Otros Deportes de raqueta

Esportes com raquete

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 17 abril 2024
Esportes com raquete

Os esportes de raquete requerem agilidade e velocidade e podem participar atletas de diferentes idades. Tal como acontece com outros esportes, eles carregam um risco de lesão que aumenta com a idade por diferentes razões, como o estilo de jogo, o tamanho dos próprios atletas e as forças de contato. Por todas essas razões, é importante conhecê-los e praticá-los com cuidado.

Você provavelmente já praticou um ou mais esportes de raquete. O tênis e o padel são dois dos mais populares, mas há mais atividades com a raquete como principal material de jogo. Conhecer as características de cada um deles permitirá que você se adapte melhor às condições e regras de cada esporte. Para descobrir os diferentes tipos de esportes com raquete que existem, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Regras do Squash

Índice

  1. Tênis
  2. Squash
  3. Padel
  4. Pingue-pongue ou tênis de mesa
  5. Badminton
  6. Frontão

Tênis

O tênis é provavelmente o esporte mais popular do mundo com raquete. Pode ser jogado ao ar livre ou em quadra coberta e inclui diferentes estilos de espaços como grama, terra, chão de madeira ou cimento. Além disso, permite competir em partidas simples (dois adversários) ou duplas (dois contra dois).

As partidas de tênis são compostas de jogos e sets. Quando um dos jogadores ou duplas vence 6 jogos com uma diferença de dois ou mais pontos em relação ao adversário, ganha um set. O tênis é inspirado em um jogo francês, Jeu de Paume, no qual uma bola é rebatida com a mão: embora uma de suas principais características seja a cor amarela das bolas, até 1973 elas eram brancas ou pretas. Entre os esportes que usam raquete, o tênis é também o que tem torneios mais famosos pelo mundo.

Se você quiser saber mais sobre tênis, recomendamos este artigo do umCOMO sobre Os melhores tênis para jogar tênis.

Esportes com raquete - Tênis

Squash

Squash é semelhante ao raquetebol. É praticado em espaços ou recintos pequenos e fechados e é disputado em duelos de um oponente contra outro. Uma bola de borracha dura é usada e pode quicar em qualquer uma das 4 paredes do recinto, exceto no saque.

A origem deste esporte está na Inglaterra e é considerada uma das práticas esportivas mais saudáveis, pois exige uma combinação de dinamismo e uma sucessiva alternância de movimentos. Ainda assim, é realmente exaustivo.

Existem diferentes campeonatos profissionais de squash, como o World Open, a World Series e o British Open. Na Espanha também são disputados diferentes torneios profissionais.

Se você quiser saber mais sobre esportes de alto impacto como squash, recomendamos este artigo sobre

Esportes com raquete - Squash

Padel

O padel é um esporte de raquete que ganhou muita popularidade nos últimos anos. Tem certas semelhanças com o tênis, principalmente quando se trata de acertar a bola. O padel é praticado em quadras fechadas com 4 paredes que dão continuidade ao jogo. O sistema de saque é simples: o ressalto da bola deve estar no chão e deve ser atingida antes de ultrapassar a altura da cintura.

As tripulações de navios inglesas foram as que inventaram o padel em 1890 para se divertirem em suas viagens. No entanto, foi na década de 1970, no México, que conseguiu evoluir para o esporte que é hoje. Tem a grande vantagem sobre o tênis de não exigir uma técnica específica para ser praticado, dessa forma você pode jogar independentemente do seu nível.

O primeiro circuito profissional de padel ocorreu na Espanha, país de onde se expandiu por toda a Europa. Foi fundado em 2005 e, internacionalmente, o World Padel Tour, que surgiu em 2013, é o torneio profissional mais conhecido.

Esportes com raquete - Padel

Pingue-pongue ou tênis de mesa

Surgido no fim do século XIX na Inglaterra, o tênis de mesa é popularmente conhecido como pingue-pongue. Neste esporte as dimensões são menores: a mesa tem 1,5 metros de largura por 2,75 metros de comprimento, com uma rede cuja altura chega a 17,5 cm.

As raquetes de pingue-pongue são feitas de madeira acolchoada, com dois lados: um preto cujo golpe é semelhante ao do padel e um vermelho para golpes com efeito.

Esportes com raquete - Pingue-pongue ou tênis de mesa

Badminton

É um esporte que fica entre dois outros: tênis e vôlei. Uma rede e raquetes são usadas para jogar. Uma peteca é usada em vez de uma bola, que não pode tocar o chão. Esta peteca é composta por uma rolha hemisférica de aproximadamente 30 cm de diâmetro e entre 14-16 penas na parte plana.

Exceto em campeonatos profissionais, petecas sintéticas são usadas para jogar badminton. Em um arremesso, a peteca é capaz de ultrapassar uma velocidade de 300 km/h. Embora as dimensões do campo sejam menores que as do tênis, quem pratica badminton costuma correr o dobro. Olhando de fora, o badminton é um esporte com raquete e peteca.

Esportes com raquete - Badminton

Frontão

Frontão é um esporte de raquete que é praticado em uma quadra composta por três paredes: frontal, traseira e uma parede lateral que fica à esquerda dos jogadores. A parede lateral tem diferentes distâncias marcadas que são necessárias para seguir as regras do jogo, como faltas e saques.

A parede frontal do frontão tem uma linha horizontal de um metro de altura que indica a altitude que a bola deve superar em cada rebote.

Se você quiser descobrir outros esportes, pode consultar este outros artigos do umCOMO sobre Como ser fitness e Exercícios físicos em casa.

Esportes com raquete - Frontão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esportes com raquete, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Esportes com raquete