada no gelo, pois são os elementos que permitem avançar sobre formações de gelo e neve e em superfícies escorregadias.

Tipos de escalada - Escalada no gelo

Escalada em blocos

A escalada em blocos é uma modalidade moderna e muito popular desse esporte nas últimas décadas. Envolve escalar grandes rochas de altura inferior à de uma parede vertical. É praticado sobre grandes blocos de pedra ou sobre monólitos espalhados pela paisagem.

Por serem grandes rochas isoladas, seus perfis ou formações costumam ser irregulares, com inclinações variáveis ​​e certa saliência ou ângulos opostos em muitos casos. A prática da escalada em blocos exige explosividade, força e capacidade de assumir posições peculiares ou desconfortáveis.

Tipos de escalada - Escalada em blocos

Escalada alpina

O principal objetivo da escalada alpina é chegar ao cume. Nessa modalidade procuramos avançar com mais agilidade. Exige habilidades mais especializadas e o uso de equipamentos em comparação ao montanhismo, pois envolve escalada em condições e superfícies que exigem a combinação de habilidades de escalada em rocha, montanhismo e escalada no gelo.

Dependendo de onde você faz sua escalada alpina, tanto as rotas quanto as habilidades necessárias para concluí-las podem variar significativamente: algumas têm grandes porções de geleira ou descidas de rocha em vários níveis, enquanto outras são compostas por porções de comprimentos típicos de rocha e gelo.

Escalada de pontos

Nesta modalidade, os escaladores devem montar cada um dos anéis de segurança à medida que sobem, bem como cada sistema de proteção. Você sobe marcando uma rota, então não há cordas ou sistemas de segurança antes da subida. Portanto, cair envolve mais riscos do que outros tipos de escalada.

Para a escalada de ponta é preciso ter muita experiência e habilidade técnica, pois é preciso saber as formas ideais de colocar as proteções, inserir a corda, cuidar da posição da corda durante a subida e saber montar o sistema de segurança no fim do percurso.

Escalada rápida

É uma modalidade cuja popularidade cresceu muito graças aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, primeiro ano na história em que a escalada participou das Olimpíadas. Consiste em aperfeiçoar a subida para que possa ser feita em contrarrelógio, ou seja, tentar diminuir o tempo de escalada a cada subida.

O principal objetivo deste estilo é subir o mais rápido possível, deixando a dificuldade dos percursos em segundo plano. E as competições de escalada de velocidade costumam acontecer em percursos com baixos níveis de dificuldade, principalmente quando comparados a outras modalidades.

Agora que você sabe quais são os tipos de escalada, convidamos você a ler estes outros artigos do umCOMO sobre Esportes estranhos e Esportes com bola.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de escalada, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tipos de escalada