Tai Chi

Como praticar Tai Chi sozinho

Como praticar Tai Chi sozinho

A arte marcial chinesa que tem como foco o equilíbrio espiritual não oferece benefícios apenas para a saúde da mente como também para o corpo, ao trabalhar a flexibilidade e a força. Se você não tem tempo de ir à academia ou prefere exercitar-se no conforto da sua casa veja como praticar Tai Chi sozinho com as dicas que o umComo.com.br separou para você a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: O que é MMA

Passos a seguir:

1

A antiga arte marcial não competitiva de origem chinesa chamada Tai Chi Chuan também recebe o nome de Taijiquan, que significa “Pulso Supremo Definitivo”. Os seus movimentos são suaves e lentos, diferenciando-se de outras artes marciais em que os gestos são ágeis e, muitas vezes, servem de ataque. Por se tratar de uma atividade física que trabalha a concentração mental é bastante indicada a quem prefere exercícios tranquilos, como yoga ou pilates. Ao aprender alguns movimentos básicos é possível praticar Tai Chi sozinho.

Como praticar Tai Chi sozinho - Passo 1
2

Como em qualquer atividade física, inclusive, as que exigem grande concentração, o primeiro passo é aquecer-se com exercícios de respiração. Para tanto, um movimento apropriado é posicionar os pés distantes um do outro, alinhados aos ombros. Uma das mãos deve ficar aproximadamente cinco centímetros abaixo do umbigo e deve apertar levemente o baixo ventre. Depois, é preciso inspirar e expirar suavemente pelo nariz, mantendo a boca fechada, e sentir a mão se mexer.

3

O exercício de respiração deve ser repetido até que o corpo esteja relaxado. Para ajudar uma dica é concentrar-se em todas as partes do seu corpo, uma por vez, afim de perceber que elas não estejam mais tensionadas. O próximo passo é enraizar-se, ou seja, manter os pés firmes no solo, com equilíbrio e foco, mas sem deixar as pernas duras. Existem diferentes estilos de Tai Chi, sendo que o estilo da estrutura pequena possui movimentos que se expandem pouco, já que o foco está na energia interna.

4

O estilo da estrutura grande conta com posições baixas e altas, onde os braços se movem mais, sendo que o foco é o posicionamento e alinhamento correto do corpo. Já o estilo de estrutura média reúne um pouco dos outros dois tipos. Esses estilos possuem subtipos, mas para iniciantes que estejam praticando sozinhos o indicado é aprender alguns movimentos básicos, como o chicote simples, que existe em várias modalidades. Ele consiste em deixar uma mão na posição de “bico” (de pássaro, com os quatro dedos tocando o polegar e a palma apontando para baixo) e os braços abertos como asas na altura dos ombros. A ideia é que da cintura para cima o corpo funcione como a ponta de um chicote, pronto para movimentos mais bruscos.

5

Outro movimento é o de asas da garça branca, em que o peso do corpo deve estar em uma única perna, mesmo que ambos os pés toquem o chão, sendo que o peso deve ir para a frente e depois para trás, testando o equilíbrio. Já os braços se movem de maneira oposta, enquanto um é rápido e em planos diferentes, o outro é lento e determinado. Entre tantos movimentos para praticar Tai Chi, outro exemplo é o “derramar”, em que é preciso ficar de pé, com os pés distantes na largura dos ombros. O peso do corpo deve ser depositado em uma perna só e, depois de algumas inspirações e expirações, é preciso transferir o peso para a outra perna, devagar, como se fosse derramando.

Como praticar Tai Chi sozinho - Passo 5
6

O Tai Chi é uma arte marcial muito rica, com mais de 100 movimentos, sendo importante também ler sobre o assunto e escolher qual estilo combina mais com o seu estilo de vida e objetivos. Além disso, é uma atividade de baixo impacto e pode ser realizada por pessoas de todas as idades. Quem possui problemas de saúde deve conversar com o seu médico a respeito de praticar a arte, sendo possível escolher entre os seus estilos mais leves.

Leia também: Como praticar yoga sozinho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como praticar Tai Chi sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Luiz Francisco
Agradeço as instruções e parabenizo pela iniciativa
A sua avaliação:
Mauê Côrtes de oliveira
Me pareceu fantástica a idéia! Sempre tive vontade de praticar, na minha cidade não conheço ninguém q ensine ...
1 de 3
Como praticar Tai Chi sozinho